SUMÁRIO


Por em 27 de maio de 2023

Novidades no varejo: veja 6 tendências fortes em 2023

Você sabe quais são as principais novidades do varejo e tendências que ganharam força nesse ano? Para ficar por dentro e acompanhar essas mudanças, preparamos para você uma lista com os tópicos que merecem destaque. Acompanhe!

Novidades no varejo: 6 tendências para o seu comércio em 2023

1. Valorize a sustentabilidade e o consumo consciente

Sabemos que essa não é bem uma das “novidades no varejo” para 2023. 

Entretanto, citamos a sustentabilidade e o consumo consciente logo aqui, no início, como uma tendência para você aplicar no seu varejo porque ela continuará em alta. 

Inclusive, talvez mais em alta do que nos anos anteriores. Afinal, cada vez é maior o número de adeptos dessa forma de vida mais equilibrada.

Lembre-se que os hábitos de consumo vêm mudando e os consumidores querem se relacionar com marcas que tenham as mesmas preocupações e objetivos que eles. 

Por isso, empresas que não possuem políticas sustentáveis bem definidas perderam muitos clientes.

Mas o que fazer para mostrar que o seu varejo posiciona-se de uma forma consciente e sustentável? 

Pois bem, são várias as ações que podem ser feitas pelo seu negócio. Algumas das nossas sugestões são:

Incentivar o uso de sacolas retornáveis

Verifique a possibilidade até mesmo de criar uma linha de sacolas do seu supermercado.

Assim, você poderá comercializá-las no seu varejo, aumentar o ticket médio das compras e, ainda, oferecer esse acréscimo de valor aos seus clientes.

Além disso, os consumidores sairão por aí “desfilando” com a sacola retornável da sua marca, uma excelente propaganda gratuita para o seu negócio!

Oferecer estações de coleta na sua loja  

Que tal oferecer estações para coletar óleo usado, pilhas/baterias, cartelas de remédios e eletrônicos no seu supermercado? 

Esse poderá ser um diferencial da sua marca frente à concorrência e ser um dos motivos determinantes para o cliente optar ir até o seu PDV. Assim, se ele estiver em dúvida sobre onde ir, pode optar pela loja em que consegue fazer o descarte correto desses produtos. 

Além disso, aproveite para divulgar as estações de coleta em todas as suas redes sociais e demais canais de comunicação!

Levantar bandeiras e defender causas relacionadas à sustentabilidade

O que será que é possível fazer para reduzir o impacto das suas ações no planeta? Pense em ações que façam sentido para o seu supermercado e que possam mostrar que você se importa com esse tópico.

É possível fechar parcerias com fornecedores locais, valorizando os pequenos produtores. Também, valorizar as marcas que fazem produtos com embalagens recicladas e que geram menos resíduos. 

– Para saber mais sobre o assunto, confira: Consumidores preferem marcas sustentáveis no varejo. Adapte a sua!

2. Aproxime o seu relacionamento e faça estratégias voltadas para os consumidores da terceira idade

Outra das importantes novidades no varejo para 2023 é a participação cada vez maior do público sênior no faturamento dos negócios. 

Os consumidores da terceira idade também adentraram à era digital e estão presentes na internet. Com perfis nas mais diversas redes sociais, eles interagem com as marcas que publicam conteúdos relevantes e, também, fazem compras por esses canais virtuais. 

Muitas empresas ainda não adaptaram-se para receber “de braços abertos” os consumidores seniores. E, se elas continuarem nesse ritmo, serão facilmente substituídas pelas concorrentes.

Por isso, criar estratégias que conversem direto com clientes da terceira idade é algo que é uma grande tendência para 2023 e os anos que virão em sequência. 

Preste atenção nessa parcela do seu público! 

Compreenda o que desejam, qual melhor forma de se comunicar com eles, quais campanhas funcionam melhor, qual a linguagem utilizar, entre outros. 

Ademais, treine sua equipe para lidar de forma adequada e com paciência com esses consumidores, que podem ter dúvidas relacionadas à novas tecnologias implementadas no seu varejo.

– Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso artigo sobre Como melhorar a experiência do público sênior no comércio digital.

3. Entenda na prática o conceito de omnicanalidade e jornada figital – eles estarão cada vez mais presentes

Outras das novidades no varejo que ganham cada vez mais força é a jornada figital (que une o conceito de relacionamento por canais físicos e canais digitais) e a omnicanalidade

Ou seja, garantir que o seu supermercado, além de ter um PDV físico, também esteja presente em diversos canais online

Mais do que isso, ter a certeza de que a sua marca irá oferecer um atendimento e uma experiência homogênea e positiva para os consumidores em todos esses canais. 

Não importa se a compra está sendo feita na sua loja física ou por algum aplicativo, o cliente deve sentir a mesma satisfação em ambos os canais. É como se um canal desse continuidade ao outro.

Lembre-se sempre de que grande parte dos consumidores pesquisam produtos na internet antes de comprá-los. 

Por isso, se eles estão na sua loja, é porque buscam um “algo a mais” que complemente essa experiência de compra. E esse “algo” eles não conseguiram concretizar de forma online. 

E o que pode ser esse “algo a mais” que somente o PDV físico oferece? Pois bem:

  • Atendimento personalizado e de qualidade;
  • A sensação de sair da loja direto com os produtos – e não precisar esperar a entrega e/ou pagar frete;
  • A experiência de visitar uma loja a qual o cliente gosta, traz uma sensação positiva. Isso pode estar relacionado com a organização do PDV, as facilidades que ele só oferece para quem está passeando por ele, a possibilidade de andar pelos corredores e pegar os produtos nas mãos, experimentar um item novo, entre outros.

– Para entender um pouco mais sobre a jornada figital, convido você para ler o seguinte texto: Veja o que é a jornada figital no varejo e ofereça essa experiência

4. Dentre as novidades no varejo que merecem destaque, uma delas é a digitalização que ganha cada vez mais força

Além da omnicanalidade e da jornada figital, a digitalização do varejo como um todo é uma tendência que vem forte e, definitivamente, é uma das boas novidades no varejo para 2023.

Assim, como são diversas as tecnologias digitais, selecionamos três que você não só pode, como deve verificar a possibilidade de oferecer no seu supermercado. São elas:

Inteligência artificial (I.A)

A IDC prevê que os gastos globais com inteligência artificial vão chegar aos US$ 110 bilhões em 2024. Além disso, a própria consultoria vê a ‘inteligência em todos os lugares’ como um dos principais impulsionadores de tecnologia nos próximos anos.

No varejo, a I.A pode desempenhar diversas funções. Uma delas é, por meio do cruzamento de dados, prever o que a marca irá vender em determinado período de tempo. 

Assim, o supermercado tem tudo o que precisa para antecipar as suas compras, fazer negociações melhores com os fornecedores e garantir que a loja nunca estará em falta com os produtos preferidos dos clientes. 

Essas, por exemplo, são algumas das diversas funcionalidades da mar.ia, a inteligência artificial criada pela Mercafacil que visa atender as necessidades dos supermercadistas ao redor do país. 

Logo após o seu lançamento, a I.A já trouxe resultados expressivos para os clientes da empresa e, assim, é uma das grandes novidades no varejo para 2023.

– Para saber mais sobre o assunto, acesse: IA no varejo: 6 benefícios da inteligência artificial em supermercados

Experiência por voz

Buscando por mais agilidade nas pesquisas e compras virtuais, as pessoas estão utilizando cada vez mais os assistentes de voz. 

Pesquisas revelam que, em 2020, houve um aumento de 47% nas pesquisas por voz. Além disso, cerca de 48% dos entrevistados já utilizaram a pesquisa ao menos uma vez. Outros 20% disseram que utilizam o recurso diariamente.

Com dados crescentes, essa é uma das tendências que podem afetar as buscas e compras online para o seu varejo. 

Por isso, buscar por soluções que façam com que o seu supermercado seja otimizado para essas experiências por voz pode ser um diferencial frente à concorrência.

