SUMÁRIO


Por em 4 de julho de 2023

9 dicas para melhorar a experiência do consumidor no seu varejo

O sucesso de um supermercado não depende apenas da qualidade dos produtos oferecidos, mas também da experiência do consumidor durante sua visita.

Nesse sentido, é essencial criar um ambiente agradável e funcional para seus clientes. Afinal, é assim que será possível conquistar a fidelidade do público e garantir o crescimento do negócio. 

Mas como fazer isso? 

Pois bem, para te ajudar a criar uma experiência do consumidor cada vez mais positiva, confira algumas dicas que preparamos para você. 

O que é uma experiência de consumo?

A experiência de consumo é o conjunto de sensações e percepções que o cliente tem desde o momento em que entra em contato com a sua marca, passando pela compra dos produtos/serviços e o relacionamento pós-venda. 

O que é importante na experiência do consumidor atual?

Para garantir uma boa experiência do consumidor nos dias de hoje, o primeiro passo é colocá-lo em primeiro lugar, no foco da sua estratégia. Para isso, é preciso que a sua marca conheça os seus clientes, acompanhe as tendências e saiba como suprir os desejos e demandas dos seus consumidores.

Como promover uma boa experiência do consumidor no seu supermercado? 

De forma resumida, pode-se dizer que a boa experiência do consumidor é essencial para garantir que ele volte a comprar no seu supermercado e, mais do que isso, se torne até mesmo um promotor da sua marca.

Dessa forma, quanto mais clientes tiverem uma boa experiência no seu varejo, maiores serão as suas vendas. Também, aumentam as chances de você se destacar no mercado e sair na frente da concorrência, tornando-se a marca “queridinha” e mais lembrada pelo público. 

Quer saber mais sobre como fazer isso? Separamos 9 dicas que vão te ajudar:

– Leia: Estamos na era da experiência. Seu varejo está preparado para ela? 

9 dicas para garantir a melhor experiência do consumidor no seu varejo

1. Saiba quem é o seu cliente 

Se você não sabe quem é o seu cliente e quais são os desejos e necessidades dele, as chances de você oferecer os “produtos errados” ou focar nos “clientes errados” é grande.

Nesse cenário, o que vai te ajudar a melhorar a experiência do consumidor é entender os seus hábitos por meio de dados. Colete essas informações e utilize-as de forma inteligente, criando ações segmentadas e que fazem sentido para os seus clientes.

Esse cuidado faz com que o seu supermercado entregue a oferta certa, na hora certa, para o cliente certo, pelo melhor canal. Por fim, você torna a experiência do cliente mais positiva, aumenta as chances de fidelização e de satisfação deste consumidor.

2. Ofereça um excelente atendimento ao cliente

Para garantir uma boa experiência do consumidor, treine sua equipe para fornecer um atendimento cordial, atencioso e prestativo. Incentive a empatia e a resolução de problemas de forma eficiente. 

Ademais, os colaboradores precisam estar disponíveis para ajudar os clientes, responder possíveis perguntas e oferecer assistência quando necessário.

3. Capriche na organização e layout da loja

Certifique-se de que a sua loja seja acessível e esteja bem organizada, com corredores amplos, sinalização clara e fácil acesso aos produtos

Aliás, lembre-se também de criar um ambiente agradável e limpo, com iluminação adequada e uma disposição lógica dos itens. 

Inclusive, a disposição lógica dos itens pode incluir a utilização de estratégias variadas de cross selling, que consiste em posicionar itens que “combinam entre si” mas que, originalmente, não estariam necessariamente no mesmo corredor, por exemplo:

  • Garrafa térmica e filtros de café próximos aos diferentes tipos de cafés – cápsulas, solúveis e em pó;
  • Amendoim e petiscos pendurados nos corredores de cervejas;
  • Jarra de vidro ou plástico próxima aos sucos em pó;
  • Queijo ralado pendurado próximo às massas e/ou molho de tomate;
  • Garrafas de óleo e azeite próximas aos legumes no hortifrúti, entre outros.

Todos esses pontos de cuidado facilitam a vida do cliente e vão tornar a experiência de compra mais agradável e positiva.

