SUMÁRIO


Por em 27 de julho de 2021

Como vender mais cerveja? Veja 6 dicas para aplicar no seu varejo

Que tal seguir boas sugestões para vender mais cerveja no seu supermercado?

E o melhor: estamos falando de sugestões que não irão lhe custar caro, pois na grande maioria dos casos basta você fazer uma melhor exposição, organização e divulgação dos produtos em questão.

Assim sendo, acompanhe e alavanque seus resultados!

O cenário da cerveja do Brasil

Que a cerveja é uma das bebidas queridinhas do Brasil não é novidade para ninguém. Somos o terceiro maior mercado consumidor de cervejas do mundo. Ficamos atrás somente da China e Estados Unidos.

E se o gosto pela cerveja já era alto, ano passado ele ficou ainda maior.

De acordo com um levantamento feito pela Euromonitor e divulgado pelo G1, o volume de vendas de cerveja no Brasil em 2020 foi o maior dos últimos 6 anos, atingindo 13,3 bilhões de litros, ficando atrás apenas de 2014, ano em que o país sediou a Copa do Mundo.

A mesma matéria do G1 também utiliza dados da Kantar que revelam que o consumo de cerveja nas residências bateu um recorde histórico. O percentual de brasileiros com mais de 18 anos que bebeu cerveja dentro de casa saltou para 68,6% em 2020, ante 64,6% em 2019.

Sabemos que o ano passado trouxe mudanças que jamais poderiam ter sido previstas. Entretanto, independentemente do nosso cenário, é possível ter a certeza de que a cerveja ainda é muito consumida no nosso país e deve se manter assim por um longo período.

Por isso, se você quer aumentar o sucesso do seu varejo, conhecer boas dicas para vender mais cerveja pode ser extremamente importante.

6 dicas para você vender mais cerveja no seu supermercado

1. Organize o setor de forma intuitiva, por meio de categorias

A primeira e mais “simples” dica para você vender mais cerveja no seu supermercado é: faça uma sessão bem sinalizada e organizada com as bebidas.

Além de oferecer uma boa diversidade de marcas e tipos de cerveja, facilite a vida do seu consumidor para que ele encontre mais facilmente o rótulo que procura.

Para isso, uma boa sugestão é separar as bebidas em diferentes categorias. E existem algumas maneiras que você pode organizá-las, por exemplo:

  • De acordo com o país em que são feitas;
  • Conforme o tipo de cerveja, como IPA, pale ale, pilsen, lager, escura, weiss, bock, entre outros;
  • De acordo com a sua procedência: cervejas nacionais mais populares, cervejas importadas, cervejas artesanais… 

Tente se colocar no lugar do consumidor e pense: caso você fosse em um supermercado para comprar cerveja, como gostaria de encontrar o produto?

Ainda, por meio de dados, analise o comportamento de compra dos clientes e tente entender:

  • Quem são os consumidores que costumam consumir cerveja;
  • Quais tipos de cerveja ele compra;
  • Ele adquire apenas as cervejas que estão em promoção/são mais baratas, ou é o tipo de pessoa que costuma experimentar coisas novas?

Tendo essas informações em mãos, você poderá organizar de forma mais assertiva o seu corredor de cervejas.

Ps: se você já é cliente Mercafacil, experimente segmentar a sua base de consumidores para compreender melhor cada um dos seus fregueses que consome cerveja. Isso trará excelentes insights para você organizar as prateleiras. Por outro lado, se ainda não é nosso cliente, que tal mudar isso agora mesmo?

2. Use os pontos extras de venda de forma inteligente para vender mais cerveja (ponta de gôndola, ilhas promocionais e frente de caixa)

Os pontos extras dos supermercados são excelentes para dar destaque para produtos que você deseja vender. E, se o seu objetivo é vender mais cerveja, elas podem ser estrategicamente posicionadas nesses pontos extras. Algumas boas opções são usar os seguintes pontos:

Frente de caixa

A frente de caixa é o local ideal para incentivar as compras por impulso e aumentar o ticket médio das vendas. E você pode posicionar ali algumas cervejas estratégicas, principalmente se tiver uma geladeira logo ao lado da frente de caixa.

Pense na situação: uma pessoa acabou de sair do trabalho e teve um dia cansativo. Aí ela vai ao seu supermercado para fazer as compras e, perto do caixa, encontra uma geladeira cheia de cervejas. As chances de ela comprar uma bebida para relaxar são maiores, não é mesmo?

Ponta de gôndola 

As pontas de gôndola são ótimas para chamar a atenção do cliente e dão bastante destaque para o produto que está ali exposto. Por isso, você pode utilizá-las tanto para atrair o cliente para o corredor especializado em cervejas quanto em setores mais estratégicos e que tenham um grande fluxo de pessoas.

O ideal é aproveitar a grande exposição da ponta de gôndola para posicionar produtos que:

  • Estão em promoção;
  • São muito procurados pelos consumidores;
  • Acabaram de ser lançados no mercado. 

Ilha promocional

Outro ponto extra que dá bastante destaque para os produtos é a ilha promocional. Ideais para dar bastante destaque ao produto, elas são excelentes para posicionar cervejas que:

  • Estão em alta no momento 
  • São novidade no seu PDV;
  • Estão com um preço especial, que merece destaque;
  • Estão com a data de validade próxima do vencimento;
  • São de uma marca específica, muito querida pelos seus clientes. Inclusive… Que tal fechar parcerias com fornecedores que sejam relevantes para a sua loja, negociando uma ilha promocional para expor os produtos deles?