Chatbots inteligentes

Outra das novidades no varejo que merecem destaque é a utilização dos chatbots (assistentes virtuais) cada vez mais inteligentes. 

Afinal, só para se ter uma ideia, após o início da pandemia, alguns setores registraram um aumento de até 300% na operação por chatbot. 

Ademais, essa alta foi observada em mais de 20 países, inclusive o Brasil.

Dentre suas principais características, o chatbot inteligente permite uma comunicação mais ágil, assertiva e facilitada para o cliente. Ele está disponível 24h por dia, sete dias por semana e, assim, ajuda a garantir uma experiência positiva para os clientes. 

– Leia mais: Como o chatbot pode contribuir no relacionamento com o seu consumidor

5. Tenha cuidado com a privacidade e a segurança dos seus clientes (LGPD) 

Ao falar sobre as novidades no varejo, não podemos deixar de lado esse ponto, que traz à tona um cuidado mais técnico com a privacidade e segurança dos consumidores.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já está em vigor e, de forma resumida, tem o objetivo de regulamentar o tratamento de dados pessoais por pessoas ou entidades dos setores públicos ou privados.

E ela se torna extremamente importante quando nos deparamos com um levantamento do Mastercard em parceria com o Datafolha que revela que 92% dos brasileiros temem pela segurança de suas informações no ambiente digital. Além disso, 73% dizem já ter sofrido algum tipo de ameaça digital, como mensagens falsas e tentativas de roubo de senha.

Por isso, mostrar que o seu supermercado está por dentro dessas mudanças na lei e valoriza a privacidade e a segurança do seu cliente pode ser de extrema importância daqui para frente. 

– Para saber mais, confira: Deixe o seu varejo de acordo com a LGPD

6. Lembre-se que o foco é sempre oferecer um bom atendimento e gerar boa experiência ao cliente, seja por canais físicos ou online

Por fim, mas jamais menos importante, a sexta e última das novidades no varejo que preparamos para esse texto está relacionada com a experiência positiva que você deve garantir ao seu cliente.

E por que isso é uma “novidade”? Porque os hábitos de consumo estão mudando e, dessa forma, você também precisa acompanhar essas tendências. 

Dessa forma, o que era considerado bom até pouco tempo agora passou a ser algo “comum”. 

Por exemplo: se há alguns anos ter um bom perfil no Instagram era um diferencial, hoje isso “não é mais do que a sua obrigação”. Entende?

Assim sendo, para que o seu supermercado não fique ultrapassado, lembre-se de buscar inovações para a sua operação com o objetivo de facilitar a vida do seu cliente.

Inovações para investir no seu supermercado

As inovações podem estar em inúmeros setores do seu empreendimento. Alguns deles são:

  • Aceitar diversas formas de pagamento – desde os clássicos cartões de crédito e débito, passando pelos vales refeição e alimentação, pix, picpay, entre outros;
  • Instalar terminais de self-checkout para facilitar a compra, torná-la mais rápida, agilizar as filas e mostrar que o seu varejo é tecnológico;
  • Apostar em um layout moderno, organizado e atraente para o seu consumidor, colocando em prática tendências como o food service, que visam deixar o seu supermercado mais completo;
  • Com o auxílio de plataformas especializadas, criar campanhas e ações segmentadas e personalizadas, que conversem de forma individualizada com cada um dos seus clientes e ajudem a reativá-los e/ou fidelizá-los;
  • Ter o seu próprio e-commerce para poder atender os clientes também por este canal, entre outros.

Enfim, agora que você já sabe grandes novidades no varejo que estão fortes 2023, que tal garantir que o seu supermercado se saia bem neste ano?

E é claro, se precisar de um auxílio profissional nessa missão, entre em contato com a Mercafacil e continue fazendo 2023 que irá muito além das suas expectativas!

Comentários

  1. Constantino Progênio da Silva disse:

    Excelente matéria

  2. Daniela Hendler disse:

    Obrigada, Constantino! Que bom que gostou do nosso conteúdo.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]