SUMÁRIO


Por em 3 de maio de 2022

Guia do Varejo: planejamento de redes sociais

Você sabe como fazer um bom planejamento de redes sociais para o seu varejo? Entende a importância de ter um cronograma para organizar as suas postagens? Também, sabe os motivos de acompanhar de forma frequente e contínua o desempenho do seu negócio nesses canais digitais? 

Pois bem, é para responder todas essas perguntas (e muitas outras que você pode ter sobre o assunto) que preparamos esse artigo. 

Além disso, aproveite também para conferir também um passo detalhado que vai te ajudar a fazer um bom planejamento de redes sociais. Acompanhe!

A importância do planejamento de redes sociais

As redes sociais se tornaram poderosas ferramentas para empresas que buscam aumentar a sua visibilidade, fortalecer o relacionamento com o público e, também, vender mais. Assim sendo, cada vez mais se mostram essenciais para todas as empresas. E é claro que para as redes varejistas elas também são muito valiosas.

Apenas para se ter uma ideia, o Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, contando com mais de 150 milhões de usuários. Isso significa que é de extrema importância garantir que a sua marca esteja presente nesses canais.

Entretanto, estar presente nas redes sociais não significa apenas criar um perfil. Mas sim, desenvolver uma estratégia eficiente, que traga resultados para a sua marca

Por isso, fazer um planejamento de redes sociais torna-se tão importante. Afinal, é somente a partir do planejamento que será possível definir seus objetivos e metas. Assim sendo, para te ajudar nessa missão, preparamos um passo a passo completo.

Passo a passo para fazer o planejamento de redes sociais do seu varejo

1. Conheça o seu público e saiba onde ele está

Pois bem, o primeiro passo para fazer o seu planejamento de redes sociais é saber quem é o seu público. Esse conhecimento permite que você saiba qual é o perfil do seu público em geral. 

Ou seja: a idade, gênero, região em que as pessoas moram, produtos preferidos, ticket médio das compras, entre outros.

Essas informações te dão insights importantes e permitem que você possa traçar as suas estratégias das redes sociais.

Por meio delas, é possível identificar quais são as principais redes sociais utilizadas por esse perfil de público e, também, os principais interesses dessas pessoas, quais perfis elas costumam seguir e conteúdos que consomem. 

Ademais, esses dados são extremamente importantes para você organizar a linha editorial do perfil da sua marca, o tom de voz dela e os conteúdos que serão produzidos.

2. Acompanhe as tendências

As tendências das redes sociais são atualizadas e modificadas de forma rápida. Por isso, além de conhecer o seu público, é importante também acompanhar as novidades da área e estar por dentro do que pode fazer sucesso em um curto espaço de tempo.

Por exemplo, há pouco tempo o TikTok nem existia. Porém, em 2021 a rede social de vídeos curtos bateu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que corresponde a cerca de 14% da população mundial. 

O que isso significa para o seu negócio? Que talvez seja a hora de criar um perfil nessa rede social – se isso fizer sentido para a sua estratégia, é claro.

Além disso, mostra que o conteúdo em formato de vídeos curtos está em alta e, também, pode ser utilizado em outras redes sociais, como o Instagram, por exemplo. 

Assim sendo, quando fizer o seu planejamento das redes, lembre-se de pesquisar sobre as principais tendências do momento. 

– Confira: Como bombar o Instagram do meu supermercado? Veja 6 dicas valiosas

3. Defina metas e objetivos 

Sem saber qual é o seu objetivo, será difícil traçar qualquer estratégia. Por isso, na hora de fazer o seu planejamento de redes sociais, defina quais são as metas e objetivos que você deseja alcançar ao utilizar essas plataformas.

Assim sendo, alguns dos objetivos que você pode traçar para a sua marca são:

  • Aumentar as vendas na loja física e/ou via e-commerce;
  • Divulgar e reforçar a identidade da marca;
  • Atrair novos consumidores;
  • Fidelizar clientes que já conhecem a sua marca;
  • Aumentar o fluxo de pessoas na sua loja, entre outros. 