3. Anuncie ofertas nos seus meios de comunicação variados

Outra dica importante para vender mais cerveja no seu supermercado é divulgar ofertas e demais informações desta categoria em seus variados meios de comunicação.

Utilize desde a sua rádio interna e encartes, passando por carro de som, redes sociais, WhatsApp, SMS, aplicativo, entre outros.

É importante que os consumidores saibam que existem ações específicas para o setor de cervejas. E, quando eles chegarem na sua loja para adquirirem esses produtos, surpreenda-os!

Faça uma boa decoração e sinalização, deixe as prateleiras sempre bem organizadas e ofereça um bom mix de produtos.

Ainda, aproveite as suas redes sociais não apenas para divulgar ofertas de cerveja, mas também para produzir conteúdos educativos e relevantes sobre a bebida. Por exemplo: 

  • Quais alimentos harmonizam com cada tipo de cerveja;
  • Curiosidades sobre a bebida;
  • Histórias legais que envolvem a cerveja;
  • Receitas com cerveja – muitas vezes, ela pode ser utilizada para temperar carnes, por exemplo.

4. Faça campanhas segmentadas para o público que já costuma consumir cerveja 

Quer apostar em uma ação certeira para vender mais cerveja no seu supermercado? Então fazer ações segmentadas e exclusivas apenas para clientes que já costumam consumir esse produto é a melhor saída.

Para isso, basta segmentar a sua base de clientes com aqueles que compraram cerveja nos últimos 30 dias e preparar campanhas específicas para essas pessoas. Essas ações podem ser:

  • Descontos especiais intransferíveis – ou seja, somente a pessoa com aquele CPF poderá aproveitar a oferta;
  • Enviar mensagem informando que a sua loja vai receber um lançamento imperdível de cerveja e convidar o cliente para conferir;
  • Fazer campanhas com vendas casadas, por exemplo: “se você comprar a cerveja da marca X, o amendoim/carne/pão de alho ficam por um preço mais baixo”.

Ações segmentadas e feitas exclusivamente para clientes que são interessados no produto que você está ofertando apresentam uma taxa de sucesso muito maior do que aquelas que não são direcionadas. Afinal, você está fazendo o desconto certo para a pessoa certa

5. Coloque cervejas em promoção apenas para clientes do seu Clube de Descontos

Certamente, outra forma de vender mais cerveja no seu supermercado é escolher alguns rótulos e colocá-los em promoção apenas para os clientes do seu Clube de Descontos.

Assim, além de esses consumidores sentirem-se especiais por pertencerem ao Clube, você também irá estimular um maior número de cadastro de pessoas. Afinal, elas entendem que, quando se cadastram, recebem ótimos benefícios nas compras.

Então, quando fizer essa ação, deixe muito claro que o desconto é apenas para quem fizer parte do Clube. Ressalte também que para fazer parte do Clube é muito fácil!

Ou seja: basta a pessoa cadastrar-se e, na mesma compra, já poderá usufruir dos benefícios e descontos exclusivos.

6. Aproveite a sazonalidade e as datas comemorativas para vender mais cerveja no seu varejo

Apesar de as cervejas serem consumidas durante o ano todo, existem períodos nos quais a procura e a venda delas aumenta. Alguns destaques costumam ser o Carnaval, o Dia dos Pais e as festas de fim de ano.

Entretanto, além dessas celebrações, lembre-se de que você pode aproveitar outras datas especiais e demais acontecimentos para vender mais cerveja. Um bom exemplo é o Dia da Cerveja, que acontece sempre na primeira sexta-feira de agosto e antecede o Dia dos Pais.

Já no dia 28 de maio é celebrado o Dia do Hambúrguer. Assim, este pode ser um excelente gatilho para você fazer ofertas que relacionem a venda de produtos usados para montar hambúrgueres com cerveja.

Ademais, outros eventos, como:

  • Jogos importantes de futebol;
  • Olimpíadas;
  • Copa do Mundo;
  • Finais de reality shows, entre outros, também podem aumentar a procura por cerveja.

Por isso é importante estar antenado com o que está acontecendo ao seu redor, preparar um bom calendário promocional, fazer promoções atrativas e utilizar as datas comemorativas para vender mais cerveja.

Dica extra: faça cross selling de cervejas com outros produtos para aumentar o ticket médio das compras

Por último, mas não menos importante, preparamos uma dica extra dedicada não apenas para você vender mais cerveja, mas também para aumentar o ticket médio das compras em geral.

Por isso, uma excelente sugestão é utilizar estratégias de cross selling no seu PDV. Ou seja, expor produtos que, inicialmente, ficariam em outro setor do supermercado, mas que o cliente costuma comprar para consumir em conjunto com a cerveja.

Assim sendo, dedique apenas uma ou duas prateleiras superiores para estes produtos complementares e use todas as demais para expor as cervejas.

Além disso, dependendo do produto a ser exposto, é possível utilizar alguns clip strips (faixas verticais) para colocar itens mais leves e pequenos.

Alguns exemplos de produtos que costumam fazer sucesso na estratégia de cross selling com as cervejas são:

  • Aperitivos variados (amendoins, torradas e salgadinhos diversos);
  • Copos especializados para cada tipo de cerveja.

E então, gostou das nossas dicas para vender mais cerveja no seu supermercado? Continue acompanhando o nosso blog para ficar sempre por dentro de novidades e ter bons insights para usar no seu varejo!


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]