SUMÁRIO


Por em 22 de março de 2022

O que é PDV? Entenda para que serve e qual a sua importância

Você sabe dizer o que é PDV? Mais do que isso, sabe a importância dessas “três letrinhas” para o seu negócio? 

Pois bem, abaixo vamos te explicar de maneira detalhada a necessidade de criar boas estratégias e investir em uma excelente gestão do seu PDV. 

Entretanto, antes vamos explicar o conceito básico sobre o que é PDV. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é PDV? 

PDV é a abreviação de ponto de venda. Essa é a resposta mais curta, objetiva e adequada para a pergunta “o que é PDV”. Porém, é importante aprofundar-se mais nesse conceito – e você logo vai entender o motivo.

Ademais, vale ressaltar que PDV pode se referir tanto à sua loja física quanto virtual. Inclusive, PDV pode também referir-se aos consultores de venda e até especificamente ao caixa do seu supermercado.

Portanto, para responder o que é PDV, entende-se que ele é o “ponto de venda” em que o consumidor tem contato direto com os produtos ou serviços do seu negócio. E, é claro, onde as vendas são finalizadas.

– Veja também: Confira 5 dicas infalíveis para fazer merchandising no PDV

Panorama de mercado: o que é PDV e por que investir em um bom PDV é importante para o seu negócio?

Pois bem, existem bons estudos que reforçam a importância das empresas compreenderem o que é PDV e, então, investirem em um bom ponto de venda.

Um grande exemplo é a pesquisa 2020 Retail Industry Outlook, divulgada pela Deloitte. Ela reforça que os investimentos no PDV focados em conveniência para o consumidor precisam ser considerados pelas marcas que querem aumentar o sell-out. 

Ou seja, marcas que desejam alavancar as suas vendas devem apostar em PDVs mais convenientes para os consumidores. Isso significa que os pontos de venda devem ser práticos, organizados, seguros e, é claro, gerar uma boa experiência para os clientes.

Além disso, estudos da Nielsen também trazem estudos relevantes para a área. Dentre eles, destaque para os seguintes dados:

  • 55% dos shoppers da América Latina decidem pela marca no ponto de venda;
  • 60% das decisões de compra deste mesmo público são tomadas no PDV.

Ou seja, a maneira a qual serão expostos os produtos no PDV faz toda a diferença na hora do consumidor optar pelas mercadorias. 

O ponto de venda é essencial para o sucesso do seu negócio

Seja a sua loja física, virtual ou figital (presente em ambos os canais), ter um bom ponto de venda é essencial para o sucesso do seu negócio.

Ademais, não importa o que você comercializa. O PDV é o local (novamente, físico ou online) em que tudo o que foi planejado, de fato, acontece. 

Ou seja, é no PDV que você coloca em prática todas as suas estratégias que envolvem a layoutização da sua marca, a exposição dos produtos, fortalece o relacionamento com o cliente, oferece benefícios e facilidades para o consumidor, reforça o relacionamento com ele, entre outros. 

O cliente pode (e deve!) relacionar-se com a sua marca por outros canais. Entretanto, é no PDV que “a magia” acontece. 

Assim sendo, para ter sucesso na sua estratégia e garantir que o seu PDV seja bem avaliado pelos seus consumidores, existem algumas ações que você pode seguir.

– Confira também: Ponto de venda: como atrair e fidelizar clientes no PDV

5 dicas para ter um bom PDV 

1. Conheça o seu cliente

Pois bem, o primeiro passo para o seu PDV ser um sucesso é você conhecer muito bem os seus clientes. Afinal, é a partir desse conhecimento que você poderá decidir a melhor maneira de organizar toda a sua loja, física ou virtual.

Quais produtos são os queridinhos do seu público e merecem destaque? Ainda, quais as mercadorias que merecem ser realocadas e posicionadas em outros corredores e/ou gôndolas para que as vendas aumentem? 

Assim sendo, conhecendo o perfil do seu público, ficará mais fácil para você seguir um norte e organizar o seu PDV de acordo com o gosto dos clientes.

