SUMÁRIO


Por em 19 de janeiro de 2021

Campanhas internas no supermercado podem aumentar suas vendas

Se você está em busca de aumentar as vendas do seu supermercado, existem algumas estratégias que você deve conhecer. E elas incluem tanto os cuidados com o mix de produtos, atendimento aos clientes, organização e marketing, quanto a atenção com os seus colaboradores. E hoje nós vamos falar sobre esse último tópico: as campanhas internas que podem incentivar o seu time a vender mais.

As campanhas internas de incentivo de vendas são ferramentas tradicionais e poderosas. Quando bem utilizadas, ajudam o seu supermercado a aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, geram um engajamento maior dos colaboradores. Por fim, o seu varejo alcança melhores resultados e o seu time fica mais motivado. Interessante, não é mesmo?

Para te dar boas dicas de como fazer campanhas internas vencedoras, preparamos este material. Acompanhe e prepare-se para botar em prática o quanto antes as nossas sugestões.

Como criar campanhas internas vencedoras no seu supermercado? 

1. Valorize e engaje o seu colaborador

O primeiro passo para garantir que as campanhas internas sejam um sucesso é contar com um time que veste a camisa da sua marca. Por isso, o engajamento dos colaboradores deve ser visto como um investimento para o seu negócio.

Afinal, de nada adianta você criar campanhas maravilhosas se os profissionais que estão na linha de frente da empresa não estão satisfeitos com o seu trabalho. São eles quem comandarão a campanha e poderão garantir que ela seja um sucesso.

Para isso, é essencial ter uma comunicação clara e objetiva com o seu time. Apresentando números, metas a serem batidas e os motivos das ações. É essencial que os profissionais sintam-se parte da empresa e saibam que cada um deles pode fazer a diferença.

Um time proativo, motivado, bem treinado e disposto a bater as metas é muito importante para o sucesso do seu varejo. 

2. Defina quais são os objetivos da campanha – e saiba como mensurar os resultados de maneira clara 

Tendo um time que veste a camisa e está disposto a fazer uma campanha interna de sucesso, é hora de definir quais são os objetivos dessa ação.

E está errado quem pensa que o único objetivo esperado é “aumentar as vendas”. Muitas vezes existem outras metas que podem ser um pouco mais complexas, por exemplo:

  • Aumentar o número de cadastros de clientes no seu Clube de Descontos 
  • Caso você venda sacolas retornáveis, é possível criar uma meta para aumentar a venda destes produtos, reforçando o cuidando ambiental dessa ação

Além dos vendedores e operadores de caixa, também é possível pensar em campanhas internas para as outras áreas do seu supermercado. Desde o marketing, passando pelo time que atua no estoque e reposição, entre outros.

As campanhas não precisam ocorrer todas ao mesmo tempo, mas é importante que você compreenda que é possível, sim, desenvolver ações para todos os times. E, mais do que isso, entender que essas campanhas internas trarão apenas resultados positivos para o seu negócio.

Outro ponto ESSENCIAL é criar um esquema de pontuações que seja facilmente mensurável e que você possa apresentar ao fim da campanha. É preciso que todos entendam, de maneira clara, quem é o vencedor e o motivo disso.

Pois bem, definidos os objetivos das campanhas internas e a forma de calculá-los, é hora de fazer as regras e divulgá-las para o seu time. Assim, eles saberão o que precisam fazer para ganhar o prêmio. E falando em prêmio…

3. Defina quais serão as premiações das campanhas internas do seu supermercado

Para que o seu time mantenha-se motivado é importante pensar em premiações que sejam relevantes para eles. Inclusive, antes de dar início à campanha, é possível até mesmo fazer uma enquete com os colaboradores perguntando o que eles gostariam de ganhar se fossem os vencedores.

Algumas sugestões que você pode dar de premiação são: 

  • Cartões de débito/voucher com valores para gastar
  • Cursos
  • Viagens
  • Cestas personalizadas
  • Dinheiro
  • Eletrônicos (computadores, celulares, televisores, tablets)
  • Eletrodomésticos (microondas, airfryer, forno elétrico)
  • Kits personalizados (kit de churrasco, kit de comida japonesa, entre outros).

Inclusive, outra dica legal é aproveitar essa enquete da premiação e também abrir um espaço para sugestões de nomes para a campanha. Ações com temas criativos atraem a atenção e instigam o time. 

Inclusive, o profissional que der a melhor sugestão e ela for escolhida, já pode somar “um ponto” na campanha interna. Que tal?

4. Lance a campanha! 

Pois bem,  agora você já sabe qual é o objetivo da campanha e como calcular o resultado. Também, já definiu as regras e sabe qual será a premiação para o colaborador/o time vencedor. Então, é hora de lançar a ação!

Para isso, é muito importante você já ter um prazo bem definido para a campanha. Já no lançamento, informe qual será o dia do encerramento e da premiação. Durante o período em que a campanha estiver acontecendo, aposte em comunicados internos para manter o time engajado e estimular a gameficação. 

5. Faça uma cerimônia de encerramento memorável e acrescente as campanhas internas na cultura do seu negócio

Para premiar o vencedor, lembre-se de fazer uma cerimônia memorável, valorizando a dedicação que o time e/ou o profissional tiveram para chegar lá. Isso poderá despertar a vontade dos demais profissionais de participarem de maneira mais engajada das próximas campanhas. 

E esse é outro ponto muito importante.

Deixar claro que existirão novas campanhas internas e que, em algum momento, elas irão contemplar cada time. 

Se a primeira campanha foi exclusiva para o time de operadores de caixa, a segunda pode ser para o time de vendedores, a terceira para os profissionais que atuam no estoque, e aí por diante.

Ou seja, o ideal é tornar as campanhas internas em parte da cultura do seu negócio.

Bônus: estenda as campanhas internas para outros objetivos que não estejam relacionados com o faturamento da sua loja 

É claro que aumentar as vendas é o objetivo do seu negócio. Porém, as campanhas internas para os seus colaboradores podem ir muito além disso! 

Que tal promover ações de arrecadação de agasalhos, cestas básicas e rações para animais de estimação? Ou então fazer campanhas voluntárias, em que cada time se compromete a visitar uma instituição carente?

Essas campanhas internas são excelentes para todos os envolvidos: para os colaboradores, para as instituições que serão ajudadas e, também para o seu varejo. Afinal, é uma forma saudável de ajudar as entidades locais, de humanizar a sua marca e de desenvolver hábitos mais altruístas para os profissionais do seu time. Todos saem ganhando!

Por fim, gostou das nossas sugestões para fazer campanhas internas para o seu supermercado? Então continue acompanhando o nosso blog para ficar sempre por dentro das novidades e tendências para o varejo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]