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A evolução do PDV ao PDX. O que muda nos supermercados?

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Mudanças no comportamento de consumo, a utilização cada vez mais presente da tecnologia e as novas necessidades e desejos dos clientes estão fazendo com que o já tradicional “PDV” (ponto de venda) se transforme em algo maior. Estamos falando do PDX (ponto de relacionamento e experiência).

De maneira resumida, a letra “X” pode ser entendida como a experiência que o shopper precisa ter no seu ponto de venda. Também, pode ser tratada como “exponencial”, como a multiplicidade de possibilidades, expectativas, relacionamentos e funções que os antigos PDVs – ou lojas – passam (ou devem passar) a oferecer.

Já sabemos que o varejo está passando pela “era da experiência”, e a evolução do PDV para PDX é mais uma prova disso. Entretanto, como fazer com que o seu supermercado acompanhe essa tendência que veio para ficar? E, mais do que isso, como fazer com que você aumente a fidelização dos seus clientes e as suas vendas compreendendo melhor esse novo conceito? Acompanhe!

PDX: mais do que uma loja de produtos. Um local que oferece experiências

É importante compreender que o consumidor atual busca mais do que um produto quando vai ao seu supermercado. Ao optar por fazer compras, o cliente atual também dá atenção à valores como:

  • Ações inclusivas;
  • Acolhimento;
  • Proximidade;
  • Personalização – no atendimento, nas promoções, na forma de se comunicar, etc;
  • Cooperação;
  • Cuidado com o ambiente;
  • Posicionamento e causas defendidas.

Entre outros. Esses tópicos fazem parte na decisão de compra dos clientes do presente e do futuro próximo. E é importante que o seu supermercado esteja atento a eles.

E mais do que isso, vale lembrar que esses tópicos são extremamente importantes tanto para a loja física quanto para o ambiente virtual. Assim, valorizar a omnicanalidade e a jornada figital do seu shopper é essencial. 

Ou seja, da mesma maneira que você deve acolher os seus clientes no seu PDV – ou PDX, – você também deve demonstrar este cuidado em suas redes sociais e demais canais de comunicação. 

Lembre-se de que todos os canais são integrados e, mais do que isso, se completam. Assim sendo, um canal não veio para destruir o outro, mas sim, para somar, evoluir e tornar o relacionamento e a experiência entre cliente e varejo cada vez melhor. 

O PDV não vai acabar, ele vai evoluir e tornar-se um PDX. E as marcas que compreenderem isso sairão na frente. 

Compreendendo o seu shopper

Conforme citamos em um dos tópicos anteriores, a personalização é um dos pontos importantes para o sucesso da sua marca. Isso acontece porque é este cuidado que mostra ao cliente que você sabe exatamente quem ele é ao relacionar-se com ele. 

Para isso, é muito importante debruçar-se em dados, cupons, usar inteligência artificial e outras tecnologias que podem ser grandes aliadas. Inclusive, uma plataforma completa e integrada de gestão de clientes pode ser a sua maior guia neste momento.

Essa tecnologia te auxilia a compreender e a explorar o universo dos seus clientes com profundidade, especificidade e assertividade. O objetivo é entender cada vez melhor:

  • Quem é este shopper;
  • Como ele se comporta quando vai às compras;
  • Qual é o seu processo de tomada de decisões na sua loja;
  • Qual é a frequência que ele vai até o seu PDX e o que ele mais valoriza no seu negócio;
  • Ele se relaciona com você via redes sociais e/ou demais canais de comunicação, ou apenas faz as compras físicas?
  • O que faz ele comprar na sua loja? (Preços, localização, experiência, mix de produtos, ações engajadas), entre outros. 

É a compreensão de todos estes dados que permite que você possa evoluir o seu PDV ao PDX e, assim, ofereça a melhor experiência ao seu consumidor. 

Como evoluir o meu PDV e torná-lo um PDX?

Para não deixar com que o seu supermercado fique para trás e você passe a ter um PDX completo, o primeiro passo é: compreender as mudanças pelas quais estamos passando e, mais do que isso, contar com uma equipe engajada, que também compreenda essas alterações e esteja disposta a evoluir junto com a sua marca. Ou seja: faça com que a cultura da inovação esteja presente na sua rotina.

Compreendida a importância dessa evolução, é hora de lembrar o que faz com que o PDV se torne um PDX. Estamos falando dela, da experiência completa que o cliente tem ao se relacionar e/ou fazer compras da sua loja.

Lembre-se de que oferecer experiências ao consumidor é algo que está relacionado com questões que vão muito além do preço dos seus produtos. Estamos falando de:

  • Oferecer informações, serviços, soluções, ações educativas, entretenimento e consultoria sobre determinados produtos e categorias. Esses conteúdos podem ser feitos em postagens nas redes sociais e encartes, mas também de forma presencial na sua loja;
  • Gerar emoções e sensações positivas relacionadas aos produtos e à sua marca;
  • Considerar a ampliação do mix de mercadorias, caso isso possa melhorar a experiência do cliente com a sua marca – sempre, é claro, sem prejudicar a sua operação.

O mais importante é que você deve sempre lembrar se de que a venda pode, ou não, acontecer na sua loja física naquele momento. E isso muda completamente o conceito antigo do PDV. Afinal, o PDV era visto como o local em que ocorria a atração, oferta, promoção de produto e o relacionamento com o consumidor. Hoje, o PDV evoluiu e se tornou o PDX, algo que engloba muitas outras coisas – como você pôde observar. 

A integração do PDX com a tecnologia

É impossível falar de evoluir o PDV para o PDX sem tocar na importância da tecnologia e da digitalização do varejo. 

Afinal, é utilizando a tecnologia e compreendendo a importância de suas ferramentas que você poderá garantir que a sua loja esteja presente nos mais diversos canais de forma integrada.

Lembre-se de que o seu cliente está online e, se ele está lá, você também precisa estar. 

Porém, a loja física também continua sendo essencial para garantir o sucesso do seu supermercado.

E é por isso que é tão importante integrar os canais de maneira completa e compreender as mudanças propostas pelo PDX. 

Por fim, garanta que o seu cliente tenha sempre a melhor experiência com a sua marca, independentemente do canal escolhido para essa interação.

Está em busca de compreender cada vez melhor os seus shoppers e ter sucesso na hora de evoluir o seu PDV para um PDX? Então agende uma reunião gratuita com um dos nossos especialistas e saiba como a nossa plataforma completa de Gestão de Clientes pode ser a solução para o seu varejo.

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil.

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