SUMÁRIO


Por em 3 de novembro de 2021

Dicas para aguçar os 5 sentidos do cliente no seu varejo

Saber como aguçar os cinco sentidos do cliente no seu varejo pode fazer toda a diferença na hora de criar uma experiência positiva e completa para o seu consumidor. 

Sabemos que muitas pessoas, principalmente nos últimos anos, passaram a consumir mais de forma online. Entretanto, isso não é desculpa para descuidar do seu PDV. Muito pelo contrário! Pense da seguinte forma:

Se o shopper já pode comprar de forma online, mas ainda continua indo até a sua loja física, é porque você oferece algo especial para ele nessa ida dele até o seu supermercado. 

E apesar de ser extremamente importante você oferecer uma experiência de compra homogênea nos canais de venda digitais e físico, – ou seja, garantir que o cliente sinta-se satisfeito e tenha a sua “jornada de compra” coesa em quaisquer canais que ele utilizar para fazer a compra, – ainda existem fatores que o digital não consegue suprir. 

E muitos desses fatores estão relacionados com os cinco sentidos do consumidor

Por isso, vamos te dar boas dicas para você aguçar os sentidos do cliente e fazer com que a visita dele no seu PDV seja satisfatória. Depois, é sua missão garantir que ele continue sendo bem atendido pelo seu negócio em todos os canais que você disponibiliza. 

Como aguçar os cinco sentidos do cliente? Veja nossas sugestões para fazer um bom marketing sensorial no seu supermercado

1. Visão

Para falar sobre os sentidos do cliente, vamos começar pela visão. Afinal, pode-se dizer que esse é o sentido mais explorado nos supermercados. 

Tudo começa ainda na fachada da loja que, quando está em bom estado (limpa, com a pintura em dia, com cartazes bem posicionados, etc), já ajuda a garantir uma boa primeira impressão para o cliente. 

Para aguçar o sentido da visão, nada mais óbvio do que apostar em uma excelente comunicação visual no seu supermercado. Inclusive, já escrevemos um artigo que fala exclusivamente sobre como fazer uma boa comunicação visual no seu PDV.

Ainda assim, vamos ressaltar aqui alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de estimular o sentido da visão do seu cliente enquanto ele está na sua loja. Confira:

Cartazes e etiquetas com preços

Faça cartazes com preços e promoções que ajudem a construir e fortalecer a identidade da sua marca. 

É comum que diversos varejos usem amarelo e vermelho para fazer os cartazes, e isso não é um problema! Entretanto, se o seu supermercado conta com outras cores na paleta, que tal utilizá-las?

Essa forma de sinalizar os valores dos produtos é algo que deve estar presente em uma loja que deseja aumentar as suas vendas e gerar uma boa experiência ao consumidor. 

Gôndolas e prateleiras

As gôndolas também aguçam a visão dos clientes de supermercados. E elas aguçam esse sentido de forma positiva quando estão organizadas, limpas, bem montadas e com os produtos expostos com os rótulos para frente. 

Por outro lado, quando não há criatividade ou cuidado com a exposição dos produtos nas prateleiras, é possível que isso crie sensações desagradáveis e passe a impressão de desleixo do seu supermercado.

– Confira: Melhore o layout das gôndolas e alavanque suas vendas

Iluminação

Garantir que a sua loja tenha uma boa iluminação também é uma maneira de aguçar os sentidos do cliente, garantindo que ele consiga ver os produtos que deseja e, além disso, sinta-se confortável enquanto estiver na loja. 

Além disso, é possível “brincar” com as luzes. Uma boa forma de fazer isso é usar uma luz amarela no setor de vinhos, por exemplo, criando um clima mais requintado. 

Sinalização da loja 

Outra forma importante de estimular o sentido da visão de forma positiva é deixando o seu supermercado bem sinalizado. Isso significa deixar bem visíveis quais são as seções da loja, assim como os caixas e os sanitários. 

Para complementar o marketing sensorial de visão no seu supermercado, que tal utilizar a estratégia de mídia indoor? Esse formato de comunicação permite que você disponibilize, por meio dos seus displays (monitores e telas), conteúdos variados. 

2. Olfato

Quem não gosta do cheiro de pão quentinho saindo do forno? Ou de um café recém passado? Esses são alguns exemplos de aromas que você pode explorar no seu supermercado para atrair os clientes. 

Ao sentir o cheiro do produto fresco e pronto para o consumo, o cliente pode se sentir estimulado a fazer a compra. Mais do que isso, ele pode ainda levar outros produtos para serem consumidos junto com esses insumos. Isso faz com que você aumente o ticket médio da sua loja e, também, a quantidade de itens na cesta do cliente

Ademais, além do aroma do pão e do café, também é importante garantir que o seu supermercado tenha um “perfume” agradável de limpeza, já que esse cheirinho ajuda a transmitir para o seu cliente o fato de o seu PDV ser limpo e higienizado constantemente. 

3. Paladar

Ainda falando sobre como aguçar os sentidos do cliente, saber como estimular o paladar das pessoas é algo que pode trazer grandes benefícios para o seu supermercado. 

Anteriormente, uma excelente maneira de fazer isso era promovendo degustações de produtos no seu PDV. Essa também era uma forma de fazer parceria com a indústria e fornecedores, já que produtos com degustação costumam chamar bastante a atenção das pessoas.

Entretanto, sabemos que atualmente ainda não é recomendado fazer degustações dentro do seu supermercado. Em breve é possível que essa ação volte a se tornar possível e, então, aproveite-a!

Ademais, é possível estimular o paladar dos seus clientes de outras formas. Dando boas sugestões de receitas nas suas redes sociais, comunicando-se com os clientes via WhatsApp e SMS também dando dicas de receitas e encartes especiais que “abram o apetite”, entre outros.

4. Audição

Garantir que o seu PDV tenha um bom som ambiente também é algo importante para aguçar os sentidos dos clientes. Mais especificamente, o sentido da audição.

Por isso, aposte em uma playlist que toque em uma altura adequada (sem incomodar os shoppers, evitando a poluição sonora), que faça sentido para sua loja e seus consumidores. 

Também, aproveite o sistema de som interno para transmitir informações importantes para os seus clientes. É possível dar informações de horário de funcionamento, falar sobre promoções e descontos do dia, entre outros.

5. Tato 

Por fim, mas não menos importante, chegamos no último dos sentidos do cliente para você estimular na sua loja. Estamos falando do tato.

Você já parou para pensar que, quando o seu consumidor chega na sua loja, uma das primeiras coisas que ele “pega” é o carrinho de compras e/ou a cestinha? Isso mesmo! 

Então, para garantir que ele tenha o sentido do tato estimulado de forma positiva, garanta que seus carrinhos e cestinhas estejam em boas condições de uso e, é claro, sempre corretamente higienizados

Esses acessórios são importantes para deixar o momento do passeio pela sua loja mais confortável e garantir uma experiência positiva completa ao seu consumidor.

Agora que você já sabe mais sobre como estimular os cinco sentidos do cliente no seu supermercado, aproveite para colocar em prática as dicas que demos para você! 

E lembre-se sempre que, se você estiver em busca de melhorar os resultados do seu varejo, basta entrar em contato conosco e conhecer melhor as soluções personalizadas da Mercafacil para o seu negócio. 

Atualmente, já estamos presentes em mais de 2200 lojas ao redor do país e em 26 estados brasileiros. Que tal o seu varejo ser o próximo a contar com a nossa plataforma completa de Gestão de Comportamento de Cliente (CBM) e, assim, você passar a conhecer melhor cada um dos seus clientes?

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]