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5 formas de melhorar a experiência do cliente no varejo

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Sempre falamos muito sobre a importância de focar na experiência do cliente para garantir o sucesso do seu supermercado. Seja durante as compras no PDV, no contato via redes sociais, telefone, e-mail ou demais canais, o foco é sempre garantir que o seu cliente fique satisfeito após qualquer forma de interação com o seu varejo.

Dessa forma, cabe a você compreender o que o seu consumidor atual busca e, é claro, encontrar formas de surpreendê-lo. É hora de garantir que a experiência dele com o seu varejo seja sempre a melhor possível. Mas afinal, como fazer isso? 

Para te ajudar nessa missão, preparamos 5 dicas que vão te auxiliar a melhorar a experiência do cliente com o seu supermercado. Acompanhe, anote e aproveite para colocar nossas sugestões em prática o quanto antes!

5 dicas para melhorar a experiência do cliente no seu varejo

1. Conhecer e compreender o seu cliente 

Com certeza, entender o comportamento do seu cliente é o primeiro passo para garantir uma boa experiência no varejo. Afinal, se você não sabe quais são os desejos do consumidor ao fazer uma compra, as chances de você oferecer os “produtos errados” ou focar nos “shoppers errados” é grande.

Nesse cenário, algo que se mostra altamente eficiente para entender os hábitos do consumidor e melhorar a experiência do cliente é ter acesso aos dados deles. Ou seja, não focar em achismos, mas sim em dados concretos.

É importante que o seu supermercado conheça quem são os seus clientes. Colete os dados deles e, então, trate essas informações de maneira adequada, transformando-as em métricas e, então, em ações vencedoras.

Ademais, é esse cuidado que faz com que o seu varejo entregue a oferta certa, na hora certa, para o cliente certo, pelo melhor canal. Essa atenção torna a experiência do cliente positiva, aumenta as chances de fidelização e de satisfação desse consumidor.

Ps: se você já utiliza a ferramenta da Mercafacil, sabe que nela você encontra tudo o que precisa para coletar os dados dos clientes e, então, transformá-los em ações vencedoras. Porém, se você ainda não conhece a nossa plataforma, esse é o momento ideal para saber como ela pode mudar o seu varejo para melhor.

2. Equipe interna engajada

Ter uma equipe interna engajada é de extrema importância para uma boa experiência do cliente. Afinal, é com os colaboradores que o cliente irá ter contato durante a compra – novamente, seja ela virtual ou presencial. Por isso, é essencial que todo o time vista a camisa e entenda a importância de cada cliente para o seu varejo. 

Neste cenário, não hesite em:

  • Fazer campanhas internas para motivar a equipe;
  • Promover treinamentos contínuos e constantes no seu supermercado, garantindo que isso faça parte da cultura da sua empresa;
  • Manter o time sempre por dentro e novidades, ações e campanhas do seu varejo;
  • Abrir espaço para ouvir sugestões dos colaboradores. Quem sabe, eles podem ter excelentes ideias para ações com os clientes. Afinal, como dissemos acima, são eles quem têm contato direto com o público. 

3. Personalização é a chave para uma melhor experiência do cliente

A personalização é um fator surpresa que pode melhorar – e muito! – a experiência do cliente no varejo. Ela é ideal para mostrar que cada consumidor é importante para a sua loja e representa um cuidado extra do seu negócio. 

Sendo importante para a conquista e fidelização dos shoppers, a personalização está diretamente relacionada com o valor dos dados, já citado no primeiro tópico.

Ou seja, reforça a importância de você conhecer o cliente com base no seu histórico de compras e hábitos anteriores e, a partir disso, desenvolver estratégias eficazes de comunicação.

Quando bem feitas, essas ações podem se espalhar rapidamente de boca em boca e nas redes sociais dos compradores. Elas auxiliam a tornar os seus clientes em propagadores da marca, atraindo novos consumidores para o seu negócio.

4. Tecnologia, facilidade e agilidade 

Entenda que a tecnologia é a maior aliada do seu supermercado. De acordo com um estudo da High Tech Retail:

  • 80% dos consumidores valorizam mais as lojas que utilizam tecnologia;
  • 76% dos entrevistados compram mais das marcas que investem em inovações tecnológicas.

Assim sendo, quando bem utilizada, ela pode melhorar de forma exponencial a experiência do cliente no seu varejo. Neste cenário estamos falando de soluções relacionadas a: 

  • Facilidade na hora de pagamento – desde oferecer diversas formas de pagamento até buscar opções como o self checkout e o Pix no seu supermercado;
  • Entregar soluções que facilitem a vida do seu cliente, como, por exemplo, a opção de ele comprar online com frete grátis e agendar a entrega;
  • Utilizar uma ferramenta de Gestão de Clientes (conforme citamos acima) que permite que você conheça muito bem o seu público e saiba o que ofertar para cada cliente.

Tenha sempre em mente que o foco do seu negócio é tornar a vida do seu cliente mais fácil. Por isso, coloque-se no lugar dele e busque soluções que você gostaria de encontrar no mercado. Ademais, sempre tome decisões baseadas em dados e não em achismos, assim será mais fácil para controlar os resultados do seu supermercado. 

5. Para melhorar a experiência do cliente, faça um pós-venda bem feito

Por fim, lembre-se de que a venda não termina no momento em que o cliente faz a compra. Essa é apenas mais uma etapa do relacionamento que existe entre vocês. Por isso é essencial fazer um pós-venda bem feito.

E como você pode fazer isso? Existem algumas ações de pós-venda que ajudam a melhorar a experiência do cliente e, ainda, podem ser valiosas para o seu varejo. Por exemplo:

  • Realizar pesquisas de satisfação. Isso mostra para o seu consumidor que você se importa com ele e, ao mesmo tempo, descobre o que pode ser melhorado no seu supermercado.
  • Criar programas de fidelidade. Assim como a sugestão acima, é mais uma maneira de trazer benefícios para o seu cliente fiel e, também, para o seu negócio. 
  • Ter canais de comunicação sempre abertos. É importante que o shopper saiba que pode entrar em contato com a sua marca caso seja necessário. E que isso poderá ser feito de maneira prática, ágil e sem maiores burocracias.

Pronto para melhorar a experiência do cliente no seu varejo? 

Com essas dicas você está mais do que preparado para melhorar a experiência do cliente no seu varejo. Tenha sempre em mente que ele é o maior ativo da sua empresa e deve ser o foco das suas estratégias. 
Quer saber mais sobre como colocar em prática as nossas sugestões? Então converse com um dos nossos especialistas e saiba como a Mercafacil pode te ajudar nessa missão!

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]

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