Você já se perguntou sobre “o que fazer para melhorar o Instagram do meu supermercado”? Você sabe se tem usado essa poderosa rede social ao seu máximo desempenho? É para te ajudar nessa missão de ter um perfil com mais engajamento e alcance que preparamos este material.
Aliás, você já deve estar cansado de saber da importância de ter redes sociais que engajam, certo? Elas funcionam como uma vitrine da sua marca e são excelentes canais para você:
- Aproximar o relacionamento com seus seguidores – sejam eles clientes ou (ainda) não;
- Educar o público sobre assuntos variados, seja sugerindo uma receita, postando dicas para facilitar o dia a dia das pessoas, entre outros;
- Mostrar que a sua marca está atenta às novidades;
- Publicar campanhas e promoções imperdíveis;
- Divulgar o seu Clube de Descontos e os principais benefícios em fazer parte dele…
E muito mais!
Com isso, você passa a ter uma breve noção da importância de ter um bom Instagram do seu supermercado. E apesar de ele exigir um planejamento e cuidado com as postagens, o essencial é: tirar a ideia do papel.
Vamos te ajudar a fazer isso e te mostrar quais são as principais tendências e hacks para você tornar o Instagram do seu supermercado um excelente canal de comunicação com os seus seguidores. Confira!
Compreendendo as mudanças e tendências do Instagram
De acordo com Camila Renaux, consultora, professora e palestrante eleita duas vezes como a “Melhor Profissional de Marketing do Brasil”, o maior segredo para você ter sucesso no Instagram do seu supermercado é sempre lembrar-se de que: o seu cliente é o maior especialista. Ou seja: de nada adianta você ter um conteúdo incrível se ele não estiver de acordo com o perfil e o gosto do seu cliente.
Dito isso, é fundamental você saber quem é o seu público, fazer uma boa gestão de clientes e, mais do que isso, compreender o que o shopper busca encontrar ao entrar no seu Instagram.
Será que ele busca apenas por ofertas – ou seja, os encartes da sua loja, – ou também quer receber conteúdos mais humanizados e relevantes? Acreditamos piamente que a segunda opção é a mais interessante.
Aqui, vale a pena levantar uma questão:
Digamos que um seguidor está em busca de um novo amaciante para as suas roupas e está pesquisando preços e opções. Ele entra no perfil do seu supermercado e encontra ali um encarte com vários preços. Dentre eles, o preço de alguns amaciantes.
Não satisfeito, o cliente continua “rolando” o Instagram e encontra o perfil de um concorrente seu. O seu concorrente, além de expor o preço de alguns amaciantes, também faz uma breve resenha falando do aroma do produto, dos diferenciais dele e dá dicas de como usar o produto.
Em qual loja o cliente vai escolher comprar esta mercadoria? As chances de ele optar pelo seu concorrente é maior. E por que isso acontece? Porque o seu concorrente ofereceu mais credibilidade no conteúdo. Ele educou o cliente, ele mostrou a sua cara e deu opinião sobre o amaciante.
E essa é uma máxima válida para basicamente qualquer produto.
Tem alguma novidade no seu mix? Conhece alguma receita gostosa e que pode ser de gosto do seu cliente? Não hesite em mostrar esse conteúdo extra!
6 dicas para bombar o Instagram do meu supermercado
1. Saiba que qualquer hora é hora
Ainda de acordo com Camila Renaux, não existe melhor horário para postar no Instagram do meu supermercado. Desde o início da pandemia, os acessos à plataforma aumentaram cerca de cinco vezes e eles são feitos de forma uniforme ao longo do dia.
Ademais, a especialista ressalta que houve um aumento de 75% de interação no Instagram desde a chegada do coronavírus. É possível que esses dados mudem conforme o passar do tempo? Sim. Afinal, as redes sociais são extremamente ágeis e mutáveis. Porém, no momento, o que sabe-se é isso.
Dessa forma, para você compreender melhor qual é o melhor horário de postagem para a sua marca, a dica é uma só: teste, monitore e analise. Dessa forma você compreenderá quais são os posts com mais engajamento, em que dia da semana foram feitos e etc.
2. Explore os multiformatos
O Instagram é uma plataforma que aceita vários formatos de conteúdo. Desde uma foto estática, passando por vídeos no IGTV, stories e Reels, carrossel de imagem, ou carrossel de vídeos… Além dos diversos filtros e da própria plataforma de vendas do aplicativo.
Como os Reels são a mais nova sensação do momento, é claro que o Instagram vai dar mais visibilidade para as marcas que testarem e utilizarem essa novidade. Essa é uma própria forma do Instagram “medir a febre” e saber como está sendo a aceitação do público.
Por isso, não hesite em explorar as novidades quando elas aparecerem. E não tenha medo se não ficar bom na primeira tentativa. Lembre-se de que a prática leva à perfeição e de que o feito é melhor do que o perfeito.
