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4 formas de explorar os pontos extras em supermercados

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Você sabe o que são e como explorar os pontos extras em supermercados? Essa estratégia, quando bem utilizada, pode ser uma ótima aliada para aumentar o ticket médio das compras, vender produtos que estavam parados, atrair mais atenção para alguma mercadoria específica, entre outros.

Ademais, essa é uma daquelas estratégias do varejo que pode resultar em bons resultados sem que você precise fazer investimento financeiro. Ainda, caso não alcance o objetivo esperado, basta trocar o ponto extra e testar novos produtos, localizações e estratégias.

No entanto, antes de te explicar o que é e de te dar dicas práticas para você explorar os pontos extras em supermercados, vale ressaltar dois pontos:

  • Ao criar um ponto extra é importante você conhecer muito bem os seus consumidores, fazendo uma Gestão de Clientes eficiente. Afinal, é com esse conhecimento que você saberá quais são os produtos mais adequados para serem colocados nos pontos extras – e que, com base nos dados da sua ferramenta de gestão, provavelmente terão uma saída melhor.
  • Você só irá saber o resultado efetivo da sua ação se você souber como metrificá-la. Por isso, contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas para medir se os seus pontos extras estão sendo um sucesso é uma boa saída.

Com isso em mente, vamos te explicar um pouco mais sobre o que são os pontos extras em supermercados.

Afinal, o que são pontos extras em supermercados?

Os pontos extras nas lojas são aqueles que acomodam os produtos fora da sua seção “tradicional”. Ou seja, são os locais em que as mercadorias ficam expostas além da gôndola voltada para itens daquela natureza.

Por exemplo: com a chegada do Coronavírus, vários supermercados criaram pontos extras para expor álcool em gel. 

Então, algumas lojas passaram a disponibilizar o produto em ilhas promocionais, ou seja, em pallets ou balcões entre os corredores, posicionados em pontos de maior fluxo de clientes. Ainda, existem os varejos que optaram por colocar o álcool em gel na ponta das gôndolas e/ou na frente de caixa (check stand).

Todos esses locais citados podem ser utilizados como pontos extras nos supermercados. E, para você aumentar as suas vendas, é muito importante que você saiba como utilizá-los de forma estratégica.

Para te ajudar nessa missão, preparamos boas dicas que vão te auxiliar a montar pontos extras de sucesso. Confira! 

4 dicas para explorar da melhor forma os pontos extras em supermercados

1. Crie ilhas promocionais para chamar a atenção para novidades e/ou produtos que estão em alta no momento 

Quem nunca foi em um supermercado na época do Natal e encontrou uma linda ilha promocional recheada de panetones e chocotones?

No geral, é para isso que as ilhas promocionais servem: destacar um produto e, em alguns casos, até mesmo ajudar a enfeitar a loja – como é o caso do Natal, Páscoa, Dia dos namorados, entre outros.

Ideais para chamar a atenção dos clientes, as ilhas promocionais são as “queridinhas” dos supermercadistas e são uma ótima forma de expor produtos que:

  • Estão em alta no momento – como é o caso do álcool em gel, que citamos acima;
  • São novidade na sua loja;
  • Estão com um preço especial, que merece destaque;
  • Estão com a data de validade próxima do vencimento;
  • São de uma marca específica, muito querida pelos seus clientes. Inclusive… Que tal fechar parcerias com fornecedores que sejam relevantes para a sua loja, negociando uma ilha promocional para expor os produtos deles?

Viu só como são várias as opções para você criar ilhas promocionais no seu supermercado? Vale a pena usar a criatividade e explorar formatos diferentes desses pontos extras. Para isso, esteja sempre antenado e busque apostar em ilhas que estimulem a compra e deixem a sua loja mais viva.

2. Use a ponta de gôndola de forma inteligente

Seguindo para a próxima dica sobre os pontos extras em supermercados, chegou a hora de falar da ponta de gôndola.

Responsável por “encabeçar” toda a gôndola daquele corredor em questão, esse ponto de vendas oferece um grande destaque para os produtos que são ali colocados. Afinal, eles são vistos com mais facilidade pelas pessoas que estão no seu supermercado. 

