Por em 22 de março de 2022
O que é PDV? Entenda para que serve e qual a sua importância
Você sabe dizer o que é PDV? Mais do que isso, sabe a importância dessas “três letrinhas” para o seu negócio?
Pois bem, abaixo vamos te explicar de maneira detalhada a necessidade de criar boas estratégias e investir em uma excelente gestão do seu PDV.
Entretanto, antes vamos explicar o conceito básico sobre o que é PDV. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é PDV?
PDV é a abreviação de ponto de venda. Essa é a resposta mais curta, objetiva e adequada para a pergunta “o que é PDV”. Porém, é importante aprofundar-se mais nesse conceito – e você logo vai entender o motivo.
Ademais, vale ressaltar que PDV pode se referir tanto à sua loja física quanto virtual. Inclusive, PDV pode também referir-se aos consultores de venda e até especificamente ao caixa do seu supermercado.
Portanto, para responder o que é PDV, entende-se que ele é o “ponto de venda” em que o consumidor tem contato direto com os produtos ou serviços do seu negócio. E, é claro, onde as vendas são finalizadas.
– Veja também: Confira 5 dicas infalíveis para fazer merchandising no PDV
Panorama de mercado: o que é PDV e por que investir em um bom PDV é importante para o seu negócio?
Pois bem, existem bons estudos que reforçam a importância das empresas compreenderem o que é PDV e, então, investirem em um bom ponto de venda.
Um grande exemplo é a pesquisa 2020 Retail Industry Outlook, divulgada pela Deloitte. Ela reforça que os investimentos no PDV focados em conveniência para o consumidor precisam ser considerados pelas marcas que querem aumentar o sell-out.
Ou seja, marcas que desejam alavancar as suas vendas devem apostar em PDVs mais convenientes para os consumidores. Isso significa que os pontos de venda devem ser práticos, organizados, seguros e, é claro, gerar uma boa experiência para os clientes.
Além disso, estudos da Nielsen também trazem estudos relevantes para a área. Dentre eles, destaque para os seguintes dados:
- 55% dos shoppers da América Latina decidem pela marca no ponto de venda;
- 60% das decisões de compra deste mesmo público são tomadas no PDV.
Ou seja, a maneira a qual serão expostos os produtos no PDV faz toda a diferença na hora do consumidor optar pelas mercadorias.
O ponto de venda é essencial para o sucesso do seu negócio
Seja a sua loja física, virtual ou figital (presente em ambos os canais), ter um bom ponto de venda é essencial para o sucesso do seu negócio.
Ademais, não importa o que você comercializa. O PDV é o local (novamente, físico ou online) em que tudo o que foi planejado, de fato, acontece.
Ou seja, é no PDV que você coloca em prática todas as suas estratégias que envolvem a layoutização da sua marca, a exposição dos produtos, fortalece o relacionamento com o cliente, oferece benefícios e facilidades para o consumidor, reforça o relacionamento com ele, entre outros.
O cliente pode (e deve!) relacionar-se com a sua marca por outros canais. Entretanto, é no PDV que “a magia” acontece.
Assim sendo, para ter sucesso na sua estratégia e garantir que o seu PDV seja bem avaliado pelos seus consumidores, existem algumas ações que você pode seguir.
– Confira também: Ponto de venda: como atrair e fidelizar clientes no PDV
5 dicas para ter um bom PDV
1. Conheça o seu cliente
Pois bem, o primeiro passo para o seu PDV ser um sucesso é você conhecer muito bem os seus clientes. Afinal, é a partir desse conhecimento que você poderá decidir a melhor maneira de organizar toda a sua loja, física ou virtual.
Quais produtos são os queridinhos do seu público e merecem destaque? Ainda, quais as mercadorias que merecem ser realocadas e posicionadas em outros corredores e/ou gôndolas para que as vendas aumentem?
Assim sendo, conhecendo o perfil do seu público, ficará mais fácil para você seguir um norte e organizar o seu PDV de acordo com o gosto dos clientes.
