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Lista: 4 formas de aumentar o seu ticket médio de vendas com a gestão de clientes

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O ticket médio de vendas é um dos principais indicadores de desempenho para os supermercados. Por essa razão, esse dado merece atenção por parte dos supermercadistas constantemente.

Existem outras métricas que também precisam de cuidado na análise, como o número de cupons, média de itens na cesta e clientes inativos.

O tempo em que o varejo podia melhorar os resultados apenas com base em achismos já passou. Atualmente, a melhor forma de melhorar os resultados do seu supermercado é com a análise de dados.

Importância da análise do ticket médio de vendas

Quando se fala em vendas muitos priorizam o número de cupons, ou seja, a quantidade de vendas realizadas. Porém, o ticket médio é tão importante quanto essa outra métrica.

Isso acontece, pois fazer mais vendas em alguns casos pode não melhorar tanto os resultados.

Um exemplo disso são os consumidores caça-ofertas, eles podem ir à sua loja para comprar um produto em específico com um gasto baixo. Ele será um novo cupom na sua loja, mas que não trouxe mais valor ao seu negócio.

Já quando se trabalha para aumentar o valor médio gasto pelos clientes nas compras o resultado é diferente. O ganho às vezes pode ser o mesmo do que o do caça-ofertas, mas ele será feito com um cliente que já compra com você.

Ou seja, além de fazer uma venda você trabalha a fidelização daqueles consumidores. Vale lembrar que clientes fidelizados tendem a gastar mais na sua loja, o que faz com que o ticket médio aumente.

É claro que o ideal é ter estratégias de atração, retenção e também de fidelização de clientes. Assim, o seu faturamento pode ter um crescimento mais acelerado.

Para definir suas prioridades, pode ser interessante que você aplique a fórmula da decomposição de faturamento. Após isso, com base nos resultados obtidos você poderá identificar seus objetivos principais.

Se no seu caso o número de cupons estiver dentro do esperado, mas o ticket médio baixo, pode ser mais interessante focar na sua base atual de clientes.

Para isso, fique atento à nossa lista com 5 formas simples de aumentar um dos principais indicadores de vendas da sua loja.

Lista: Como aumentar o ticket médio de vendas

1 – Crie um clube de descontos

Para fazer gestão de clientes, o primeiro passo é criar um clube de descontos. A criação de um programa como esse pode ser uma ótima forma de aumentar o ticket médio da sua loja.

Isso acontece, pois esse tipo de programa de fidelização entrega um benefício imediato para o cliente. Quando ele percebe que economizou em alguns itens por receber os descontos, pode comprar outros produtos por impulso.

Uma ótima forma de aumentar ainda mais essa prática é investir em estratégias como trade marketing e a gestão de categorias.

Lembre-se que para que isso aconteça é importante ter vários produtos em ofertas para os cadastrados. Caso isso não aconteça sua estratégia pode não funcionar do jeito esperado.

Outro benefício de um clube para o aumento do ticket médio é a possibilidade de conhecer os clientes. Com isso você pode melhorar sua estratégia de vendas, como falaremos na próxima dica.

2 – Invista em campanhas segmentadas

Depois que você implantar seu clube de descontos e tiver os dados dos seus clientes é o momento de mudar a estratégia de vendas.

Agora você poderá aumentar a efetividade das suas ações se trabalhar com campanhas segmentadas.

Na prática isso acontece, pois você irá oferecer ao cliente um produto que ele já costuma comprar. Com esse método a tendência é que ele compre, certo?

Além disso, você pode trabalhar com ofertas de itens relacionados visando o aumento do ticket médio. Você poderia aplicar no seu supermercado da seguinte maneira:

Setor escolhido para a ação: Açougue
Setor com produtos relacionados: Bebidas frias

Nesse cenário você iria selecionar um item de cada setor e enviaria ofertas para o grupo de clientes que consome esses produtos. Ou para complementar ainda mais, uma opção seria a criação de um encarte com essas ofertas.

Para a segmentação você poderia adicionar os clientes que consumiram algum dos produtos escolhidos anteriormente.

Essa prática, se bem aplicada, certamente poderá aumentar o ticket médio do seu supermercado.

3 – Aposte na fidelização de clientes

A fidelização de clientes tem relação direta com as duas maneiras de aumentar o ticket médio de vendas já comentadas. Essas outras medidas também visam aumentar a quantidade de fiéis ao seu supermercado.

Você pode se perguntar porque precisa investir em fidelização se os clientes já compram na sua loja. Mas, a resposta é simples: clientes fidelizados tendem a gastar mais, e é exatamente esse o objetivo.

E sabe o que é ainda melhor? Trabalhar com os clientes que já estão na sua base custa bem menos do que atrair novos. Ou seja, você ganha duas vezes ao investir em fidelidade de consumidores.

Para aumentar essa taxa na sua loja, o ideal é adotar várias ações e principalmente ser recorrente nelas.

Uma das principais é ter um estratégia de marketing de relacionamento para o seu supermercado. Para isso, uma opção é usar datas comemorativas para realizar ações para se relacionar com os clientes.

Outra boa ideia é ser ativo no ambiente online. Atualmente muitas pessoas fazem tudo digitalmente. Então se a sua empresa for encontrada por lá, são maiores as chances de um cliente comprar com você.

Quando se fala de relacionamento com clientes é essencial ter uma comunicação personalizada. Isso não quer dizer que você irá se comunicar manualmente com cada consumidor.

Em ações como no envio de uma oferta, chamar o cliente pelo nome é algo que parece simples, mas que pode fazer toda a diferença.

Trabalhar com as segmentações também é muito importante para aproximar o relacionamento e fidelizar o cliente. Isso acontece porque ele vê que seu supermercado conhece e se importa com seus hábitos de compra.

Todas essas ações tendem a levar a uma melhora na relação entre cliente e empresa e consequentemente levar à fidelização, que como resultado pode gerar o aumento no ticket médio e no faturamento.

4 – Trabalhar estratégias variadas de venda

Após começar a fazer a oferta segmentada de produtos você pode fazer ainda mais mudanças nas suas táticas de vendas. Principalmente quando se fala de aumento de ticket médio é muito importante essa diversidade de ações.

Várias delas podem inclusive ser feitas ao mesmo tempo para impactar ainda mais os seus clientes.

Uma das principais opções são as já conhecidas promoções do tipo “leve 3 e pague 2”. O seu diferencial para colocar em prática essa ação é usar sua ferramenta de gestão de clientes para segmentar os clientes.

Desta forma você irá oferecer o kit para os clientes certos, o que consequentemente pode aumentar a efetividade da sua ação.

Outra boa ideia para aumentar o ticket médio de vendas é criar um combo de produtos relacionados. Esse método além de aumentar esse indicador pode contribuir para movimentar seu estoque de produtos.

Isso acontece, pois você pode adicionar produtos de alta saída com outros relacionados, mas com menos vendas.

Mas, cuidado na escolha dos produtos, pois a estratégia não irá funcionar se um dos produtos não chamar a atenção dos consumidores.

Nesta mesma linha, mas desta vez em parceria com a indústria, você pode criar ações com brindes para os clientes. Você pode negociar com os fornecedores a distribuição de brindes em caso de X reais gastos em produtos da marca, por exemplo.

Certamente trabalhar com essas ideias pode aumentar o ticket médio do seu supermercado. Principalmente se você usar os dados da gestão de clientes para planejar suas campanhas.

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Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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