Relacionamento

A importância do treinamento da equipe no varejo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Você sabe qual é a importância de um bom treinamento da equipe no varejo? Mais do que isso, você tem mantido o seu time engajado e motivado?

Acredite: o investimento contínuo no treinamento dos seus colaboradores é uma peça chave para fazer com que o seu negócio destaque-se da concorrência.

Isso acontece porque o treinamento aumenta o potencial de cada profissional. Dessa forma, quando bem feito, ajuda a resultar em mais eficiência, lucratividade e em clientes satisfeitos. Por fim, esses são fatores que garantem que a sua empresa se mantenha competitiva no mercado.

Ainda, temos provas do quanto um treinamento bem feito traz bons resultados para a sua marca. Acompanhe!

Colhendo os frutos ao investir no treinamento da equipe no varejo

Talvez você já saiba que um dos serviços oferecidos pela Mercafacil é o de Clube de Descontos, certo?

Então, um dos nossos cases de sucesso na área é o da rede Tio Léo de Porto Seguro – BA. E muito disso se deve à marca engajar os seus colaboradores sobre o Clube e investir no treinamento da equipe no varejo. 

Segundo Emmanuel Agnes Lima e Lima, analista do supermercado, após eles implementarem o Clube nas lojas da rede, a grande mudança veio quando os colaboradores passaram a conhecer e serem engajados a sobre o projeto. 

“Assim, quando a equipe entendeu de vez as vantagens do Clube de Descontos… Ele deslanchou!”, comemora o analista. Em questão de um ano, o faturamento das lojas aumentou em quase 60%. Você pode conferir o case de sucesso completo clicando aqui

Esse é só um exemplo para te mostrar o quanto o engajamento de todo o time é um fator fundamental para aproveitar todo o potencial que a sua loja tem. 

Como acertar no treinamento da equipe no varejo?

O primeiro ponto a ser destacado para ter sucesso no treinamento da equipe no varejo é: assim como o investimento em tecnologia e em demais setores costuma ser contínuo e consistente para trazer bons resultados, o investimento no treinamento e no engajamento da equipe também deve seguir essas premissas.

Dessa forma, quando for começar a desenvolver a cultura de treinamento para a sua equipe, é importante pensar nos seguintes pontos:

  • Identificar os os pontos fortes e fracos da sua empresa, observando o que pode ser melhorado
  • Saber se o treinamento em questão será sobre um novo serviço/funcionalidade do seu varejo – como foi o caso do case citado acima, quando o supermercado Tio Léo implementou o Clube de descontos e treinou a equipe para conhecer melhor o serviço, –  ou será feito para reforçar a cultura da empresa
  • Incentivar o feedback e ouvir a opinião dos colaboradores
  • Utilizar a tecnologia e plataformas a seu favor, resultando em treinamentos mais dinâmicos e engajadores
  • Por fim, mas não menos importante: realizar treinamentos e ações com frequência, de forma periódica.

O ideal é tornar o treinamento e o engajamento dos colaboradores em uma cultura da empresa. 

Ademais, lembre-se que sempre existirão pontos que podem ser melhorados. E, para alcançar essas melhorias, você dependerá de uma equipe que “veste a camisa” e está disposta a dar o seu melhor. 

Por isso, valorize o seu time e busque por opções que sejam relevantes para eles, que tragam um desenvolvimento profissional e pessoal para cada um.

Principais vantagens de ter uma equipe engajada

Pois bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre como fazer o treinamento da equipe no varejo, é hora de pensar nos frutos que você pode colher ao fazer essa escolha.

Com um bom treinamento, todos os colaboradores passam a ter um maior conhecimento sobre os produtos e serviços da sua loja. Assim, ajudam a garantir uma melhor experiência para os consumidores e fazem com que o seu varejo tenha uma boa imagem perante ao público. 

Da mesma forma, valoriza-se a comunicação entre equipes, estimulando a cultura do feedback e do diálogo. O resultado? Menos perda de tempo e problemas causados devido à falta de comunicação.

Em suma, a cultura de treinamento da equipe no varejo visa estimular o profissional a sempre se desenvolver. Isso traz uma grande satisfação pessoal e orgulho em pertencer àquele time.

E quem melhor para “fazer propaganda” da sua loja do que os seus próprios colaboradores? Então… sabe o que isso significa para o seu varejo? Que ele se torna um lugar que atrai talentos e retem os melhores colaboradores.

Engajamento = fidelização e satisfação dos clientes

Por fim, o resultado final de um bom treinamento da equipe no varejo é um alto engajamento e uma equipe com muito conhecimento sobre o seu negócio. São pessoas que vestem a camisa e valorizam a cultura da sua marca.

Assim, o time trabalha mais motivado e isso é claramente observado pelos consumidores, que são melhor atendidos e saem da sua loja mais satisfeitos, com uma boa experiência.

Então, eles compartilham essa boa experiência com seus familiares, amigos e, por vezes, até em suas redes sociais. O resultado? Mais clientes satisfeitos, aumento no faturamento e imagem positiva perante ao mercado. 

Dessa forma, você entende como investir no treinamento da equipe no varejo é uma ação contínua e de extrema importância para o seu negócio?

Gostou do conteúdo? Caso queira saber mais sobre o assunto, baixe o nosso guia completo sobre como acertar em cheio no treinamento da equipe no varejo e colha os frutos desse investimento.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

Write A Comment