SUMÁRIO


Por em 13 de maio de 2021

Ponto de venda: 8 dicas infalíveis para aumentar suas vendas no PDV

Saber como montar um excelente ponto de venda (ou PDV) vai fazer toda a diferença para o seu varejo. Afinal, caso você não saiba, de acordo com dados divulgados pela Nielsen, 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda. Isso mesmo!

Assim sendo, além de ser extremamente importante você desenvolver estratégias de relacionamento e de vendas que acompanhem o comportamento de compras e as tendências do momento – como, por exemplo, a utilização de redes sociais para fortalecer a sua marca e demais ferramentas disponibilizadas pela tecnologia – você não pode, jamais, esquecer da organização e da manutenção do seu ponto de venda

Ps: sim, nós sabemos que são muitas as frentes que envolvem um bom trabalho de gestão no supermercado. E que elas estão aumentando cada vez mais. 

Antes um supermercado de bairro sobrevivia muito bem “apenas” com a propaganda boca a boca e marketing tradicional (carro de som, outdoor e rádio, por exemplo). Entretanto, hoje, a concorrência está mais acirrada e, além disso, o comportamento de compras do consumidor mudou. E é para te ajudar a acompanhar essas tendências que nós estamos aqui.

Hoje, preparamos 8 dicas infalíveis para você ter mais sucesso no seu ponto de venda e alavancar os resultados do seu supermercado. Confira! 

8 dicas para ter mais sucesso no seu ponto de venda

Antes de começar a pontuar as nossas dicas, vamos sugerir uma pequena ação: pense nos momentos em que você foi o cliente. Isso mesmo: coloque-se no lugar do consumidor.

Assim, tente lembrar quais foram os motivos pelos quais você já deixou de comprar algum produto em um PDV.

Também, faça o inverso.

Ou seja: pense naqueles momentos em que você foi até um ponto de venda e acabou comprando mais do que o que havia planejado simplesmente. O que fez com que isso acontecesse?

Esse exercício pode te ajudar a ter bons insights de ações a serem tomadas no seu supermercado. 

Dito isso, é hora de seguir para as nossas 8 dicas para você aplicar no seu ponto de venda e alavancar os resultados da sua loja. 

1. Tenha uma loja bem apresentável, ou seja: organizada, limpa, segura, confortável, agradável, etc

Pois bem, o primeiro passo para você ter bons resultados no seu ponto de venda é garantir que ele seja bem apresentável. Ou seja, que as pessoas sintam vontade de ir até a sua loja. E aqui estamos falando tanto dos seus fiéis quanto aqueles que ainda não conhecem o estabelecimento.

E por quais motivos as pessoas sentem vontade de entrar na sua loja? Porque elas sabem que terão boas experiências lá.

Neste cenário, para ter uma loja bem apresentável, que atraia clientes e faça com que você aumente as suas vendas, é importante pensar nos seguintes pontos:

  • Fachada atrativa e convidativa;
  • Iluminação que favoreça os produtos e torne o ambiente agradável
  • Organização, tanto nos produtos quanto nos corredores, garantindo que o fluxo de pessoas seja facilitado e que os produtos sejam facilmente encontrados
  • Temperatura ambiente confortável
  • Limpeza 
  • Som ambiente agradável e convidativo
  • Facilidade de acesso 
  • Segurança

Como você pode ver, em nenhum momento aqui nós citamos os preços ou o mix de produtos. Neste primeiro tópico estamos apenas focando no ambiente “geral” da sua loja.

Agora sim, podemos seguir para o próximo ponto. 

2. Garanta que os preços sejam facilmente encontrados – e, é claro, estejam certos!

É muito comum que as pessoas desistam de comprar um produto simplesmente porque não encontram o preço dele. Isso faz com que o ticket médio das compras seja mais baixo e, também, sejam diminuídas as compras por impulso.

Caso seja um produto que a pessoa queira MUITO comprar, ela até pode ir até o caixa para perguntar o valor. Porém, se é uma mercadoria que ela levaria por impulso, quando o preço não está visível, a chance da desistência da compra é muito maior.