4. Defina editorias/assuntos para abordar nas suas redes sociais

Lembre-se de que o foco da sua estratégia sempre deve estar em gerar uma experiência positiva para o seu cliente. 

Por isso, ao fazer o planejamento das suas redes sociais, coloque-se no lugar do consumidor e pense “quais materiais eu, como cliente, gostaria de receber?”. Isso significa que é importante pensar em conteúdos relevantes, e não utilizar as suas redes sociais apenas para divulgar encartes e ofertas.

Como você já conhece o seu público, sabe quais assuntos fazem sentido para eles. Então, aposte nessas editorias e produza conteúdos que eduquem e engajem os seguidores.

Para se inspirar, algumas opções de assuntos que você pode explorar nas suas redes sociais são:

  • Receitas para os clientes fazerem em casa;
  • Dicas de “faça você mesmo”;
  • Bastidores do supermercado, mostrando a equipe e o dia a dia da empresa;
  • Dicas de limpeza e organização;
  • Editoria pet, com assuntos relacionados aos donos de animais de estimação;
  • Sustentabilidade: dicas para fazer boas ações para o meio ambiente;
  • Curiosidades variadas;
  • Regionalidades;
  • Datas comemorativas;
  • Editoria com assuntos voltados para os clientes que têm filhos/convivem com crianças, entre outros. 

As possibilidades são várias. Aproveite-as!

5. Organize um cronograma em que seja fácil visualizar o que será publicado

Ao fazer o seu planejamento de redes sociais invista em um cronograma organizado e de fácil entendimento. Ele costuma ser semanal, quinzenal ou mensal.

Ademais, é importante que esse cronograma permita que você visualize quais postagens serão feitas naquele período de tempo. Dessa forma, use cores para diferenciar as editorias e, também, lembre de sinalizar em qual horário e rede social será postado cada conteúdo.

Fazer um bom cronograma é algo que pode levar um tempo. Entretanto, você verá que vale a pena dedicar-se para garantir essa organização. Entenda o cronograma como mais uma etapa do processo e não a deixe de lado.

6. Crie materiais atrativos, relevantes e em diversos formatos

Conforme já falamos acima, as redes sociais e os formatos de conteúdo que fazem sucesso nas redes mudam constantemente. Por isso: crie materiais em formatos diversos e teste! 

Você só vai entender o que realmente funciona para a sua marca se testar. Assim sendo, teste as linhas editoriais que mais engajam, os horários de maior alcance e as redes sociais que trazem maior engajamento para a sua marca.

Ademais, antes de criar os seus conteúdos, pesquise bastante. Visite os perfis das marcas que você admira e inspire-se para fazer o melhor material possível. Também, lembre-se de usar a criatividade e produzir conteúdos únicos!

7. Entenda que o planejamento de redes sociais é contínuo e fará parte da sua rotina 

Para manter as suas redes sociais sempre ativas e atualizadas, você precisa entender que o planejamento e o cronograma de postagens são tarefas que farão parte da sua rotina. Por isso, destine um tempo do seu dia e/ou da sua semana para dar atenção a essa demanda. 

Esse acompanhamento recorrente é essencial para ter a certeza de que as suas redes sociais estão recebendo a atenção que precisam. 

Além disso, lembre-se de que é possível os seguidores interagirem com as postagens. Assim sendo, será preciso dedicar um tempo para respondê-los de forma qualificada.

8. Acompanhe os resultados das suas redes sociais 

Por fim, mas não menos importante, o último passo para o seu planejamento de redes sociais é: acompanhar os seus resultados. 

É importante analisar as métricas oferecidas pelas redes e, também, verificar se você alcançou os objetivos que tinha planejado lá no início. Afinal, é a partir dessa análise que saberá quais são os formatos que funcionam melhor e o que precisa ser mudado na estratégia para atingir resultados mais satisfatórios. Para complementar o conhecimento sobre o assunto e melhorar os resultados das suas redes sociais, confira: Varejistas: o que fazer para ter redes sociais que engajam?

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]