SUMÁRIO


Por em 9 de julho de 2020

Consumidores preferem marcas sustentáveis no varejo. Adapte a sua!

Não é de hoje que as marcas sustentáveis no varejo ganham cada vez mais atenção do público e do mercado como um todo. E, assim como não é possível lutar contra a tecnologia e suas evoluções, também não é possível lutar contra o pensamento sustentável e as ações que buscam ser mais gentis ao meio ambiente.

Segundo dados de uma pesquisa da Nielsen divulgada em junho de 2019, 42% dos brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente. 

Ainda, em outro artigo também da Nielsen divulgado em novembro de 2019, a preocupação com a sustentabilidade no consumo já está entre os três principais tópicos que são levados em consideração na hora das compras para mais de 32% da população do país.

Então, o que podemos aprender com esses dados? Que a população brasileira valoriza cada vez mais a sustentabilidade e que, se a sua marca ainda não leva em consideração esses cuidados, ela pode ficar para trás. No entanto, não é isso que queremos, certo? 

Quais são as características das marcas sustentáveis no varejo?

Primeiramente, vale ressaltar que os consumidores costumam buscar por empresas que transmitam valores equivalentes àqueles que eles acreditam. Assim, as marcas sustentáveis no varejo são aquelas que entendem e “abraçam” essa identificação com o público. 

Também, não é de hoje que o público está mais exigente e seletivo com aquilo que consome. Dessa forma, além de valorizar o preço dos produtos, ele também analisa outros aspectos que compõem os itens como um todo. Ou seja: a embalagem, os ingredientes, o cuidado da empresa com a sustentabilidade, entre outros. 

Ações sustentáveis que a sua marca pode aderir

A preservação ecológica tem recebido grande destaque nos últimos tempos e é normal que os consumidores acompanhem esse movimento. Então… Como a sua marca pode mostrar que se importa com esse assunto? Neste cenário, existem algumas sugestões que podem ser seguidas, como:

Incentivar o uso de sacolas retornáveis/reutilizáveis.

Ação fácil e que traz muitos benefícios para o meio ambiente, o uso das sacolas retornáveis é muito positivo para todos. Basta aderir aos hábitos diários.

Inclusive, você pode até desenvolver uma sacola retornável com a logo da sua marca e comercializar nos caixas! Com isso feito, vale reforçar aos colaboradores que eles lembrem de oferecer aos clientes a opção de adquirirem a sacola sempre que estiverem finalizando as compras.

Desenvolver e/ou participar de campanhas solidárias

É muito legal que as marcas sustentáveis no varejo desenvolvam e participem de campanhas que arrecadam agasalhos e/ou alimentos para doar para instituições carentes, por exemplo. 

Além de ajudar pessoas que precisam, essas ações são relevantes para educar e incentivar os clientes locais a fazer boas ações. Também, ajudam a tornar a sua marca mais bem-vista pelo público, conquistando simpatia e carinho.

Treinar e engajar a sua equipe 

As marcas sustentáveis no varejo só são efetivamente sustentáveis quando contam com uma equipe engajada, que valoriza os cuidados com o meio ambiente. 

Dessa forma treine o seu time e reforce, sempre que possível, sobre a importância de economizar água e energia, separar o lixo, evitar desperdícios e fazer escolhas mais sustentáveis no dia a dia – como, por exemplo, o uso das sacolas retornáveis, já citado anteriormente. 

Oferecer opções para o descarte correto de produtos

Se possível, ofereça em seu estabelecimento espaços adequados para o descarte de lâmpadas, óleo de cozinha, pilhas e baterias, remédios, entre outros. Assim, quando o cliente fizer as suas compras, também pode aproveitar para fazer o bem para a natureza.

Vantagens de aderir à sustentabilidade no seu negócio

Como você pôde observar no tópico anterior, aderir à sustentabilidade é muito mais uma questão de mudança de hábitos do que de grandes investimentos financeiros. 

Por isso, começar a se preocupar hoje com essa questão pode ser algo muito valioso para o seu negócio daqui pouco tempo. Afinal, para que as ações de sustentabilidade se tornem um hábito, é fundamental que elas comece de algum lugar. 
Ademais, é sempre bom lembrar que: fazer algo para ajudar a cuidar do meio ambiente, por menor que seja a ação, é melhor do que não fazer nada. 

Se você ainda têm dúvidas sobre as vantagens que as marcas sustentáveis no varejo têm sobre as outras, talvez você mude de ideia agora. Isso porque, dentre seus benefícios, os cuidados com a sustentabilidade podem resultar em:

  • Maior vantagem competitiva. Como já falamos anteriormente, o consumidor busca, sim, por marcas sustentáveis no varejo. Portanto, se você não seguir nessa direção – e o seu concorrente seguir, – ele tem uma vantagem sobre você. Agora, se é você que valoriza a sustentabilidade, é você quem sai na frente.
  • Maior confiança e fidelização do cliente. Isso porque a marca mostra ao consumidor que defende as mesmas ideias que ele. Também, mostra que eles estão do mesmo lado, agindo juntos para conquistar um universo mais sustentável. Dessa forma, a possibilidade do consumidor voltar a comprar na sua loja e defender a sua marca é muito maior.
  • Melhor imagem perante o público. Ao ter cuidado com o meio ambiente e deixar isso visível para o público, sua marca passa a ser julgada de forma mais positiva pelos consumidores.
  • Redução de custos. Com uma equipe bem engajada, você passa a ter menor desperdício de água e energia. Isso, no fim do mês, resulta em uma redução de custos para a sua loja. 

Valorize as marcas sustentáveis no varejo! 

Por fim, gostou de saber mais sobre a importância que as marcas sustentáveis no varejo desempenham no nosso mundo atual? Ainda, o seu estabelecimento já coloca em prática algumas dessas ações? 

Aproveite e deixe aqui nos comentários a sua dica, sugestão ou opinião sobre o assunto!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]