SUMÁRIO


Por em 9 de fevereiro de 2021

Veja 3 dicas para divulgar o chatbot do seu varejo de forma eficaz

Está com dúvidas e/ou dificuldades para divulgar o chatbot do seu supermercado? A ferramenta não está tendo todo o engajamento esperado pelos clientes da sua loja? Ou ainda… Até está satisfeito com a utilização do chatbot, mas, de qualquer forma, deseja melhorar os seus resultados e aproveitar ao máximo todas as funcionalidades da ferramenta?

Então acompanhe o nosso texto e confira boas dicas práticas para você ter sucesso nessa missão!

Ps: já falamos anteriormente sobre como o chatbot pode contribuir no relacionamento com o seu consumidor. Também, nesse mesmo texto, explicamos um pouco mais sobre o que é o chatbot e quais as vantagens de implementá-lo na sua loja.

Hoje, nosso objetivo é outro. Queremos te mostrar boas maneiras de divulgar o chatbot do seu varejo. A ideia é permitir que ele seja um excelente aliado na estratégia de relacionamento e marketing da sua empresa. E, é claro, traga bons resultados para o seu negócio.

Antes de divulgar o chatbot, entenda o que ele representa para o seu varejo 

Comunicação ágil, facilitada, assertiva, com disponibilidade 24/7 e que promove uma experiência positiva para os clientes. Essas são apenas algumas características encontradas no chatbot, uma tendência tecnológica que ganha cada vez mais espaço e que veio para ficar. 

Só para se ter uma ideia, após a chegada da pandemia, alguns setores registraram um aumento de até 300% na operação por chatbot. Essa alta foi observada em mais de 20 países, inclusive o Brasil.

Entenda que ter um chatbot do seu supermercado significa:

  • Solucionar dúvidas de clientes em questões de segundos a qualquer hora do dia;
  • Enviar encartes e promoções no momento em que o cliente desejar;
  • Ter um canal de avaliações e pesquisa para saber o grau de satisfação do cliente, e muito mais. 

Tudo isso sem que seja necessária a intervenção humana naquele momento. Ou seja, apenas com automações bem feitas.

Pois então, se você já compreendeu todas essas vantagens de ter o seu próprio chatbot e apostou nessa tendência, é hora de saber como divulgá-lo. Afinal, somente assim os clientes saberão que podem comunicar-se com a sua marca por este canal.  

Como divulgar o chatbot do meu varejo? 

1. Faça campanhas de divulgação

O primeiro passo para divulgar o chatbot do seu negócio é… torná-lo conhecido. Assim sendo, é muito importante fazer campanhas de divulgação eficientes, pelos canais que você julgar importantes para o seu negócio. Estamos falando de:

  • Canais de divulgação offline, como: encartes, panfletos, jornais, revistas, cartões de visitas, carro de som, rádio interna, entre outros. 
  • Canais de divulgação virtuais/digitais: redes sociais, SMS, e-mail, site, aplicativo, etc.

Além disso, você também pode acrescentar cartazes e demais na sua loja que destaquem o chatbot, fazendo com que ele desperte o interesse e a curiosidade dos seus clientes. 

IMPORTANTE: sempre que falar do bot, faça-o com uma explicação clara, curta e objetiva.  Você já entendeu que essa ferramenta veio para tornar a comunicação entre loja e cliente ainda melhor, certo? Pois então, o cliente também deve ter essa mesma ideia.

Por isso, sempre reforce que o chatbot é algo fácil e prático. Também, lembre aos seus clientes que ele é um diferencial que o seu supermercado implementou para mostrar o quanto se importa em:

  • Atender bem os fregueses;
  • Acompanhar as tendências;
  • Tornar a experiência dos consumidores cada vez melhor;
  • Receber avaliações sobre o atendimento – para poder solucionar possíveis problemas de maneira mais rápida e eficiente, e muito mais.

Que tal criar uma postagem educativa nas suas redes sociais sobre isso?

Além disso, você pode enviar essa novidade via SMS para os seus clientes. Ao fim do texto, acrescente o link que direcione para o seu bot e sugira que os consumidores experimentem a ferramenta.

Ps: se você já é cliente Mercafacil e utiliza o chatbot, fale com seu consultor para que ele possa te ajudar a desenvolver uma campanha de divulgação poderosa para essa ferramenta.

2. Tenha um time engajado, que saiba como divulgar o chatbot no PDV 

Além de divulgar o chatbot pelos diversos canais de comunicação, a sua equipe também pode ser uma grande aliada na hora de tornar essa ferramenta mais conhecida pelos clientes.

Por isso, garanta que o seu time saiba sobre o chatbot e fale sobre ele, até mesmo de forma “despretensiosa”, para os clientes. Seja na hora de passar os produtos no caixa ou em demais momentos em que o cliente converse com o colaborador, essa hora pode ser bem aproveitada pelo profissional. 

3. Reforce a existência do chatbot em seus canais de comunicação

As campanhas de divulgação são excelentes para tornar o seu chatbot conhecido. Porém, mais do que isso, é importante reforçar a existência dessa ferramenta com certa frequência em suas redes sociais e demais canais de comunicação.

Por isso, não hesite em fazer, com frequência, postagens que:

  • Mostrem o chatbot em ação. Ps: que tal gravar um vídeo de uma pessoa utilizando o bot em “tempo real”? Confira esse exemplo que já postamos no nosso blog e veja como você também pode fazer isso!
  • Relembrem as funcionalidades da ferramenta de maneira educativa. Por exemplo, “Você sabia que pode receber o nosso encarte a qualquer hora do dia, todos os dias da semana? Basta mandar uma mensagem para o nosso chatbot”
  • Reforcem que o principal motivo que fez com que o seu supermercado investir nessa ferramenta é melhorar a experiência do cliente como um todo. Ele é o foco do seu varejo. “Queremos te atender melhor 24/7, por isso implementamos o chatbot do nosso supermercado”
  • Relembrem que o chatbot é mais do que um canal para tirar dúvidas, mas também um lugar em que o cliente pode fazer uma avaliação sincera sobre o que gosta (ou não) na sua loja. 

Pronto para divulgar o chatbot do seu supermercado com maestria?

Como você pôde perceber, saber como divulgar o chatbot do seu varejo pode fazer toda a diferença para garantir que essa ferramenta seja melhor aproveitada pelos seus clientes e, também, é claro, pela sua marca. E então, está pronto para aproveitar ao máximo essa tecnologia?

Caso você ainda não tenha um chatbot do seu varejo, que tal fazer uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas? Assim, você compreenderá melhor como esta e demais soluções promovidas pela Mercafacil podem levar o seu negócio a outro nível.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]