Fazer ações de degustação em supermercado é uma estratégia eficiente para impulsionar as vendas, aproximar-se da indústria, se destacar da concorrência e criar uma conexão mais próxima com os clientes.
Isso porque, ao oferecer a oportunidade de os clientes experimentarem produtos antes de comprá-los, você permite que eles tomem decisões mais embasadas, ao mesmo tempo em que fornece aos fabricantes um valioso feedback instantâneo.
Isso tudo sem contar com o fato de a degustação ser uma forma valiosa de agregar valor ao seu negócio e mexer com os sentidos do cliente, tópicos importantes para gerar sensações positivas, especiais e experiências marcantes.
Aqui, vamos apresentar para você os principais benefícios de investir em ações de degustação e, também, 13 dicas para você colocar essa estratégia em prática com sucesso. Acompanhe!
O que significa fazer degustação?
Provar e saborear pequenas quantidades de alimentos, bebidas ou produtos para avaliar suas características e qualidade.
O que é degustação de produtos?
A degustação de produtos é uma ação que oferece a oportunidade para as pessoas experimentarem e/ou conhecerem bebidas ou alimentos dentro da sua loja. É uma forma de apresentar aos clientes produtos novos ou de marcas parceiras da sua empresa e estimulá-los a comprarem os itens oferecidos.
Quais os benefícios da degustação em supermercados?
Essa prática traz diversos benefícios tanto para os consumidores quanto para os fabricantes e varejistas. Alguns dos principais benefícios incluem:
1. Experimentação
Os clientes têm a chance de experimentar novos produtos sem risco financeiro. Isso permite que eles tomem decisões mais informadas antes de comprar, aumentando a satisfação com a compra e reduzindo a possibilidade de insatisfação pós-compra.
2. Incentivo à compra
Degustações bem-feitas podem despertar o interesse do cliente e estimular a compra por impulso, especialmente quando o produto agrada ao paladar. Isso porque o cliente não necessariamente foi até a sua loja para comprar o que está em degustação. Porém, ao experimentar o produto e gostar dele, poderá fazer a aquisição.
Dessa forma, você aumenta as vendas dos produtos em destaque – e, também, de itens que “vão bem” com ele, ou seja, o complementam.
3. Fidelização de clientes
Oferecer degustações pode criar uma experiência positiva para o cliente, aumentando sua satisfação geral com o supermercado. Clientes satisfeitos tendem a retornar e se tornarem fiéis à marca.
4. Lançamento de novos produtos
A degustação é uma forma eficaz de introduzir novos produtos no mercado. Ao permitir que os clientes experimentem algo novo, os fabricantes podem aumentar as chances de aceitação e adoção desses produtos.
5. Feedback imediato
Os fabricantes e varejistas podem obter feedback direto dos clientes sobre seus produtos. Isso pode ajudá-los a entender melhor as preferências do mercado, identificar problemas potenciais e realizar ajustes necessários nos produtos.
6. Promoção da sua marca
Degustações bem-sucedidas podem criar uma associação positiva com a marca na mente dos consumidores. Isso pode levar a uma maior lembrança e reconhecimento do seu supermercado, o que é valioso para a construção da imagem da empresa.
7. Competitividade
Supermercados que oferecem degustações podem ganhar vantagem competitiva, atraindo mais clientes para suas lojas em relação a concorrentes que não realizam esse tipo de ação promocional.
8. Aumento das vendas
Em geral, as degustações têm o potencial de aumentar as vendas dos produtos em exposição. Se os clientes gostam do que experimentam, têm maior probabilidade de levar o item para casa.
Mais do que isso, é difícil o cliente levar apenas esse produto para casa. Então, as chances de ele fazer uma compra maior é muito grande.
14 dicas para fazer degustação no seu supermercado e vender mais
Agora que você já sabe alguns dos benefícios em oferecer degustação no seu supermercado, é hora de conferir dicas para acertar em cheio nessa estratégia:
1. Escolha produtos que atraiam os clientes
Você conhece o seu público, certo? Então, selecione produtos que são populares entre os clientes ou lançamentos interessantes que possam despertar a curiosidade dos consumidores.
Caso você tenha muitos clientes que compram café, por exemplo, é possível fazer a degustação de um novo sabor, seja de uma marca já conhecida do público ou de uma empresa local. O mesmo vale para inúmeros outros produtos.