– Você pode se interessar por: Aumento de faturamento depende de conhecer seus clientes

2. Ofereça um atendimento personalizado e humanizado

Além de conhecer o seus clientes, é preciso atendê-los de forma personalizada e humanizada por todos os canais. Para isso, lembre-se de fazer o cadastro dos consumidores e, a partir desses dados, capriche nas suas ações de relacionamento. 

Ao obter informações como nome completo, CPF, histórico de compras, endereço, idade e ticket médio, por exemplo, você poderá garantir que, ao fazer as compras, os clientes sejam tratados de forma personalizada e única.

Ainda, é possível oferecer promoções exclusivas e segmentadas de acordo com o perfil de cada cliente. Assim, quando ele for fazer as compras no PDV, se sentirá mais especial, lembrado e querido pela sua marca.

3. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é sua grande aliada na hora de ter um bom PDV. Entretanto, mais do que contar com as ferramentas corretas, é importante debruçar-se sobre os números gerados por essas ferramentas e fazer bom uso delas. 

Os números somente trarão insights para a sua marca se você souber como utilizá-los. Por isso, lembre-se de acompanhar frequentemente suas ferramentas de gestão para saber como está o funcionamento do seu PDV. 

A partir desses dados você poderá definir suas próximas estratégias de ação, por exemplo:

  • Qual produto deve ter um maior destaque no seu PDV? Ou seja, ter uma ponta de gôndola dedicada somente para ele ou um banner maior no seu e-commerce?
  • Existem mercadorias que estão encalhadas? Então, que tal fazer uma “queima de estoque” delas e deixá-las mais à mostra no seu ponto de venda? 
  • Sua próxima campanha e/ou ação de marketing terá qual objetivo? Reativar clientes, fidelizar clientes ou trazer novos consumidores para a loja? A partir dessa decisão, organize o seu PDV para colocar em prática a ação desejada. 

4. Saiba o que é PDV e transforme-o em um PDX

Além de compreender de uma vez por todas o que é PDV, saiba como utilizar de forma otimizada o seu ponto de venda. Ou seja, não basta colocar os itens nas prateleiras e esperar que eles se vendam “sozinhos” de forma orgânica.

O PDV é mais do que um simples local de oferta de produtos. 

Assim sendo, para que as vendas aconteçam e as marcas realmente conquistem o coração dos clientes, é necessário transformar o seu PDV em PDX. Ou seja, em um ponto de experiência para os clientes e visitantes.

Isso significa desenvolver ações para estimular os sentidos, despertar os desejos e suprir as expectativas e necessidades de quem compra. 

– Para saber mais sobre o assunto, confira: A evolução do PDV ao PDX. O que muda nos supermercados?

5. Coloque-se no lugar do cliente e garanta que o seu PDV ofereça uma experiência completa e agradável

Por fim, mas não menos importante, além de saber o que é PDV, é essencial colocar-se no lugar do cliente e garantir que o seu ponto de venda ofereça uma experiência completa e satisfatória para todos os seus visitantes e consumidores. 

Isso significa investir em:

  • Limpeza e organização. Garanta que os produtos sejam fáceis de serem encontrados pelos consumidores e tenham os preços bem sinalizados e visíveis;
  • Comunicação visual atraente e adequada;
  • Equipe bem treinada, proativa e engajada. Todos os colaboradores devem saber o seu papel para o bom funcionamento do supermercado e, é claro, oferecer um atendimento impecável;
  • Facilidade na hora do pagamento. Aceite diversas bandeiras de cartões, ofereça a opção de pagamento via self-checkout e invista em sistemas ágeis, que minimizem as filas dos caixas.

Essas são algumas das características importantes para supermercados que buscam compreender o que é PDV e, mais do que isso, oferecer uma experiência de compra satisfatória para os seus consumidores. Afinal, é somente ao oferecer uma boa experiência que será possível fidelizar cada um dos seus clientes e trazê-los novamente para a sua loja. 

Para finalizar, se está em busca de potencializar ainda mais os resultados da sua loja, confira 8 dicas infalíveis para aumentar suas vendas no PDV e coloque em prática as nossas sugestões! 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]