– Para saber mais sobre essa estratégia de cross selling, acesse: 6 dicas para usar o cross selling no varejo e aumentar suas vendas 

4. Tenha um bom mix de produtos, garantindo variedade e qualidade nos itens

Ofereça uma ampla variedade de produtos de qualidade para atender às necessidades e preferências dos seus clientes. Atenção aos itens diferenciados que podem te ajudar a conquistar e fidelizar clientes, como: 

  • Orgânicos;
  • Vegetarianos e veganos;
  • Sem glúten;
  • Diet, light e sem açúcar;
  • Sem lactose;
  • A granel;
  • Legumes e frutas já cortados;
  • Sucos naturais e molhos artesanais preparados pela sua equipe;
  • Açougue com cortes diferenciados;
  • Padaria com itens frescos ao longo do dia;
  • Produtos já prontos para o consumo – food service.

Por fim, mantenha-se atento às tendências do mercado ao mesmo tempo em que acompanha as demandas dos consumidores. Assim sendo, adaptar o seu estoque de acordo com essas novidades.

– Veja também: Escolha os melhores produtos para mercearia no supermercado 

5. Garanta que o seu supermercado ofereça conveniência e agilidade aos clientes

Valorize o tempo dos clientes e busque oferecer conveniência e agilidade durante o processo de compra. Disponibilize carrinhos e cestas em quantidade suficiente, minimize as filas nos caixas e invista em tecnologias como caixas de autoatendimento para aqueles que preferem essa opção.

– Confira: 7 dicas para reduzir as filas de supermercado no seu PDV 

6. Crie programas de fidelidade e recompensas

Os clubes de desconto e demais programas de recompensa são importantes para tornar a experiência do consumidor ainda mais positiva. 

Para tornar essa estratégia ainda mais completa, você pode oferecer benefícios variados, que vão desde cashback para compras futuras, passando por descontos exclusivos, cupons, brindes, sorteios apenas para os clientes cadastrados no clube, convites para eventos e degustações variadas, etc. 

Essas ações incentivam a fidelidade do cliente e mostra que você valoriza a preferência deles.

7. Use de forma eficiente os seus canais de comunicação 

Sabemos que hoje são diversos os canais de comunicação utilizados pelos supermercados, certo? Afinal, eles vão desde as redes sociais, passando por WhatsApp, e-mail, push de aplicativo, telefone, encarte, rádio interna, entre outros.

Assim sendo, é importante conhecer e aproveitar ao máximo todas particularidades de cada um desses canais, adaptando a comunicação para cada um

Isso porque a mensagem que funciona para a rádio interna do seu supermercado, por exemplo, nem sempre é a mesma que vai trazer um efeito positivo nas suas redes sociais.

Enquanto a rádio interna serve para se comunicar com clientes que já conhecem a sua marca e estão dentro da sua loja, as redes sociais vão te ajudar a fortalecer a sua imagem e a atrair os consumidores para o supermercado. 

Por fim, vale lembrar que em todos os canais de comunicação disponíveis, é essencial que a sua marca esteja preparada para atender da melhor forma possível os clientes. Seja via comentários nas redes sociais ou um consumidor querendo tirar dúvidas na loja física. 

– Acesse também: Como bombar o Instagram do meu supermercado? Veja 6 dicas valiosas 

8. Entenda a importância da personalização no atendimento

Busque conhecer seus clientes individualmente e personalize a experiência sempre que possível. Isso pode incluir recomendações de produtos com base nas preferências de compra passadas, ofertas exclusivas adaptadas às necessidades do cliente ou até mesmo uma abordagem personalizada pelos colaboradores.

A personalização é um fator importante para tornar a experiência do consumidor especial, pois mostra que a sua marca se preocupa com o cliente. 

9. Para melhorar a experiência do consumidor, busque saber constantemente a opinião dos seus clientes

Por último, mas não menos importante, mantenha-se sempre atento às opiniões, críticas, sugestões e feedbacks variados dos seus clientes. Para isso, realize pesquisas de satisfação por diversos canais, monitore as mídias sociais e deixe claro o quanto você valoriza aquilo que eles têm a dizer

Busque colocar em prática as ações sugeridas por eles (quando elas fizerem sentido para o seu supermercado, é claro) e utilize essas informações para identificar áreas de melhoria e implementar mudanças necessárias.

E então, chegou até aqui, mas quer saber mais sobre o assunto e promover uma experiência do consumidor cada vez melhor no seu supermercado? Então acesse: 5 formas de melhorar a experiência do cliente no varejo

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]