Entretanto, tão ruim quanto ou até pior do que não ter o preço na prateleira é quando o preço do produto está errado. Esse erro causa frustrações no seu cliente e, possivelmente, é algo que ele lembrará no futuro.

Por isso, evite ao máximo esse erro no seu ponto de venda. Garanta que os preços das mercadorias sejam sempre facilmente encontrados e estejam certos.

3. Tenha uma equipe bem treinada e proativa

Outro ponto importante que faz com que o seu supermercado destaque-se dos demais e tenha mais sucesso no ponto de vendas está relacionado com a sua equipe. Isso mesmo! 

Um bom time, bem treinado, proativo e que veste a camisa da empresa faz toda a diferença. São esses os profissionais que representam a sua marca e fazem o contato direto com os clientes.

Por isso, garanta que você tenha bons colaboradores trabalhando na sua loja. O bom atendimento é um diferencial e, além do mais, pode auxiliar até mesmo na hora de aumentar o valor das vendas.

Por exemplo: o operador de caixa que sugere produtos extras para serem comprados e estimula o consumidor a cadastrar-se no clube de descontos da loja. Ele está ajudando a melhorar os resultados do seu varejo e, ao mesmo tempo, garantindo mais valor ao seu ponto de venda.

4. Ofereça um bom mix de produtos 

Impossível falar de aumentar as vendas no seu PDV e não citar o mix de produtos. Afinal, as pessoas que vão até a sua loja desejam encontrar boas mercadorias para abastecer a sua casa e/ou negócio.

Entretanto, oferecer um bom mix de produtos é algo altamente subjetivo. Afinal, cada supermercado tem um público-alvo e perfil de clientes específico. Por isso, para garantir um bom mix de produtos no seu ponto de venda, é essencial que você conheça muito bem os seus clientes e saiba:

  • Quem são eles
  • O que eles desejam;
  • Quais os produtos que costumam adquirir;
  • E, mais do que isso, o que você pode oferecer para surpreendê-los.

Para ter todo esse conhecimento de público, nada melhor do que contar com uma plataforma de Gestão de Clientes completa, como é o caso do CBM da Mercafacil. A ferramenta te auxilia a conhecer melhor cada um dos seus clientes de acordo com suas singularidades. 

Dessa forma, você passa a oferecer o mix de produtos certo para as pessoas certas. A assertividade da sua loja aumenta, a experiência de compras do seu cliente é mais positiva e a fidelização dos seus consumidores mais certa.

– Veja mais em 5 dicas para escolher o melhor mix de produtos para sua loja.

5. Utilize bem os “hot points” (como a frente de caixa, por exemplo) para aumentar suas vendas 

Outra boa dica para você aumentar suas vendas no PDV é saber como utilizar bem os “hot poits”, traduzidos como “pontos quentes”. Eles são os locais estratégicos de uma loja e normalmente ficam posicionados perto das entradas do estabelecimento ou próximos aos caixas.

Normalmente, esses pontos estratégicos são conhecidos por gerar compras por impulso, uma vez que os produtos estão em destaque, com o preço bem visível e de fácil acesso ao cliente.

Uma boa dica é apostar em geladeiras bem abastecidas perto dos caixas, tanto na entrada quanto na saída da loja, por exemplo. Essa ação faz com que haja a compra por impulso imediato, afinal, o cliente sabe que ao comprar este produto, irá beber algo gelado em questão de minutos.

Lembre-se de que a localização dos produtos é um atributo que influencia diretamente nas vendas. Por isso, na hora de organizar a sua loja, leve isso em consideração.

Entretanto, para saber como distribuir os diversos tipos de artigos na sua loja, voltamos a um tópico que já citamos anteriormente: a necessidade de conhecer o consumidor que frequenta a sua loja. Afinal, somente assim você entenderá a melhor forma de fazer um bom layout e distribuição de mercadorias de acordo com o gosto do seu cliente. 