2. Contrate promotores especializados
Conte com uma equipe de promotores bem treinada e experiente para apresentar os produtos de forma atraente e profissional. Lembre-se de que esses profissionais precisam apresentar os produtos da degustação e, também, atender aos clientes do seu supermercado da melhor forma possível.
Por outro lado, caso você prefira que o promotor escolhido para a degustação seja um colaborador do seu supermercado, ofereça um treinamento adequado para ele, garantindo que ele sinta-se seguro e confiante para representar o seu supermercado e apresentar o produto ao público.
3. Faça a degustação em uma localização estratégica
O local em que será feita a degustação no seu supermercado é de grande importância. Dessa forma, opte por um espaço com um grande fluxo de pessoas, como próximo à entrada do supermercado ou em corredores movimentados.
Porém, lembre-se de que a degustação não deve atrapalhar a movimentação dos clientes pela loja.
Também, garanta que o produto exposto na degustação esteja em prateleira/gôndolas próximas a ação. Isso porque esse cuidado estimula o cliente adquirir o produto caso ele tenha gostado do que experimentou.
– Veja também: 6 dicas para usar bem as zonas quentes da loja aumentar as vendas
4. Defina de forma estratégica data e horários para a degustação
Ao escolher os produtos para a degustação, atente-se para o dia da semana e o horário da ação. Isso porque esses fatores influenciam diretamente no público do seu supermercado bem como no movimento da loja.
Dessa forma, use esse conhecimento ao seu favor!
Aliás, lembre-se de que: quanto maior o número de clientes dispostos a participarem da degustação, maior a chance de ela ser um sucesso!
Por isso, analise de forma cautelosa e estratégica para definir os dias e horários da ação. Também, lembre-se de combinar o produto escolhido para a degustação com o dia da semana/horário.
Por exemplo: se você vai fazer uma degustação de café, opte pelo início do dia ou logo após o almoço. Afinal, esses são os momentos em que o público mais costuma beber café e, também, consumir o produto à noite pode prejudicar o sono do cliente.
Por outro lado, caso faça uma degustação de queijos e vinhos ou petiscos, um bom horário é na sexta-feira ao fim da tarde. Isso porque é comum as pessoas irem ao supermercado nesse momento para comprar itens para o final de semana. Então, com a ação de degustação, os clientes sentem-se estimulados a experimentar os produtos e, quem sabe, levá-los para casa.
Assim sendo, levando em consideração todos esses pontos, você pode criar uma agenda de degustação que faça sentido para a sua loja e para os seus clientes, oferecendo produtos diferentes praticamente todos os dias.
Com certeza, esse será um grande diferencial da sua loja frente à concorrência.
5. Use datas comemorativas como incentivo para a degustação de produtos
As datas comemorativas são sempre grandes oportunidades para você vender mais.
Então, que tal aproveitá-las de forma ainda mais estratégica e fazer ações de degustação relacionadas a cada uma delas?
Nosso calendário é recheado de festividades. Assim sendo, é possível aproveitar datas conhecidas e lembradas por todos, como:
- Dia das Mães, Natal, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Páscoa, Festa Junina, Black Friday, Dia do Cliente, Carnaval, etc.
Porém, você também pode fazer ações de degustação de dias comemorativos menos tradicionais, mas que têm tudo para trazer bons resultados para a sua loja, como:
- Dia da Pizza, Dia Mundial do Hambúrguer, Dia do Cacau e Dia Mundial do Chocolate, Dia Mundial do Café, Semana da Cultura Nordestina, Dia Internacional da Cerveja, Dia do Cachorro-quente, e muitos outros!
Use a sua criatividade, faça boas parcerias com a indústria e crie ações de degustação que surpreendam!
– Para saber quando são comemoradas todas essas celebrações – e muitas outras, – baixe agora mesmo, gratuitamente, o nosso Calendário do Varejo – Edição 2023.
6. Convide o cliente que já está na loja para a degustação
Por vezes, o seu cliente já está na sua loja, mas não sabe que está acontecendo uma degustação. Assim sendo, é importante convidá-lo para a ação.
Para fazer isso, use a sua rádio interna para informar a todos presentes sobre a degustação e, também, garanta que os seus colaboradores convidem os clientes para conhecerem para participarem da ação.
7. Capriche na apresentação visual
Crie uma apresentação visual atraente para chamar a atenção dos clientes. Utilize banners, cartazes e sinalizações informativas sobre a degustação.
