SUMÁRIO


Por em 10 de agosto de 2021

Como fazer uma boa comunicação visual para supermercado?

Saber como fazer uma boa comunicação visual para supermercado pode fazer toda a diferença tanto para atrair clientes para a sua loja, quanto para garantir que os consumidores sintam-se confortáveis enquanto estiverem circulando pelo seu PDV.

É para te ajudar a entender mais sobre a importância da comunicação visual para supermercado e dar boas dicas para você acertar na hora de decorar a sua loja que preparamos esse texto. Acompanhe e inspire-se! 

Comunicação visual para supermercado: a primeira impressão é a que fica! 

Você já deve ter ouvido algumas vezes a frase “a primeira impressão é a que fica” ou “não temos uma segunda chance de causar uma primeira impressão boa”, certo? Pois bem, o mesmo serve para quando falamos de supermercados e demais estabelecimentos comerciais.

Ou seja, é muito mais fácil você conquistar “de primeira” um cliente que vai até a sua loja e, logo nessa experiência inicial, se depara com um varejo organizado, bem iluminado, bonito e bem sinalizado.

Entretanto, caso esse não seja o caso do seu PDV no momento, pense que diariamente você receberá novas pessoas na sua loja.

E sempre há a chance de causar uma primeira impressão positiva para os seus consumidores. 

Por isso, se você ainda não trabalha a comunicação visual para supermercado e não tem dúvidas sobre como deixar a sua loja mais atrativa, veja nossas dicas!

7 dicas para melhorar a comunicação visual para supermercado

1. Defina um padrão de cores, fontes e estilos 

Para ter uma boa comunicação visual, é importante que o seu supermercado siga um padrão de cores, fonte e estilo, certo? Assim, todo e qualquer material visual que for feito para a sua marca, seguirá essas orientações.

Uma boa dica é desenvolver um manual de marca, que explica de forma clara a maneira a qual a logo do seu supermercado deve ser aplicada nos materiais, quais cores diferentes podem ser usadas dentro de uma paleta pré-estabelecida, entre outros. 

Esse cuidado é importante para garantir que onde quer que o seu supermercado seja citado, ele será citado de acordo com essas normas. 

2. Garanta que os clientes reconheçam a sua logo e as cores da sua marca

Quando você vê a combinação de verde e amarelo, logo deve lembrar do McDonald ‘s, não é mesmo? Isso acontece porque, mesmo com tantos anos se passando, várias reformulações de marca e muitos novos produtos, eles continuam mantendo a sua essência e cores muito bem trabalhadas.

É claro que usar o McDonald ‘s com exemplo é quase “injusto”, afinal, estamos falando de uma empresa gigante. Entretanto, a dica é usar com frequência as cores escolhidas para representar o seu supermercado para garantir que, toda vez que os seus clientes vejam aquelas cores, eles associem-nas com a sua marca.

Use-as nas suas redes sociais, encartes e, também, na decoração e sinalização do seu supermercado.

3. Uma boa comunicação visual para supermercado passa por uma excelente sinalização

É importante que o seu cliente sinta-se confortável e seguro no seu supermercado desde a primeira vez que ele botar os pés na sua loja. Por isso, garanta que o seu PDV seja muito bem sinalizado e siga um fluxo que faça sentido para os shoppers. 

Use as mais diversas formas de comunicações visuais disponíveis para garantir que seja tudo muito bem compreendido.

Totens, placas, painéis de led, testeiras de gôndola, letreiros e sinalização no chão, por exemplo, não só podem, como devem fazer parte da sua comunicação visual para supermercado.

Exemplo de uma sinalização específica para produtos orgânicos

4. Organização de layout e iluminação fazem toda a diferença 

Além de utilizar diversos formatos de materiais para fazer a sua comunicação visual, lembre-se da importância de garantir que o seu supermercado esteja sempre organizado, limpo e bem iluminado.

Afinal, de nada adianta você investir em uma linda placa de sinalização informando onde fica o seu açougue e/ou padaria se a iluminação em cima essa placa está queimada ou mal posicionada.

Com frequência, faça o teste de se colocar no lugar do seu cliente. Entre pela sua loja como se fosse um comprador que está ali pela primeira vez. Analise se a layoutização e a organização dos corredores faz sentido, se as placas e demais sinais de comunicação visual estão facilmente legíveis, se as promoções estão chamativas, entre outros.

Também, não hesite em pedir para pessoas de confiança da sua equipe fazerem esse mesmo teste. Quem sabe dessa forma você descubra coisas que passaram despercebidas por você.

5. Estude a concorrência

A ideia nunca é copiar os seus concorrentes. Entretanto, é importante que você tenha conhecimento sobre o que está acontecendo no seu nicho de mercado e que pode ser relevante na comunicação visual para supermercado atual.

Por isso, não hesite em ver lojas de outros varejistas e analisar aquilo que achou interessante naquele estabelecimento. O que eles utilizaram e que ainda não tem na sua loja?

Pense em alguma maneira de aperfeiçoar e personalizar aquilo que você já gostou, deixando com a cara da sua marca.

Lembre-se de que é importante manter-se atualizado na área para não ficar para trás. Por isso, busque sempre estar antenado e por dentro do que está em alta no momento.  

6. Faça sinalizações especiais para setores diferentes

Existem setores do supermercado que pedem por uma comunicação visual diferente. Seja tanto para manter os produtos íntegros, quanto para deixar a estética do supermercado mais bonita.

Os corredores de vinho, por exemplo, podem ter uma estética mais parecida com a de uma adega. Para isso, aposte em uma iluminação diferenciada e formas distintas de expor as bebidas. O mesmo vale para cervejas artesanais, produtos orgânicos, padaria, açougue, entre outros.

Aproveite que esses setores são diferentes e use isso a favor da sua comunicação visual para supermercado. 

7. Use os dados a seu favor 

Apesar de estudar a concorrência, é importante você compreender que cada supermercado é um supermercado. E isso significa que cada estabelecimento tem as suas particularidades, perfis de clientes, entre outros.

Assim, se você conta com uma plataforma de Gestão de Clientes, por exemplo, você consegue analisar de maneira precisa quais são os seus produtos que mais saem e, também, aqueles que não caíram muito no gosto dos clientes.

Mas afinal, será que esses produtos que estão sendo pouco consumidos realmente não são desejados pelos clientes? Ou será que eles estão em um lugar que não faz sentido, mal sinalizados/iluminados ou escondidos?

Por isso é tão importante você ter um bom controle do seu supermercado e saber quem são os seus clientes, o que eles consomem, quais promoções fazem mais sentido para eles, entre outros.

É a partir desses dados que você tem uma melhor possibilidade de fazer uma comunicação visual para supermercado que vá de acordo com o perfil do seu público.

Se ainda não conta com uma plataforma completa de Gestão de Clientes, talvez seja a hora de mudar isso. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como a Mercafacil pode te ajudar a dar muito mais insumos para você melhorar a sua comunicação visual para supermercado e alavancar seus resultados.


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]