– Você pode se interessar por: Aumento de faturamento depende de conhecer seus clientes
2. Ofereça um atendimento personalizado e humanizado
Além de conhecer o seus clientes, é preciso atendê-los de forma personalizada e humanizada por todos os canais. Para isso, lembre-se de fazer o cadastro dos consumidores e, a partir desses dados, capriche nas suas ações de relacionamento.
Ao obter informações como nome completo, CPF, histórico de compras, endereço, idade e ticket médio, por exemplo, você poderá garantir que, ao fazer as compras, os clientes sejam tratados de forma personalizada e única.
Ainda, é possível oferecer promoções exclusivas e segmentadas de acordo com o perfil de cada cliente. Assim, quando ele for fazer as compras no PDV, se sentirá mais especial, lembrado e querido pela sua marca.
3. Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia é sua grande aliada na hora de ter um bom PDV. Entretanto, mais do que contar com as ferramentas corretas, é importante debruçar-se sobre os números gerados por essas ferramentas e fazer bom uso delas.
Os números somente trarão insights para a sua marca se você souber como utilizá-los. Por isso, lembre-se de acompanhar frequentemente suas ferramentas de gestão para saber como está o funcionamento do seu PDV.
A partir desses dados você poderá definir suas próximas estratégias de ação, por exemplo:
- Qual produto deve ter um maior destaque no seu PDV? Ou seja, ter uma ponta de gôndola dedicada somente para ele ou um banner maior no seu e-commerce?
- Existem mercadorias que estão encalhadas? Então, que tal fazer uma “queima de estoque” delas e deixá-las mais à mostra no seu ponto de venda?
- Sua próxima campanha e/ou ação de marketing terá qual objetivo? Reativar clientes, fidelizar clientes ou trazer novos consumidores para a loja? A partir dessa decisão, organize o seu PDV para colocar em prática a ação desejada.
4. Saiba o que é PDV e transforme-o em um PDX
Além de compreender de uma vez por todas o que é PDV, saiba como utilizar de forma otimizada o seu ponto de venda. Ou seja, não basta colocar os itens nas prateleiras e esperar que eles se vendam “sozinhos” de forma orgânica.
O PDV é mais do que um simples local de oferta de produtos.
Assim sendo, para que as vendas aconteçam e as marcas realmente conquistem o coração dos clientes, é necessário transformar o seu PDV em PDX. Ou seja, em um ponto de experiência para os clientes e visitantes.
Isso significa desenvolver ações para estimular os sentidos, despertar os desejos e suprir as expectativas e necessidades de quem compra.
– Para saber mais sobre o assunto, confira: A evolução do PDV ao PDX. O que muda nos supermercados?
5. Coloque-se no lugar do cliente e garanta que o seu PDV ofereça uma experiência completa e agradável
Por fim, mas não menos importante, além de saber o que é PDV, é essencial colocar-se no lugar do cliente e garantir que o seu ponto de venda ofereça uma experiência completa e satisfatória para todos os seus visitantes e consumidores.
Isso significa investir em:
- Limpeza e organização. Garanta que os produtos sejam fáceis de serem encontrados pelos consumidores e tenham os preços bem sinalizados e visíveis;
- Comunicação visual atraente e adequada;
- Equipe bem treinada, proativa e engajada. Todos os colaboradores devem saber o seu papel para o bom funcionamento do supermercado e, é claro, oferecer um atendimento impecável;
- Facilidade na hora do pagamento. Aceite diversas bandeiras de cartões, ofereça a opção de pagamento via self-checkout e invista em sistemas ágeis, que minimizem as filas dos caixas.
Essas são algumas das características importantes para supermercados que buscam compreender o que é PDV e, mais do que isso, oferecer uma experiência de compra satisfatória para os seus consumidores. Afinal, é somente ao oferecer uma boa experiência que será possível fidelizar cada um dos seus clientes e trazê-los novamente para a sua loja.
Para finalizar, se está em busca de potencializar ainda mais os resultados da sua loja, confira 8 dicas infalíveis para aumentar suas vendas no PDV e coloque em prática as nossas sugestões!
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]