Além disso, garanta que o produto esteja adequadamente exposto e o promotor de venda com uma vestimenta que também destaque a marca responsável pela degustação.
– Complemente a leitura com: Como fazer uma boa comunicação visual para supermercado?
8. Tenha cuidado com a higiene e segurança
Garanta que todas as práticas de higiene e segurança alimentar sejam rigorosamente seguidas.
Isso inclui a higienização frequente das mãos, uso de luvas, toucas, utensílios limpos e dos descartáveis para os clientes, como guardanapos, copos, palitos, talheres, pratos, entre outros – sempre variando, é claro, de acordo com o produto que está em degustação.
9. Tenha atenção no tamanho das porções
Ofereça porções que permitam que o cliente realmente conheça o produto mas, é claro, tenham o tamanho de uma amostra. Ou seja, não muito grandes.
Assim sendo, é importante que o consumidor consiga experimentar o produto, interessar-se por ele e sentir um gosto de “quero mais”, ficando estimulado a adquirir o item no tamanho maior no seu supermercado.
10. Estimule a interação com os clientes
Incentive os promotores a interagirem com os clientes, explicando as características dos produtos e respondendo possíveis perguntas que possam surgir.
Mais do que isso, o promotor, além de ser simpático e solícito, pode estimular o cliente a conhecer outros produtos da marca e sugerir outros produtos que combinam com o item da degustação, mostrando que conhece muito bem aquilo que está oferecendo e, inclusive, colocando em prática uma ação de cross selling.
Dessa forma, além de o consumidor experimentar um produto novo que pode gerar uma experiência positiva, ele também pode adquirir itens adicionais na sua compra, aumentando o valor do ticket médio e a quantidade de itens na cesta.
11. Divulgue suas ações de degustação
Pois bem, aproveite que existem diversos canais de comunicação disponíveis e use-os para divulgar suas ações de degustação.
Assim sendo, você pode usar desde suas redes sociais variadas, passando por encartes, site, aplicativo, e-mail, SMS, cartazes e sinalização na loja, entre outros.
Caso você faça diversas degustações na mesma semana, divulgue com antecedência todo o calendário.
Assim, se o cliente sentir interesse em conhecer mais de um produto das suas degustações, ele pode se organizar para ir até a sua loja mais de uma vez por semana e, consequentemente, fazer mais compras.
12. Faça ofertas especiais com os produtos da degustação:
Combine a degustação com promoções ou descontos exclusivos nos produtos em exposição. Afinal, essas ações incentivam os clientes a adquirirem o produto após experimentá-lo.
Aliás, para ter ainda mais sucesso nessa ação, deixe claro que a promoção é válida por tempo limitado. Assim, você cria o gatilho mental de escassez e aumenta as chances de o consumidor aproveitar a promoção o quanto antes. Afinal, ele não quer perder essa oportunidade única!
13. Acompanhe os resultados
Monitore as vendas dos produtos em destaque durante e após a degustação para avaliar o sucesso da ação promocional. Somente assim você saberá se a ação foi um sucesso e o que pode ser melhorado para uma próxima degustação.
Para completar, lembramos sempre que o sucesso de uma ação de degustação está diretamente relacionada com diversos fatores, inclusive alguns que já citamos anteriormente, como:
- Produto escolhido;
- Dia da semana;
- Horário;
- Localização na loja;
- Divulgação, entre outros.
Por isso, é importante levar todos esses tópicos em consideração.
14. Recolha feedback
Por fim, busque compreender o que os clientes acharam da degustação.
Você pode fazer pesquisas na hora, pedindo para eles preencherem a mão um pequeno formulário sobre a ação – lembrando, é claro, de digitalizar essas informações depois.
Pergunte se eles têm sugestões de produtos para próximas ações de degustação, se gostaram do que experimentaram, se mudariam algo, se o dia/horário foi conveniente, que nota eles dão para a degustação de 1 a 10, entre outros.
Esse conhecimento é muito útil para você melhorar futuras ações de marketing no seu supermercado.
Por último, certifique-se de que a degustação seja uma experiência positiva para os clientes, criando uma imagem positiva da sua marca ou do supermercado.
Então, gostou das nossas dicas? Que tal conhecer outras ações que vão te ajudar a conquistar os seus clientes e a se diferenciar da concorrência? Confira: