SUMÁRIO


Por em 30 de maio de 2023

9 ações para atrair e fidelizar clientes no seu supermercado

Se você é dono de um supermercado, sabe o quanto é importante atrair e fidelizar clientes para garantir o sucesso do seu negócio. Mas afinal, como fazer isso de forma eficiente? 

Pois bem, existem diversas estratégias práticas que podem ser adotadas para conquistar a confiança dos consumidores e aumentar as vendas. 

Neste texto, apresentaremos 9 dessas ações que podem ser aplicadas no dia a dia do seu supermercado, desde a organização da loja até o atendimento ao cliente. Acompanhe!

9 ações para atrair e fidelizar clientes no seu supermercado

1. Conhecer o seu perfil de público

O primeiro passo para atrair e fidelizar clientes é: conhecer o seu público. Afinal, é difícil atender às necessidades dos clientes e manter a lealdade sem entender suas preferências e comportamentos de compra. 

Dessa forma, para conhecer de vez o seu público, é possível adotar algumas estratégias variadas, como:

  • Instituir programas de fidelidade, como clube de descontos e cashback, por exemplo, que te ajudem a coletar os dados dos clientes. Assim, você passa a conhecer melhor os hábitos de compras dessas pessoas e, então, pode direcionar de forma mais assertiva suas ações de vendas e marketing;
  • Fazer pesquisas de satisfação de forma recorrente, mostrando que você está disposto a ouvir e a conhecer a opinião dos seus clientes;
  • Analisar dados de compras: é possível usar ferramentas de análise de dados para identificar padrões de compras e preferências dos clientes. Isso inclui a análise do histórico de compras, produtos mais vendidos, horários de pico de compras e outras informações que possam permitam conhecer as preferências do cliente;
  • Observar o comportamento do cliente: entenda o como o consumidor se comporta dentro da sua loja, incluindo o tempo gasto em cada corredor e produtos selecionados;
  • Monitorar as redes sociais para identificar as preferências do cliente e entender como o público se envolve com a sua marca.

Ao combinar essas estratégias, um supermercado pode obter uma visão mais completa do seu público e adaptar seus produtos, serviços e campanhas de marketing para atender às necessidades e preferências dos clientes. 

Além disso, é importante lembrar que as preferências do cliente podem mudar ao longo do tempo. Portanto, é importante monitorar de forma contínua o comportamento dos consumidores para manter uma compreensão atualizada do público-alvo do supermercado.

2. Criar promoções e campanhas atraentes

Outra maneira eficaz de atrair e fidelizar clientes é por meio de promoções e descontos relevantes em produtos selecionados. 

Os clientes adoram uma boa oferta e, se perceberem que estão economizando dinheiro ao fazer compras no seu supermercado, é mais provável que voltem novamente. 

Além disso, promoções sazonais também são uma ótima maneira de atrair clientes e incentivá-los a comprar mais. Por isso, invista em ações especiais em datas como Páscoa, Natal, Ano Novo, Dia das Mães, férias escolares, etc. 

Por fim, a criação de programas de fidelidade, como cartões de pontos ou descontos exclusivos para clientes frequentes, também pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a lealdade do cliente.

3. Oferecer um atendimento excelente

O atendimento ao cliente é um fator importante na atração e fidelização de clientes em um supermercado. 

Isso porque, quando os clientes se sentem bem-vindos, valorizados e assistidos pelos funcionários, é mais provável que voltem e, mais do que isso, recomendem a sua loja para outras pessoas.

Dessa forma, lembre-se de treinar funcionários de forma recorrente para garantir que eles ofereçam um atendimento prestativo, cordial e eficiente. Esse cuidado pode melhorar significativamente a experiência do cliente no seu supermercado.

Ademais, vale reforçar que os clientes apreciam quando os funcionários são capazes de ajudá-los a encontrar produtos, fornecer informações sobre produtos e oferecer dicas e sugestões úteis para melhorar sua experiência de compra.

– Veja também: Veja as 10 principais funções em supermercados e estruture seu negócio 

4. Aperfeiçoar a organização e a limpeza

A organização e a limpeza são fatores importantes na criação de uma boa impressão para os clientes. Por isso, dar atenção a esses pontos é importante para supermercados que estão em busca de atrair e fidelizar clientes.  

Um supermercado bem organizado e limpo faz com que os clientes se sintam confortáveis e confiantes em relação à qualidade dos produtos que estão comprando. 

Além disso, manter os corredores e prateleiras bem organizados facilita a busca por produtos, reduzindo o tempo de compra e melhorando a experiência do cliente. Por fim, a limpeza essencial para evitar o acúmulo de poeira e sujeira em produtos, tornando-os mais atraentes para a compra.

5. Caprichar no mix de produtos

Ter um mix de produtos estratégico e que faça sentido para o seu público é fator decisivo na hora de atrair e fidelizar clientes. 

Mais do que oferecer uma ampla variedade de produtos básicos de supermercado, também vale investir nos itens diferenciados e exclusivos. Dentre eles, destaque para produtos premium, orgânicos, itens importados, alimentos sem glúten, açúcar e lactose e opções veganas. 

Esses itens mais exclusivos podem atrair um grupo de clientes específico que não encontra o que deseja em todos os lugares. Assim, a chance de se tornarem fiéis ao seu supermercado é maior. 

Ademais, lembre-se que é importante oferecer opções de produtos de diferentes marcas e faixas de preços, buscando atender as diferentes necessidades e orçamentos dos clientes.

– Você também pode se interessar por: 5 dicas para escolher o melhor mix de produtos para sua loja

6. Investir na divulgação da sua marca

Outra boa dica para atrair e fidelizar clientes é focar na divulgação da sua marca, utilizando a seu favor os diversos canais de mídia e comunicação que podem te ajudar a tornar seu supermercado mais conhecido.

Assim sendo, crie um planejamento completo para suas redes sociais, garantindo que elas estejam alinhadas com o seu supermercado – desde a identidade visual, passando pelo tom de voz e o próprio conteúdo compartilhado. 

Além delas, você também pode utilizar canais mais tradicionais de divulgação, como carro de som, encarte, outdoor, propaganda em rádios, entre outros.

É preciso saber o que faz sentido para o seu supermercado e, então, criar um plano de ação estratégico para divulgar de forma eficaz o seu negócio.

7. Oferecer benefícios exclusivos e que estimulem a compra

Quem não gosta de um benefício a mais na hora de fazer as compras, não é mesmo? 

Por isso, para atrair e fidelizar clientes, invista também nessas ações “extras”, que podem servir como um diferencial para o consumidor optar fazer compras no seu supermercado ou, então, gastar um valor mais alto para garantir benefícios melhores

Alguns do benefícios que você pode oferecer no seu supermercado são:

  • Cashback;
  • Clube de descontos;
  • Sorteios;
  • Brindes e mimos exclusivos;
  • Entrega/frete grátis em compras feitas de forma online;
  • Ações de degustação e lançamento de produtos, entre outros.

– Acesse também: Sorteio para supermercado: como fazer e quais os benefícios? 

8. Acompanhar as novidades e tendências de consumo

Para atrair e fidelizar clientes é essencial que o seu supermercado, seja qual for o porte dele, acompanhe as principais tendências de consumo atuais. 

Afinal, se não houver essa preocupação, é possível que a sua marca seja ultrapassada pela concorrência e, assim, fique para trás.

Por isso, é importante que o dono do supermercado esteja atento às novidades do mercado para oferecer cada vez mais comodidades e experiências completas e positivas ao cliente.

Alguns exemplos de tendências de consumo relacionadas aos supermercados que ganharam mais destaque nos últimos anos são:

  • E-commerce;
  • Self-checkout;
  • Delivery de compras;
  • Promoções personalizadas de acordo com o perfil do cliente.

– Para saber mais, acesse: 5 tendências da NRF 2023 para você aplicar no seu supermercado

9. Oferecer uma experiência de compra completa

Por último, mas não menos importante, o ideal para atrair e fidelizar clientes é colocar o cliente no centro das atenções e sempre buscar formas de garantir que ele tenha uma boa experiência na sua loja, seja ela física ou digital.

Ademais, é importante que essa experiência positiva aconteça em todos os momentos da jornada do cliente. Seja na hora que ele conhece a sua loja, quando ele está escolhendo os produtos, na hora de pagar e, também, no pós-venda. 

Ao garantir uma jornada fluida e positiva, a chance desse consumidor voltar a comprar do seu supermercado é muito maior. 

E então, gostou das nossas dicas para atrair e fidelizar clientes no seu supermercado? Agora, que tal complementar um pouco mais o seu conhecimento sobre o assunto? Confira os artigos que selecionamos para você:

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]