SUMÁRIO


Por em 22 de junho de 2021

10 formas de agregar valor aos seus produtos e aumentar as vendas

Você já deve ter escutado inúmeras vezes sobre a importância de “agregar valor” aos seus produtos e serviços, certo? Mas afinal, o que isso significa? E, mais do que isso, como agregar valor aos seus produtos, se você comercializa várias mercadorias iguais as dos outros supermercados? É isso – e muito mais! – o que vamos te explicar hoje. Acompanhe! 

O que significa “agregar valor” aos produtos? 

Pois bem, agregar valor a um produto significa não apenas vendê-lo, mas também, comercializar, junto a ele, uma experiência positiva ao seu cliente. Afinal, é isso o que vai fazer com que este consumidor torne-se fiel à sua marca.

Assim, ao vender tal mercadoria, você também vende inovação, qualidade, valores, diferenciação, satisfação, entre outros.

Entretanto, como agregar valor em um produto que todos os supermercados vendem? Como garantir que o seu varejo se diferencie dos demais?

Para isso, é preciso ir além do que é tido como o “normal”.

O valor de um produto é percebido pelo público a partir do momento em que as pessoas enxergam que acabaram de adquirir algo que vai muito além de um simples produto.

Elas valorizam o tempo em que estiveram na sua loja, a forma a qual seus colaboradores as atenderam e os cuidados extras que o seu supermercado oferece, como uma embalagem especial, por exemplo.

Além disso, atualmente, a atenção com a higienização constante, com a segurança e com o distanciamento social também ganham destaque entre os consumidores.

Assim sendo, de forma resumida, um simples sorriso pode agregar valor. Uma informação dada de boa vontade de maneira proativa e sem segundas intenções também pode gerar esse sentimento positivo. A entrega (delivery) sem custo adicional, um brinde e uma ação de relacionamento especial com o consumidor também podem fazer esse papel.

Como você pode perceber, são várias as formas de agregar valor à sua marca. Mas não se preocupe, abaixo vamos detalhar boas opções para você testar na sua loja o quanto antes. 

10 formas de agregar valor aos seus produtos

1. Conheça seus clientes, saiba o que eles desejam e antecipe seus anseios

Primeiramente é essencial ressaltar que, para agregar valor a algo, precisamos que a pessoa a quem esse algo se destina fique no centro. Ou seja, o seu cliente deve ser o foco da sua empresa. E, para isso, é preciso que o seu varejo conheça muito bem quem são os seus consumidores.

Hoje, com o auxílio de uma plataforma completa de Gestão de Clientes, como a da Mercafacil, por exemplo, você passa a identificar por meio de dados o hábito de compras de cada um dos seus clientes. Com ela, você tem em mãos informações como: 

  • Nome completo;
  • Idade;
  • Sexo;
  • Local em que o seu cliente mora;
  • Frequência a qual faz compras na sua loja;
  • Produtos que mais gosta de comprar;
  • Horário que costuma ir à loja.
  • Ticket médio das compras;
  • Quantos produtos costuma levar em cada compra; 
  • Canais de comunicação que mais fazem sucesso com essa pessoa – WhatsApp, SMS e push de aplicativos, e muito mais.

Tendo todo esse conhecimento detalhado e metrificado sobre os seus clientes será mais fácil para entregar mais valor aos seus produtos. Afinal, você saberá dizer, com precisão, o que o seu cliente busca na sua loja.

Mais do que isso, por ter todo o histórico de compras dessa pessoa, poderá até mesmo antecipar os desejos dela, oferecendo produtos que nem ela sabia que estava precisando. E acredite: isso significa agregar muito valor ao seu supermercado. Afinal, você está oferecendo uma ação além do comum.

2. Para agregar valor aos seus produtos, tenha uma excelente equipe de colaboradores

Outro fator importante que irá agregar valor à sua marca é contar com uma equipe de profissionais bem treinada, engajada e em que cada pessoa entenda a importância do seu papel para o funcionamento do supermercado.

Lembre-se de que são os colaboradores que terão contato direto com os consumidores quando eles estiverem na loja. Assim, é importante que eles ajudem a promover uma boa experiência de compra para os shoppers.

E estamos falando de toda a sua equipe: desde os repositores, passando pelos caixas, auxiliares de limpeza, seguranças, gerentes, entre outros.

Para isso, é importante que toda a equipe esteja munida das principais informações sobre o supermercado. Saibam indicar onde ficam os corredores de cada departamento, horário de funcionamento, banheiro, entre outros. Também, é legal que os profissionais saibam dar dicas extras para os clientes, agregando valor à vida dele de uma forma geral.

– Veja também: Campanhas internas no supermercado podem aumentar suas vendas

3. Ofereça produtos relacionados por meio do layout de loja adequado

Você sabia que, ao organizar a sua loja de maneira inteligente, você poderá agregar valor ao seu supermercado? Isso mesmo!

Ao fazer boas sugestões de cross selling, por exemplo, você poderá estar facilitando a vida do seu consumidor e, ao mesmo tempo, aumentando o ticket médio das suas vendas.

Isso acontece porque, ao posicionar de forma estratégica produtos que “se complementam”, você pode auxiliar o consumidor a não esquecer de levar um produto para casa. Mais do que isso, você está dando sugestões e soluções para a vida dessa pessoa de maneira sutil.

Por exemplo, ao posicionar o queijo ralado em uma clip strip (faixa vertical) no corredor das massas e macarrões, a possibilidade de você aumentar a venda deste produto aumenta. Além disso, o cliente, que poderia esquecer de comprar o queijo ralado, não esquecerá. E tudo isso simplesmente porque você organizou a sua loja de forma inteligente. Isso é agregar valor ao produto.

Ademais, esse é só um exemplo de como utilizar o layout da sua loja para agregar valor ao seu supermercado. A frente de caixa, as ilhas promocionais e as pontas de gôndolas também são excelentes pontos de venda extra para você utilizar de forma inteligente. Além, é claro, das próprias prateleiras dos produtos.

Para isso, lembre-se sempre de quem é o seu consumidor e organize o layout da sua loja para ele.

4. Utilize as suas redes sociais para agregar valor à sua marca 

As redes sociais são uma ótima ferramenta para agregar valor à sua marca. Afinal, você pode utilizá-las para diversas finalidades, basta fazer com maestria.

Não resuma as suas redes apenas em encartes e postagens com o objetivo de vender. Aproveite esses canais gratuitos para se comunicar de verdade com o seu público.

Fazer postagens educativas, que ensinem receitas variadas ou com sugestões de “DIY” (faça você mesmo) podem agregar valor ao seu negócio. Além disso, você pode falar sobre benefícios de alguns alimentos, ensinar a harmonizar bebidas com comidas, dar dicas de limpeza, entre outros.

Ainda, é possível fazer brincadeiras e interações, postar sobre datas comemorativas e criar campanhas especiais para as redes. Acredite, as possibilidades são infinitas e são ótimas para aumentar a confiabilidade e a credibilidade do seu varejo frente ao público.

Ao fazer essas ações você está agregando valor a sua marca e mostrando que a sua loja é mais do que um “supermercado qualquer”. Você quer estar presente na vida do seu cliente!

5. Ofereça serviços extras que agreguem valor, como, por exemplo, o delivery de produtos

Outra maneira de agregar valor ao seu supermercado é verificar a possibilidade de oferecer serviços extras para os clientes. Pense da seguinte forma:

Quando você compra móveis, não fica feliz quando a loja oferece o serviço de entrega e/ou montagem deles? Acreditamos que sim. Então, verifique como é possível o seu supermercado causar essa sensação de felicidade aos seus clientes.

Desenvolver um sistema de delivery por um preço baixo ou com entrega gratuita a partir de algum valor pode ser um grande diferencial da sua loja. Mas existem outros serviços que o seu supermercado também pode oferecer, por exemplo:

  • Fazer embalagens gratuitas para ocasiões especiais – no Dia das Mães, que tal direcionar um número de profissionais que ficarão responsáveis por fazer embalagens bonitas para celebrar a data?
  • Oferecer produtos semiprontos para facilitar a vida dos clientes, como cortes de carne já temperados e selecionados, bastando o consumidor colocar para assar.
  • Vender produtos prontos para o consumo, como sanduíches naturais, salada de frutas e demais pratos feitos pelo seu próprio supermercado.
  • Reaproveitar produtos e transformá-los em outros. Por exemplo, transformar o tomate que estava quase passando do ponto em tomate seco. Transformar frutas que estavam passando do ponto em suco, etc. 

6. Quando for possível, promova demonstrações e degustações

Sabemos que o momento atual pede muita cautela no que diz respeito a degustação de produtos dentro da loja. Entretanto, quando for possível, oferecer demonstrações e degustações dos produtos pode ser uma excelente maneira de agregar valor ao seu supermercado.

Afinal, essa é uma ação que surpreende os clientes e… Quem não gosta de receber um “mimo”, não é mesmo?

Se estamos na era da experiência, a percepção de valor que o cliente tem em relação com a sua marca está diretamente ligada com as sensações que ele tem ao estar na sua loja.

Busque soluções para não deixar que o momento atual mine suas estratégias. Se não é possível fazer degustações de produtos na sua loja, que tal verificar a possibilidade de oferecer amostras extras de certas mercadorias?

Você pode inclusive fazer parcerias com indústrias/fornecedores para garantir amostras de produtos que façam sentido para a sua loja e, após, mostrar os resultados dessa ação para os seus parceiros. Quem sabe, com uma ação bem-feita, a venda desses produtos aumente.

