SUMÁRIO


Por em 27 de setembro de 2021

Inteligência Artificial no Varejo: Conheça a mar.ia

Você sabe como vem sendo utilizada a inteligência artificial no varejo nos últimos anos?

Além disso, sabe quais são as grandes soluções que ela traz para o seu supermercado e como ela pode te ajudar a alavancar os resultados do seu negócio? 

Hoje vamos falar mais um pouco sobre esse tipo de inovação e, também, apresentar uma nova solução de I.A criada pela Mercafacil para atender aos varejistas: a mar.ia. Acompanhe!

Ps: o lançamento da mar.ia saiu em grandes portais de notícias do país. Confira a matéria na íntegra clicando aqui.

O uso da inteligência artificial no varejo é tendência

O termo “inteligência artificial” (I.A) já vem sendo utilizado há anos e de forma ampla pelo mercado. Ainda assim, ele desperta curiosidade e interesse das pessoas e empresas dos mais variados segmentos.

Afinal, estão sendo criadas ferramentas com funcionalidades cada vez mais inovadoras.

De acordo com um estudo divulgado pela Pesquisa Global de Varejo no final de 2020, 73% dos varejistas acreditam que a IA e o Machine Learning podem agregar valor aos negócios por meio da previsão de demandas.

Também, uma pesquisa da Juniper Research releva que é esperado que o investimento em I.A ultrapasse US$ 7 bi em 2022

Assim, cabe às empresas de tecnologia criarem funcionalidades relevantes que estejam preparadas para auxiliar e atender às demandas do varejo.

– Você também pode se interessar por: Investir em tecnologia é a solução para aumentar o lucro do seu varejo

Como o uso da inteligência artificial no varejo pode impactar a gestão dos supermercados

Aqui podemos falar com mais propriedade da mar.ia, a I.A que foi criada pela Mercafacil para atender primordialmente ao varejo alimentício de recorrência. Ou seja, os supermercados.

Pois bem, quando o dono do supermercado se dá conta de que os seus clientes repetem os hábitos de compra e que, utilizando a inteligência artificial ele pode compreender esses comportamentos e utilizá-los para fazer uma melhor gestão do seu varejo, ele passa a ter a I.A como sua aliada.

Mas como isso funciona? Então… 

De forma resumida, a principal funcionalidade da mar.ia é analisar os dados do passado e do presente e, com base nessas informações, prever o futuro do seu varejo. 

Para isso, a mar.ia identifica padrões e tendências comerciais através da captura, mapeamento e cruzamento de dados estratégicos.

Assim, dentre suas principais funcionalidades, destaque para a capacidade que a I.A tem de informar quais produtos serão comprados por qual cliente em determinado período de tempo. 

Ademais, a mar.ia consegue responder ao varejista de forma precisa uma pergunta muito importante “Quando vou vender?”.

Vantagens de utilizar a inteligência artificial no varejo

Existem diversas vantagens em utilizar a inteligência artificial no varejo. Aqui, vamos falar de forma mais específica das vantagens que a mar.ia pode levar ao seu negócio. 

Ao fazer o cruzamento de dados estratégicos sobre o comportamento de consumo do seu cliente, a I.A criada pela Mercafacil é de grande valia para ajudar as marcas nas questões que envolvem:

1. Repor estoques e expor produtos

Sendo os supermercados uma forma de varejo de recorrência, eles apresentam uma alta taxa de entrada e saída de produtos, o que faz com que o estoque e as prateleiras precisem ser repostos constantemente para acompanhar a demanda. 

E a I.A auxilia nesse processo.

Isso porque, utilizando a estratégia de adiantamento de compra com base nas projeções de vendas oferecidas pela I.A, o varejista tem todos os dados que precisa para: 

  • Fazer compras melhores para o seu mix de produtos;
  • Negociar com mais assertividade com fornecedores;
  • Saber quais mercadorias vão ter queda nas vendas nos próximos dias, evitando o encalhamento de produtos, entre outras questões técnicas que envolvem a organização, a entrada e a saída de itens.

2. Aproximar e fortalecer o relacionamento com o cliente

A ferramenta também faz com que o varejo possa criar um relacionamento mais personalizado com os clientes.

Ela permite a criação de campanhas personalizadas e comunicações segmentadas de acordo com preferências e histórico de compras de cada pessoa. 

– Veja também: Guia completo para para melhorar o relacionamento com cliente

3. Identificar e retomar o contato com clientes que estão prestes a ficar inativos

A mar.ia permite que o varejista identifique o ciclo de compra dos clientes e, assim, saiba quem são aqueles que estão prestes a ficar inativos. Ou seja, próximos a ficar 60 dias sem comprar. 

Assim, é possível fazer uma campanha segmentada para reativar essas pessoas. Para isso, o varejo envia mensagens personalizadas, com ofertas voltadas para o perfil e gosto pessoal de cada cliente.

Vale ressaltar que esses são “apenas” três dos diversos tópicos que merecem destaque quando citamos as funcionalidades da mar.ia para o varejo. 

Assim, quando utilizada de maneira adequada, a I.A desenvolvida pela Mercafacil acaba por impactar no poder competitivo dos varejos, otimizando tempo, reduzindo falhas e melhorando a assertividade de campanhas promocionais.

Além disso, ela auxilia na diminuição de custos para o empreendedor, no aumento do faturamento e, também, na melhora da imagem do varejista, que se destaca dos concorrentes por investir em inovação na sua operação.

Lembre-se de que ainda não são todos os varejos que utilizam essa tecnologia em suas operações. 

Assim, as empresas que enxergam as possibilidades oferecidas pela I.A como uma oportunidade de diferenciação e crescimento podem ter uma vantagem frente às demais.

Conheça a mar.ia, a inteligência artificial criada pela Mercafacil

A mar.ia chegou para trazer melhores resultados para os supermercadistas.

De acordo com a Anna Stephanie, Product Owner na Mercafacil e uma das envolvidas no desenvolvimento da mar.ia:

“A mar.ia surgiu da necessidade que os nossos clientes têm de controlar cada vez mais o fluxo de caixa. Percebemos a dificuldade que eles tinham em fazer esse controle de fluxo e chegamos a conclusão de que uma boa maneira de resolvê-lo seria fazendo o adiantamento de compras.

E esse adiantamento de compras pode ser feito de forma mais assertiva quando o supermercadista conhece a frequência de compra de um cliente para um determinado produto.

Esse problema poderia ter sido resolvido com estatística e uma análise de dados mais básica. Mas, como somos apaixonados por tecnologia, resolvemos ir um pouco (muito) além e fazer uma I.A para que nosso modelo continuasse aprendendo e evoluindo.”Anna Stephanie, Product Owner na Mercafacil.

Agora que você já sabe mais sobre os impactos da inteligência artificial no varejo, que tal utilizar uma ferramenta tão poderosa dessas na sua loja? Entre em contato conosco e passe a contar com a mar.ia na sua operação! 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]