SUMÁRIO


Por em 11 de junho de 2020

Como a inteligência artificial nos supermercados ajuda a aumentar as vendas?

A utilização da inteligência artificial nos supermercados veio para ficar. 

Em ritmo crescente, é previsto que o mercado de inteligência artificial (IA) ultrapasse os US$ 8 bilhões até 2024, segundo pesquisa divulgada pela Global Market Insights Inc. E o enorme interesse nessa tecnologia pode ser facilmente compreendido.

Isso acontece porque, dentre suas inúmeras facetas, a inteligência artificial:

  • Otimiza processos;
  • Facilita atividades rotineiras;
  • Traz praticidade para o dia a dia;
  • Poupa tempo;
  • Oferece soluções inteligentes;
  • Valoriza o gosto pessoal de cada um.

No setor supermercadista, quando bem utilizada, ela estreita o relacionamento entre marcas e clientes, aumenta o lucro das lojas e, ainda, cria uma maior fidelização do público. 

Mas afinal, o que é essa tal inteligência artificial e como você pode aplicá-la no seu estabelecimento? 

Confira o nosso texto completo e entenda mais sobre essa tendência que veio para ficar!

O que é a inteligência artificial?

Primeiramente, de forma resumida, podemos definir inteligência artificial como uma tecnologia que toma decisões de maneira autônoma, sem que haja a necessidade da interferência humana. 

Assim, alguns exemplos do uso da IA que podem ser vistos no dia a dia são aqueles apresentados pela Netflix, que sugere opções de séries e filmes baseados naquilo que você já assistiu antes. 

Em outro setor, temos o Waze, o aplicativo que utiliza inteligência artificial em busca de te oferecer as melhores rotas no trânsito, evitando engarrafamentos e acidentes.

Esses e tantos outros aplicativos utilizam da inteligência artificial para sugerir soluções personalizadas, conforme o perfil e o gosto de cada um.

Quando se trata do setor supermercadista, o uso dessa forma de inteligência pode ser de grande valor para compreender melhor o seu cliente, aproximar o relacionamento com ele e, assim, oferecer as melhores soluções para o seu dia a dia. 

Por que usar a IA na sua loja?

Usando como base inúmeros dados e informações, a inteligência artificial nos supermercados avalia questões como:

  • Comportamento, perfil e preferência de cada consumidor;
  • Ticket médio;
  • Frequência de compras, entre outros.

Cruzando todas essas informações de maneira inteligente, ela torna possível prever a necessidade de compra do cliente antes mesmo de ele ir até a loja.

Por exemplo: você tem um freguês que costuma comprar um pacote de ração para cachorro de 30kg uma vez por mês. Ele compra sempre da mesma marca, sempre na segunda quinzena do mês. 

Quais informações a inteligência artificial pode tirar baseada nisso? E, tendo essas informações em mãos, quais ações podem ser relevantes para esse cliente?

Olhando rapidamente, já é possível compreender que esse é um cliente fiel à marca, certo? Afinal, ele compra sempre da mesma. 

Também, é um consumidor que, por ter um animal de estimação, pode ter interesse em receber informações sobre ações que envolvam pets e meio ambiente. 

Igualmente, como você já sabe que ele costuma fazer essa compra sempre na segunda quinzena do mês, pode enviar com antecedência uma mensagem lembrando-o que a ração pode estar acabando – e que, em breve, ele precisará comprar outro pacote. 

Para completar, que tal oferecer um cupom de desconto para ele fazer essa compra? Ou então informar sobre uma nova marca de coleiras, roupas para pets ou de petiscos que acabou de chegar na sua loja?

Assim, em uma só ação, você mostrou que conhece o seu cliente, se preocupa com ele e o valoriza. Ofereceu algo que é do interesse dele e, com certeza, passou a ter uma chance ainda maior de ele continuar fazendo negócios com você daqui pra frente.

Como usar a inteligência artificial no seu negócio?

Então, como você pôde perceber, mesmo de que forma resumida, o uso da inteligência artificial nos supermercados é importante para oferecer ações e recomendar produtos no momento certo, para o cliente certo. 

Assim, para aplicá-la no dia a dia da sua loja é fundamental compreender que a tecnologia veio para ficar e que, cada vez mais, ela vai mudar a maneira a qual consumimos. 

A busca por personalização é cada vez maior e cabe a você, supermercadista, compreender e usar isso a seu favor. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a importância da inteligência artificial nos supermercados? Caso sua loja ainda não trabalhe com essa tecnologia, agende agora mesmo uma consultoria gratuita com os nossos especialistas e conheça mais sobre as soluções que a Mercafacil tem para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]