SUMÁRIO


Por em 27 de junho de 2022

Como vencer a concorrência? 11 dicas para seu supermercado se destacar

Quer saber como vencer a concorrência e garantir que o seu supermercado destaque-se nesse universo tão competitivo? Então você está no lugar certo! 

Preparamos aqui 11 dicas que vão te ajudar, e muito, nessa missão. Acompanhe:

Como vencer a concorrência? 11 dicas para seu supermercado

1. Conheça muito bem os seus clientes

Pois bem, por incrível que pareça, o primeiro passo para saber como vencer a concorrência é conhecer muito bem os seus clientes e seu público-alvo.

Afinal, é a partir desse conhecimento que você saberá o que atrai e encanta essas pessoas para, a partir de então, poder desenvolver estratégias que diferenciam o seu supermercado e façam com que ele ganhe destaque. 

Para ter sucesso nessa missão, uma boa estratégia é adotar uma ferramenta de gestão de clientes completa, que traz para o seu negócio, de forma precisa, os dados dos seus compradores e a preferência de cada um deles. 

Então, é hora de trabalhar em cima desses dados e entender padrões e tendências. Fazendo isso, você compreenderá:

  • De onde são os seus clientes – qual região o seu supermercado mais atinge;
  • Qual é a idade e o gênero dos seus consumidores;
  • Quais são os produtos preferidos deles e que não podem, de jeito nenhum, faltar na sua loja;
  • Quais canais eles preferem fazer compra: loja física ou e-commerce?
  • Qual a frequência de compra dessas pessoas;
  • O ticket médio e o número de itens na cesta;
  • Os principais canais de comunicação que fazem sentido você se comunicar com essas pessoas: SMS, WhatsApp, Telegram, Redes Sociais, push de aplicativos.

Tendo o conhecimento dessas informações, você identifica as principais necessidades, expectativas, demandas e desejos dos seus consumidores. 

– Para saber mais sobre esse assunto tão importante, confira: Por que fazer gestão de clientes? Veja 4 motivos que irão te convencer

2. Tenha uma cultura de melhoria contínua

Entenda que o seu supermercado pode estar com avaliações ótimas e tudo de acordo com o esperado. Entretanto, é essencial compreender que, para saber como vencer a concorrência, o seu negócio precisa estar em constante evolução

Sempre irão surgir novas tendências e mudanças no hábito de consumo dos clientes. No momento que você “corrigir uma falha”, é possível que surja outra área que precisa de ajustes. 

Assim sendo, é preciso estar atento e garantir que esse cuidado de investir em melhorias contínuas se torne um hábito no seu negócio. 

3. Agregue valor ao seu produto e/ou serviço

Outra boa dica para saber como vencer a concorrência é agregar valor no seu produto. Mas, como fazer isso?

Pois bem, primeiramente vale ressaltar que agregar valor a um produto significa não apenas vender esse item, mas também, comercializar, junto a ele, uma experiência positiva ao seu cliente. No fim, é essa experiência que vai  fazer com que este consumidor torne-se fiel à sua marca. E, é claro que você destaque-se da concorrência.

Lembre-se sempre de vender valor, e não preço. Por vezes, abaixar o preço de um produto não é a melhor solução para vencer a concorrência. Além do mais, é algo que pode trazer prejuízo para o seu negócio caso não seja uma ação bem pensada e estratégica. 

Assim sendo, foque em agregar valor. Para fazer isso, você pode:

  • Oferecer serviços extras que agreguem valor, como, por exemplo, o delivery de produtos e/ou a possibilidade de fazer embalagens personalizadas;
  • Fazer ações de degustação e demonstração de produtos;
  • Desenvolver programas de vantagens, como clube de descontos e cashback.

– Veja outras sugestões para agregar valor no seu negócio em: 10 formas de agregar valor aos seus produtos e aumentar as vendas 

4. Quer saber como vencer a concorrência? Conheça-a! 

É claro que para saber como vencer a concorrência você precisa saber quem é a sua concorrência, certo? Por isso, acompanhe de perto os seus concorrentes. 

Assim sendo, pesquise o perfil desses negócios, confira o que eles oferecem de diferencial, quais são os pontos fortes e fracos de cada um deles. Aliás, busque visitar a loja física e/ou virtual dos concorrentes com um olhar crítico, pensando no que pode ser aproveitado (e melhorado) pelo seu negócio e o que você acredita que não funciona. 

Aliás, vale lembrar que conhecer e estudar a concorrência é uma estratégia contínua e que deve fazer parte da sua estratégia de negócios sempre. 

5. Utilize estratégias de marketing efetivas 

Outra forma de saber como vencer a concorrência é utilizar o marketing como uma poderosa ferramenta para o seu supermercado. 

Primeiramente, vale lembrar que: quem não é visto, não é lembrado. E tornar a sua marca “mais vista” e reconhecida é só um dos benefícios que o marketing, quando bem feito, pode gerar para a sua empresa. 

Assim sendo, para trabalhar uma boa estratégia de marketing, pense que ela deve contar com três grandes elementos: conteúdo, relacionamento com o cliente e produto. 

Entenda melhor:

  • Ações de conteúdo: atraem e educam o público. Por exemplo, a divulgação de uma receita e/ou dicas úteis para o dia a dia das pessoas;
  • Estratégias de relacionamento: constroem laços com os consumidores, promovendo uma maior interação com o público;
  • Ações de produto: é a divulgação de produtos e/ou serviços que são oferecidos pelo seu supermercado.