6. Elabore uma boa comunicação no PDV

É essencial que os seus clientes não sintam-se perdidos no seu ponto de venda. Por esse – e tantos outros motivos, – é importante você elaborar uma boa comunicação visual no PDV.

Além de ajudar as pessoas a não se perderem pela loja, a comunicação visual bem feita auxilia a:

  • Mostrar para os consumidores onde fica o corredor de cada sessão;
  • Exibir as principais ofertas em destaque da sua loja;
  • Alertar sobre cuidados com a segurança, principalmente em tempos de distanciamento social;
  • Mostrar quais são as campanhas vigentes da sua loja;
  • Revelar quais são os produtos que acabaram de chegar, entre outros.

São diversas as formas de você apostar em uma boa comunicação visual no seu ponto de loja. É possível usar displays, cartazes, etiquetas atrativas e em formatos diferentes (como em “splash” para dar mais destaque, embalagens chamativas, entre outros.

Entretanto, sejam quais forem as formas escolhidas para você fazer essa comunicação visual, lembre-se de optar por fontes que sejam entendidas facilmente, com cores que destaquem-se do plano de fundo e, se possível, em tamanho grande.

Também, caso o objetivo seja divulgar ofertas, aposte em expressões já populares e que despertam interesse e curiosidade no consumidor, por exemplo: 

  • Leve 3, pague 2
  • Compre agora
  • Últimas unidades disponíveis
  • Acima de 3 unidades, cada unidade sai por [inserir um valor mais baixo]. 

Vamos também lembrar que a comunicação visual deve ser padronizada. Assim, evita-se a poluição visual e a sensação de desorganização. Por isso, defina quais serão as cores, as fontes e os formatos de cartazes utilizados com antecedência e siga esse padrão. 

7. Faça uma pesquisa da concorrência e traga boas ideias para o seu ponto de venda

Saber como os seus concorrentes estão atuando no mercado pode ser outro ponto importante para você desenvolver as ações estratégicas no seu ponto de venda.

Mas veja bem, não estamos falando de copiar os outros supermercados, e sim de se inspirar em boas ações feitas pelos seus concorrentes.

Neste cenário, dedique-se para fazer um bom benchmark. Com ele, você pode ter boas ideias a partir de ações feitas pelos seus concorrentes. Elas podem ser um ponto de partida para você desenvolver campanhas ainda melhores no seu PDV. 

8. Conheça seus clientes, analise os dados das suas vendas e transforme esse conhecimento em ações

Por último, mas não menos importante – inclusive, talvez esse seja o ponto mais importante para você aumentar as suas vendas no seu PDV – estamos falando de você conhecer muito bem o seu público.

E, aqui, não estamos falando de achismos. Mas sim de conhecer, estatisticamente, os seus clientes. 

Saber características como: 

  • Idade;
  • Classe social;
  • Frequência de compras;
  • Ticket médio das compras;
  • Produtos preferidos;
  • Endereço em que mora e endereço em que trabalha, entre outros. 

São esses dados que permitem que você personalize o seu PDV e a sua maneira de se comunicar com essas pessoas.

Quer um exemplo para entender melhor a importância desses dados para o seu ponto de venda? Pois bem:

Vamos supor que o seu supermercado fica localizado em frente a um colégio. O que isso significa? Que haverão muitos estudantes por perto. Assim sendo, talvez seja uma excelente ideia você apostar em lanches e comidas prontas logo na entrada da loja.

Outro exemplo pode ser aplicado quando o supermercado é localizado perto de uma academia. É possível que as vendas de isotônicos, barras de proteína e suplementos sejam maiores nesse local. Entendeu?

Entretanto, você só terá certeza de todas essas suposições de uma forma: analisando os dados da sua loja. Por isso contar com a plataforma de Gestão de Clientes da Mercafacil pode ser uma verdadeira mina de ouro para o seu varejo vender mais.

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar? Agende agora mesmo uma reunião gratuita com um dos nossos especialistas e saiba como a Mercafacil vai te oferecer todas as informações e insights que você precisa para montar um ponto de venda impecável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]