SUMÁRIO


Por em 13 de agosto de 2020

Estamos na era da experiência. Seu varejo está preparado para ela?

Você já ouviu falar que agora nós estamos na era da experiência? Por mais que pareça clichê ou uma “frase de efeito” pronta, isso não poderia ser mais real. Assim sendo, cabe ao seu supermercado compreender e adaptar-se a essa nova época no consumo.

Mas como fazer isso? E, na prática, o que significa estar na “era da experiência”? Para saber mais sobre esse assunto que virou tendência, já faz parte da nossa realidade e deve tornar-se ainda mais forte com o passar do tempo, acompanhe nosso artigo! 

O que significa a “era da experiência”?

Pois bem. Podemos dizer que, antigamente, o que era mais valorizado pelos consumidores em um varejo era o preço dos seus produtos, certo? Não à toa, as marcas faziam a famosa “guerra de preços” em busca de atrair os clientes e evitar que eles comprassem com a concorrência.

Essa estratégia até poderia garantir vendas naquele momento. Porém, não era efetiva na hora de criar um relacionamento, reter e fidelizar os clientes. Afinal, se na semana seguinte o seu concorrente anunciasse um preço mais baixo, o consumidor iria até lá para fazer as suas compras.

Assim sendo, tornou-se importante fazer mais do que uma “guerra de preços” para conquistar de vez o público. E é aqui que entra em ação a tal da “era da experiência”.

Hoje, o custo das mercadorias ainda é de extrema importância na hora de fazer compras. Porém, muitas vezes a experiência causada pela sua marca tem mais valor do que o preço cobrado pelos seus itens.

Pare e pense: quantas vezes você optou por adquirir algo que não era mais barato, mas que trazia uma melhor experiência para você? Com certeza, essa ação repetiu-se mais de uma vez – e continua a acontecer, – certo?

E essa máxima vale para todas as áreas. Porém, aqui, trataremos mais especificamente dos supermercados.

O que gera uma boa experiência no varejo? 

Sensações e experiências são subjetivas, sim. O que é bom para um cliente, nem sempre é bom para o outro. Ainda assim, existem ações que são sempre muito bem vistas e valorizadas.

Quando o supermercado está sempre limpo, organizado e com os itens bem dispostos nas gôndolas, fáceis de serem encontrados, por exemplo. Esse cuidado ajuda a gerar uma experiência positiva para o consumidor. Mas vai muito além disso. Confira!

Oferecer um bom atendimento

Contar com uma equipe engajada, proativa e que busque atender muito bem os clientes é algo extremamente importante para gerar uma experiência de compras positiva para os consumidores.

E esse cuidado serve tanto para lojas físicas quanto para o relacionamento virtual. Por isso, recorrer a soluções tecnológicas, como um chatbot, pode facilitar e tornar esse atendimento ainda melhor e mais ágil. Além disso, é uma forma de mostrar que a sua marca está adaptando-se às novas tendências e aderindo à tecnologia.

Garantir mais praticidade – em todos os sentidos 

Lembre-se sempre que o objetivo do seu supermercado é atender o cliente da melhor forma possível. Ele é o foco do seu empreendimento.

Assim sendo, é muito importante pensar em como tornar a vida dele mais fácil e prática. Esse cuidado, com toda certeza, será um grande diferencial e ajudará a garantir uma boa experiência de compras.

Porém… Como fazer isso? Pois bem, existem algumas ações que a sua marca pode aderir:

  • Oferecer atendimento por diversos canais, facilitando o contato com o cliente;
  • Disponibilizar várias formas de pagamento, evitando de perder negócios por esse motivo. Inclusive, já pensou em apostar em um self-check out nas suas lojas? Pode ser uma solução tecnológica, prática e atraente para os seus consumidores!
  • Compreender se para o seu cliente é importante que a sua loja faça entrega dos produtos, sem que ele precise deslocar-se até o seu estabelecimento..

Identificar, antecipar e suprir os desejos do seu consumidor

Para aproveitar a era da experiência, provavelmente o ponto mais importante a ser seguido é: conhecer muito bem o seu cliente. Mas como fazer isso? Fazendo uma boa gestão de clientes.

Adotando essa estratégia, você coleta os dados dos consumidores por meio de um programa de fidelização, analisa-os e, assim, pode desenvolver as ações personalizadas.

Esse cuidado permite que você use uma série de filtros e ofereça para aquele consumidor um desconto exclusivo em um produto que ele já comprou antes na sua loja, por exemplo.

Empresas que antecipam as necessidades dos consumidores, com certeza, destacam-se no mercado. Segundo a pesquisa Global Consumer Pulse, feita pela Accenture Strategy com mais de 25 mil consumidores de todo o mundo, 49% dos entrevistados dão valor a serviços como esse.

Entrar em contato com o cliente antes mesmo de ele pensar em retornar a sua loja é uma forma inteligente de aproximar-se dele. Além do mais, essa é uma ação que humaniza a sua marca, pois mostra que você conhece e se importa com os gostos de cada um dos seus clientes.

Como aproveitar a era da experiência em meu supermercado?

Lembre-se que o cliente é o maior ativo de uma empresa. E você deve sempre colocar em prática esse pensamento. Ainda, para complementar esse artigo, você também pode ler nosso outro texto que fala sobre a importância de entregar uma boa experiência de compra para os clientes.

Quer saber mais sobre como tirar máximo proveito dessa nova era do consumo, conhecendo, compreendendo, aproximando-se e surpreendendo os seus clientes? Então agende uma consultoria gratuita agora mesmo com um dos nossos especialistas do varejo e saiba como a Mercafacil pode te ajudar a sair na frente dos concorrentes e aproveitar ao máximo a era da experiência!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]