Por vezes, é pela ponta de gôndola que os clientes reconhecem o que é comercializado em cada corredor e, de acordo com o produto ali colocado, optam por transitar nele. Por isso, é fundamental saber como utilizar esse ponto extra de forma inteligente. Algumas dicas que você pode seguir ao aplicar essa estratégia são:

  • Apenas um produto: fazer uma ponta de gôndola composta apenas por um produto que esteja em promoção, tenha uma grande saída e/ou mereça grande destaque;
  • Alguns produtos da mesma marca: você pode criar uma ponta de gôndola com diversos produtos de limpeza da mesma marca, mas que tenham aromas, cores e funções diferentes, por exemplo. O mesmo vale para produtos comestíveis: você pode colocar pipocas de diversos sabores, salgadinhos,  condimentos – como ketchup, maionese e mostarda, – entre outros;
  • Cross selling: outra opção é apostar no cross selling. Ou seja, na estratégia de expor lado a lado produtos complementares. Assim, o cliente compra o que queria e acaba levando algo a mais. Alguns exemplos de cross selling que você pode aplicar na ponta de gôndola são: pó de café e filtro de cafeteira; cereais matinais e leite; achocolatado e leite condensado; macarrão e queijo ralado e/ou molho de tomate, entre outros. 
  • Orelha: também utilizado como uma forma de cross selling, a “orelha” é um display ou rack que pode ser montado ao lado da ponta de gôndola, complementando-a.

3. Aproveite a frente de caixa – ou check stand – para expor os itens comprados por impulso

Quem nunca comprou um chocolate, um salgadinho, uma bala ou um refrigerante de última hora, simplesmente porque esses itens estavam posicionados de forma estratégica na frente de caixa? Pois é: é para isso que este ponto extra serve!

Porém, além de ser ideal para estimular as compras feitas por impulso e que tragam uma sensação de recompensa, o check stand também pode ser utilizado para comportar mercadorias que costumam ser esquecidas pelos clientes, como pilhas, lâminas de barbear, lâmpadas, isqueiros, entre outros.

A frente de caixa também pode ser enriquecida com itens sazonais, como lápis, canetas e borrachas na volta às aulas, por exemplo. Ainda, outra estratégia para fazer com que a fila do caixa seja menos cansativa para o cliente, é apostar em produtos que mantenham-no entretido, como revistas.

4. Faça uso do Clip Strip: uma estratégia sutil, mas eficiente

Sabe quando você está andando por um corredor e vê uma espécie de “faixa pendurada” que traz alguns produtos grampeados ou fixados nesta própria faixa? Então, esse é o Clip Strip.

Ele pode ser extremamente útil para exibir produtos pequenos, leves e que tenham pouco volume. Produtos esses que, quando expostos de forma tradicional nas gôndolas, acabam por não atrair a atenção dos clientes.

Eles podem ser expostos tanto nos seus corredores “tradicionais” – por exemplo, fazer um Clip Strip com pequenos pacotes de amendoim em um corredor de salgadinhos, – ou em corredores nos quais o objetivo é fazer o cross selling – por exemplo, fazer esse mesmo Clip Strip com amendoim em um corredor de cervejas.

Outros produtos que costumam ser utilizados nesse ponto de vendas extra são:

  • Temperos culinários: podem ser colocados em corredores de temperos e condimentos, ou próximos dos pacotes de arroz, de pipoca e de demais receitas em que costumam ser utilizados.
  • Pacotes de queijo ralado: posicionados próximos aos pacotes de macarrão.
  • Granulados para doces e coco ralado: próximos ao leite condensado.
  • Fio dental: perto das escovas e cremes dentais, entre outros.

Os pontos extras em supermercados são extremamente importantes para alavancar suas vendas. Use-os de forma estratégica! 

Enfim, agora você já sabe um pouco mais sobre boas maneiras de explorar os pontos extras em supermercados, não é mesmo? Então, aproveite para colocar nossas dicas em prática e colher os bons frutos dela.

Pois bem, não sabe por onde começar a implementar essas ações e/ou está com dúvidas sobre quais são os melhores produtos para utilizar nos seus pontos extra? Então entre em contato conosco agora mesmo, conheça nossas soluções para o seu varejo e passe a conhecer melhor os seus clientes.

Assim, com certeza será mais fácil decidir quais são as mercadorias que merecem destaque no seu supermercado.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

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