3. Sugira a interação
Outro ponto importante a se pensar na hora de “ter sucesso do Instagram do meu supermercado” é apostar na interação.
E, falando nisso, a interação mais poderosa para o Instagram é quando uma pessoa salva a sua postagem. Por isso, um ótimo hack para você saber na hora de fazer as suas postagens é sugerir que as pessoas tomem certa ação ao ver o post.
Além dos clássicos “curta e compartilhe”, você pode sugerir que as pessoas salvem ou encaminhem a postagem. Sempre, é claro, de acordo com o objetivo do post.
Fez um vídeo de uma receita? Então que tal sugerir para a pessoa “salve a receita e tente fazer mais tarde”?
Além disso, aproveite o canal para pedir opiniões e recomendações e estimule a gameficação e o entretenimento, com uma chamada do tipo “Responda com um emoji”.
4. Cause o “efeito parada”
Um Instagram de sucesso é aquele que você permanece na tela e fica olhando. Assim, ao pensar em “como ter sucesso no meu Instagram?”, lembre-se do efeito parada.
O algoritmo do Instagram consegue identificar quando os seguidores passam mais tempo em uma postagem, mesmo que demorem para tomar uma ação – ou até mesmo nem tomem. Por isso, uma boa dica é tentar causar o “efeito parada” nos seus posts e/ou no seu feed. Como fazer isso?
- Transformando conteúdo denso em imagem – como infográficos, por exemplo;
- Fazendo carrosséis que intercalam imagens e vídeos;
- Criando uma identidade visual atrativa para o seu perfil
Segundo Camila Renaux, um carrossel contendo de 8 a 10 slides apresenta 9% mais engajamento e 100% mais exposição pelo algoritmo.
5. Entenda o poder dos stories – e use-os sabiamente
Ademais, Renaux ressalta que 43% dos usuários esperam que marcas façam stories. Também, ela explica que as pessoas apresentam uma maior tolerância à quantidade de stories. 75% dos usuários do Instagram tendem a permanecer acompanhando os stories quando há de 10 a 20 deles.
Mais do que isso, ela ressalta que o segundo story é o melhor para fazer o CTA (call to action), ou seja, a “chamada para uma ação”. Essa chamada pode ser variada:
- Saiba mais;
- Compre;
- Venha;
- Arraste para cima;
- Conheça;
- Responda, entre outros.
Ah, e o uso de emojis apresentam 9,5% mais chances de efetivar o CTA sugerido!
6. Explore o Reels
O Reels veio para “bater de frente” com o Tiktok e é sabido que o algoritmo do Instagram favorece quem explora as novidades. Por isso, se o seu supermercado ainda não começou a utilizar o Reels, agora é hora.
Exitem 3 grandes formas que você pode usar essa nova ferramenta:
- Aumentar a autoridade: se for esse o caso, mostre o a sua cara e dê dicas.
- Afim de aumentar o engajamento: faça coreografias, explore os memes e o humor.
- Para aumentar as vendas: mostre os produtos e suas variantes.
No Instagram do seu supermercado é possível explorar essas três formas de conteúdo. Sempre, é claro, conforme a aceitação, o engajamento e a resposta do seu público.
Dicas finais para ter sucesso com o “Instagram do meu supermercado”
Por fim, outras dicas relevantes que podem te ajudar a ter mais sucesso no Instagram do seu supermercado são:
- Apostar no uso das hashtags de maneira sábia. Normalmente, recomenda-se que sejam utilizadas entre 5 a 10 hashtags.
- Tenha um propósito nas suas postagens e fique atento ao “cancelamento”. As pessoas estão mais exigentes e, se virem algum conteúdo com o qual não compactuam, podem causar um movimento contra a sua marca.
- A colaboração e a participação do cliente está em alta. Estimule-a por meio de ações de engajamento e solidárias.
- É necessária a agilidade em todos os processos. Inclusive, nos conteúdos. Por isso, esteja sempre atento às novidades e tendências.
- Tudo é questão de escolha. Se você sabe qual é o tema que deseja falar, é hora de escolher COMO transformar esse assunto em conteúdo relevante.
- Por fim, mas não menos importante: o foco do Instagram do seu supermercado são as pessoas. A humanização é essencial e, tanto os clientes, quanto os colaboradores, devem ser o foco da sua marca.
E então, está mais preparado para tornar o Instagram do seu supermercado um canal poderoso?
Caso esteja em busca de fazer uma melhor gestão de clientes para compreender de vez os seus consumidores e produzir conteúdos mais relevantes para eles, agende uma reunião gratuita com um dos nossos especialistas e surpreenda-se com as nossas soluções.
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*Os dados e informações referenciados à Camila Renaux foram retirados da palestra da profissional ministrada no RD Summit 2020