SUMÁRIO


Por em 17 de junho de 2021

Como melhorar a experiência do público sênior no comércio digital?

Estamos vivenciando um momento que os hábitos de consumo estão mudando constantemente. Dentro desse cenário, o público sênior passou a ter participação ativa no consumo digital, totalizando em 20% as compras registradas no país anualmente.

Contudo, mesmo com as perspectivas dadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o aumento de pessoas 60+ – é esperado que este número triplique em alguns anos, – existem empresas que parecem não dar a devida atenção ao público.

Por isso, elencamos neste artigo informações relevantes sobre o público sênior e como você pode utilizar as informações para adaptar seu comércio digital para esse potencial consumidor no seu mercado.

Quem é o público sênior?

Quem é o público sênior?

O público sênior é a geração que compreende o período pós Segunda Guerra Mundial. O público sênior, também conhecido como geração dos Baby boomers, é um público a partir de 60 anos.

Os seniores foram direcionados por muito tempo ao trabalho, a consolidação das suas carreiras e a construção do seu patrimônio para conseguir usufruir de uma aposentadoria tranquila.

Nesse sentido, o comportamento desses consumidores está muito associado à comodidade e, também, experiências mais objetivas. Assim sendo, para adequar a operação de e-commerce do seu supermercado para esse público é necessário pensar em três pilares: 

  • 1. Acessibilidade; 
  • 2. Personalização da experiência no usuário;
  • 3. Tutoriais de uso.

Entenda melhor: 

1. Acessibilidade

Crie dentro da sua plataforma de vendas online recursos que gerem acessibilidade para os seniores, como:

  • Pesquisa por meio de recurso de voz;
  • Imagens com boa resolução dos produtos ofertados;
  • Descrições legíveis;

A ideia é que o serviço ofertado no ambiente virtual seja tão próximo quanto o da experiência física, na qual o seu cliente se sinta amparado e, ao mesmo tempo, independente para fazer suas compras.

2. Personalização da experiência no usuário

Utilize a estratégia de personalizar os serviços para cada cliente. Mas, como? Tenha um sistema de gerenciamento interno que traduza os comportamentos e entenda cada cliente de forma única.

Crie estratégias de relacionamento que façam você ser lembrado pelo seu cliente. Por exemplo: direcione ofertas de produtos por meio de notificações exclusivas, tenha um controle de produtos que mais saem e crie cestas com produtos complementares para aumentar as oportunidades de venda no seu e-commerce.

3. Tutoriais de uso

Crie tutoriais para fortalecer a comunicação com seus clientes. Um manual de uso simples nos destaques das principais redes sociais pode facilitar esse processo de aderência da sua plataforma de vendas online.

Reforce a usabilidade do seu e-commerce para que o público sênior tenha consciência de que é uma plataforma simples e acessível para que eles possam comprar.

Coloque-se no papel de educador desse público, que possui alto potencial de conversão em vendas e também de fidelização

O digital é para todos. Inclusive, para o público sênior! 

Tratar a experiência do seu usuário de forma acessível, personalizada e que atenda as necessidade do seu cliente é o que destaca Rafaelly Freitas, designer de UX/UI na Mercadapp:

“O público de meia idade não cresceu com tudo isso, mas ignorar que ele está cada vez mais buscando se conectar é perigoso. Estamos falando da perda de uma parcela enorme de possíveis usuários comprometidos a aprender. É necessário pensar que o digital é para todos e que devemos projetar soluções simples considerando um contexto muito mais abrangente para a realidade dos usuários.  Lembre-se, quando o assunto é experiência do usuário, estamos falando de todas as emoções, preferências, percepções e comportamentos de alguém que ocorrem antes, durante e após o uso de um produto.” 

Rafaelly Freitas, designer de UX/UI na Mercadapp.

Entendeu a importância? 

Saiba como uma plataforma de e-commerce próprio para supermercados, aliado a uma boa gestão de clientes, pode aumentar ainda mais as oportunidades de vendas para seu público sênior! 


Esse artigo foi produzido por Mateus Carneiro, assessor de marketing da Mercadapp, a convite da Mercafacil.


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]