Além disso, também é possível focar em estratégias que envolvam o marketing mais institucional, focado em falar mais sobre a sua própria marca. 

Por fim, todas as estratégias de marketing devem estar alinhadas e integradas. Mais do que isso, precisam ter um acompanhamento constante das suas métricas para ter a certeza de que as estratégias usadas estão sendo eficientes.

– Complemente a leitura com: Como funciona o marketing digital? Conheça as principais estratégias

6. Encontre o seu diferencial competitivo e trabalhe em cima dele

Mais uma sugestão para saber como vencer a concorrência é trabalhar em cima dos seus diferenciais. 

Afinal, agora você já conhece os seus concorrentes e, também os seus clientes, certo? Então, o que você oferece de diferente para o público? Qual é o motivo que faz com que as pessoas escolham comprar no seu supermercado e não nos demais

Esse motivo pode variar muito de acordo com cada marca. Por exemplo: trabalhar com a oferta de itens para restrições alimentares variadas – diabéticos, intolerantes à glúten e/ou lactose, veganos e vegetarianos. Se o seu supermercado oferece boas opções de produtos que abranjam esse público e os seus concorrentes não, você tem uma chance de conquistar uma parcela de clientes. 

Entretanto, além do mix de produtos variado, o seu diferencial competitivo também pode estar relacionado com:

  • Aceitar diversas formas de pagamento que não são aceitas nos concorrentes;
  • Programas de vantagens exclusivos;
  • Atendimento personalizado;
  • Horário de funcionamento diferenciado;
  • Serviços e promoções exclusivas;
  • Apoio em causas e ações sustentáveis
  • Boa acessibilidade, entre outros. 

7. Conte com uma equipe bem treinada e pronta para oferecer um atendimento qualificado

O bom atendimento pode ser um fator essencial para garantir o retorno do cliente. Para isso, é importante oferecer um programa de treinamento eficaz que ensine e estimule os profissionais a exercerem as suas funções com êxito. 

Foque sempre em oferecer um atendimento proativo e mais humanizado, que faça o consumidor se sentir especial e acolhido. Por fim, faça reciclagens para ter a certeza de que toda a equipe está alinhada com os valores da empresa e disposta a dar o seu melhor para conquistar o público. 

8. Invista em inovações e acompanhe as tendências

Empresas que investem em tecnologia e inovação tendem a se destacar no mercado e, assim, crescer mais. Isso acontece porque essas tecnologias surgem para potencializar o desempenho do negócio, reduzir os custos e melhorar a gestão da marca como um todo. 

Assim sendo, pensando no seu supermercado, busque acompanhar as tendências e inovar em áreas como:

  • Experiência do cliente, buscando compreender os desejos e anseios do público. Atenda-o via canais físicos e digitais e busque facilitar a vida do consumidor;
  • Serviços e produtos oferecidos, trazendo novidades que vão te ajudar a vencer a concorrência;
  • Atendimento eficaz, mais humanizado tanto em canais físicos quanto digitais;
  • Pós-venda, enviando mensagens personalizadas fomentando o relacionamento com o cliente;
  • Equipe, processos internos variados, equipamentos e máquinas, garantindo que a sua marca esteja de acordo com o mercado atual. 

9. Escute as sugestões/opiniões dos seus clientes

Ademais, além de conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes e desenvolver uma estratégia de relacionamento positiva com eles, lembre-se também de ouvi-los. Dessa forma, busque:

  • Enviar pesquisas de satisfação;
  • Disponibilizar totens no seu supermercado em que os consumidores possam avaliar o atendimento;
  • Deixar seus canais de comunicação sempre abertos para receber críticas, elogios e sugestões.

Esses feedbacks enviados pelos clientes podem te trazer insights valiosos de melhorias para a sua loja. Por isso, estimule-os! 

Ademais, lembre-se de que ouvir seu consumidor é uma dica extremamente importante para saber como vencer a concorrência de forma inteligente.

10. Para saber como vencer a concorrência, escolha bem os seus parceiros e fornecedores

Supermercados lidam diariamente com fornecedores e parceiros. Por isso, para vencer a concorrência, é importante garantir que seus parceiros de negócios sejam qualificados e tragam mais valor para a sua marca. 

Tendo um bom conhecimento do seu varejo e um bom relacionamento com parceiros e fornecedores, você terá mais chances de garantir um melhor controle de estoque e, também, poderá negociar valores de produtos a fim de fazer um melhor negócio.

Ainda, essa parceria é importante para que você possa desenvolver ações e promoções exclusivas de marcas estratégicas para o seu supermercado. Por exemplo, a degustação de novos sabores de uma bebida e/ou comida. 

Essa é uma ação que valoriza o seu parceiro, agrega valor ao seu supermercado e, também, auxilia a gerar uma experiências mais positiva e completa ao seu cliente. 

11. Garanta uma experiência positiva!

Por último, mas não menos importante, garanta que o cliente tenha uma experiência positiva ao comprar no seu supermercado, seja na loja física ou online

Ao final, é isso o que irá te ajudar de vez a superar a concorrência e garantir que esse consumidor volte a fazer compras no seu varejo. Assim sendo, para ter sucesso em gerar essa melhor experiência ao cliente, confira nossas dicas nos 3 artigos a seguir:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]