Relacionamento

Como fidelizar seus clientes com marketing de relacionamento? Conheça 3 dicas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O marketing de relacionamento consiste em um conjunto de estratégias que têm como objetivo estreitar os laços do consumidor com uma marca. Dessa forma, ele incentiva o cliente a retornar à loja para aumentar o faturamento e o ticket médio.

Vamos, então, explicar os impactos desse tipo de marketing na estratégia de uma empresa e dar bons exemplos de ações para você implementar. Confira!

A importância do relacionamento com os clientes

O relacionamento com os clientes é parte da própria construção da marca, uma vez que cria uma espécie de identidade. O charme dessa personalidade terá um grande impacto na fidelização de clientes e na disseminação da marca. Isso porque os clientes que se identificarem permanecerão consumindo seus produtos e farão questão de indicar sua loja para outras pessoas.

Investir na construção de um bom relacionamento com o cliente significa, portanto, diminuir as chances de perder aqueles consumidores que já entraram em contato com a sua marca, mas que por algum motivo se sentiram mais à vontade em comprar em outros lugares.

No caso específico dos supermercados, que, diferente de outros setores do varejo, não têm um ciclo de vendas longo, é ainda mais importante pensar em estratégias que façam o consumidor ter vontade de voltar à loja, já que ele precisará fazer compras novamente com muita regularidade.

Boas ações de marketing de relacionamento

Para usufruir de todas essas vantagens do marketing de relacionamento, é preciso colocá-lo em prática da maneira correta. Por isso, apresentamos abaixo algumas sugestões de ações. Confira!

1.Desenvolva uma lista de contatos

O primeiro passo é criar situações no supermercado em que seus clientes precisem se cadastrar, como sorteios e clubes de desconto, de maneira que você tenha acesso a informações para contato — número do telefone celular ou o endereço de e-mail, por exemplo.

Munido do contato e de outros dados dos clientes, como o perfil de consumo de cada um deles, você poderá mandar mensagens personalizadas.

Só não exagere na quantidade de comunicados! Encher os clientes de mensagens vai, no mínimo, fazer com que ignorem seu contato. Então você perderá esse canal de comunicação.

Utilizando softwares específicos de gestão de clientes, como o da Mercafácil, você conseguirá captar e analisar todas essas informações com bastante facilidade. Lembre-se: conhecer bem seu consumidor e se comunicar com ele é o primeiro passo para muitas estratégias de marketing.

2.Comunique-se com clientes inativos

Desenvolver uma abordagem segmentada, comunicando-se de formas diferentes no momento de adquirir, reter ou recuperar clientes, também aumenta a eficiência do marketing de relacionamento — sobre isso, veja aqui algumas soluções da Mercafácil para o varejo. Com o auxílio de um software, você conseguirá identificar os clientes inativos (aqueles que já conhecem a sua loja, mas pararam de frequentá-la). Você também conseguirá saber há quanto tempo estão sem comprar nada.

Eles não pararam de fazer compras, apenas têm preferido outros supermercados. Portanto, é preciso adotar uma abordagem especial para reaproximá-los. Deixe claro que eles são importantes para sua empresa e envie ofertas que mais combinam com o perfil de cada um. Promoções exclusivas também são bem-vindas.

3.Utilize as redes sociais

Ainda que os canais de comunicação direta sejam eficientes, você pode não ter o contato de todos que entram na sua loja. Alguns clientes não gostam de deixar seus dados em cadastros, mesmo que isso signifique abrir mão de alguns descontos.

Portanto, estar presente na internet e pensar em estratégias de marketing de relacionamento de maior alcance é importante. As redes sociais são a melhor solução para isso. Assim, é imprescindível que a sua marca tenha uma página no Facebook, por exemplo, e que a alimente com conteúdo relevante.

A presença nas redes sociais também abre outro canal de comunicação entre você e o consumidor. É por meio dela que os clientes vão tirar dúvidas e fazer reclamações. Por isso, também é importante ter colaboradores atentos e dispostos a responder mensagens de forma eficiente e atenciosa.

Planeje as suas estratégias de marketing de relacionamento com as dicas acima em mente. Dessa forma, você garantirá o retorno dos clientes.

Gostou da ideia de utilizar o marketing de relacionamento para fortalecer a sua marca? Entre em contato conosco e conheça melhor as soluções que a Mercafácil tem para você!

Estrategista de Conteúdo e Marketing Digital na Mercafácil. Graduada em Comunicação Social, se especializou em Negócios Digitais pela Universidade Positivo e começou seus estudos autônomos em Neuromarketing.

Write A Comment