7. Ofereça programas de vantagens, como clube de descontos, cashback, entre outros

Outra maneira de agregar valor aos seus produtos é oferecer programas que estimulem a fidelização de clientes, como programas de pontos, cashback e clubes de descontos. Essas ações, quando usadas em conjunto, são ainda mais poderosas. Afinal, elas trazem benefícios distintos:

  • O clube de descontos traz vantagens na hora da compra, mostrando, no próprio caixa, o quanto o consumidor economizou naquela compra;
  • O programa de pontos e o de cashback oferecem benefícios nas compras futuras. As pessoas vão acumulando benefícios que podem ser usados nas próximas idas ao supermercado

Ou seja: contar com esses dois tipos de programas pode ser um grande diferencial na hora de causar uma experiência positiva ao consumidor. Afinal, ele recebe desconto na hora da compra e, ainda, acumula pontos para a próxima compra. E, é claro, isso causa uma sensação de satisfação do cliente.

Além dos descontos exclusivos para os clientes cadastrados nos seus programas, pense em outras estratégias que estimulem o maior número de cadastros neles. Por exemplo, ofereça brindes, convites para eventos, sorteios, distribuição de amostras, ações de relacionamento, entre outros.

8. Faça melhorias contínuas e constantes na sua loja

Prestar atenção nos seus consumidores e buscar formas de manter a sua loja sempre moderna, atualizada e com melhorias constantes é essencial na hora de agregar valor aos seus produtos.

Por isso, invista em experimentações, faça pesquisas de satisfação e busque levar ao seu varejo tudo o que estiver ao seu alcance para gerar uma experiência cada vez mais positiva ao seu cliente.

Verificar quais são as novas formas de pagamento que estão em alta (como PIX e o self-checkout), além de aceitar o maior número de bandeiras de cartões possível podem fazer a sua loja destacar-se das demais. Lembre-se que essas são ações que mudam com frequência. Por isso é tão importante fazer melhorias contínuas na sua loja.

Tenha sempre em vista o aperfeiçoamento e a atualização da sua empresa e dos seus colaboradores. Ademais, fique atento ao feedback dos clientes em relação ao seu varejo, estando sempre disposto a ouvi-los e a melhorar suas estratégias de acordo com a opinião deles.

9. Faça parcerias relevantes para seus clientes e seu negócio

Outra maneira de agregar valor ao seu supermercado é buscar parcerias relevantes para o seu varejo. Estamos falando tanto de parcerias locais, que valorizem o pequeno e médio produtor da região, quanto a possibilidade de fazer parcerias com “gigantes” da indústria, que permitam que o seu varejo tenha valores e ações diferenciadas da concorrência.

A parceria com produtores da região é positiva pois, além de fomentar a economia local, permite que o seu varejo comercialize algo que não será encontrado em demais lojas. Ou seja, é um diferencial para o seu negócio.

Já a parceria com grandes players da indústria faz com que marcas famosas possam ser vendidas por um valor mais baixo que a concorrência ou, ainda, que você receba novidades dessas marcas antes dos demais comércios.

Ainda, outra parceria que pode agregar valor e trazer mais pessoas para a sua loja é a feita com influenciadores na internet. Busque pessoas que façam sentido para a estratégia da sua marca, podendo ser pessoas famosas ou apenas conhecidas na sua região (micro influenciadores) e verifique a possibilidade de fazer parcerias com elas. 

Quem sabe você pode dar um voucher de um valor pré-estabelecido e o influencer vai até a sua loja e faz as compras que deseja, mostrando em suas redes sociais todo o processo.

10. Ter atenção no relacionamento pós-vendas também é essencial para agregar valor aos seus produtos

Por fim, mas não menos importante, apostar em um excelente relacionamento pós-vendas também faz parte de agregar valor ao seu supermercado. Afinal, você deseja que a pessoa volte a fazer compras na sua loja, não é mesmo?

Por isso, fazer uma boa comunicação personalizada após a venda pode ser uma excelente saída. Enviar campanhas segmentadas, via SMS e pushs, fortalece esse relacionamento. Entretanto, lembre-se de mandar conteúdos relevantes, que estejam de acordo com o perfil e o histórico de compras deste cliente.

Além disso, mantenha-se ativo nas redes sociais, para ser sempre lembrado pelo consumidor, e tenha canais de comunicação sempre abertos caso o cliente precise tirar dúvidas e/ou entrar em contato com o seu varejo.

Lembre-se que o processo de vendas não termina no momento em que o cliente sai da sua loja. Por isso, é essencial fomentar esse relacionamento para que o consumidor tenha uma boa experiência com o seu varejo e volte a comprar na sua loja frequentemente.

Gostou de saber mais sobre como agregar valor ao seu supermercado? Se sim, aproveite para conhecer a nossa ferramenta completa de Gestão de Clientes e passe a ter mais sucesso na hora de conquistar, fidelizar e reter os seus clientes. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]