SUMÁRIO


Por em 13 de junho de 2022

Como funciona o marketing digital? Conheça as principais estratégias

Você, com certeza, já ouviu falar sobre marketing digital, certo? Mas, afinal, como funciona o marketing digital? 

Ademais, o que compõe essa estratégia tão poderosa que faz com que empresas se destaquem das demais, conquistem legiões de fãs, credibilidade e autoridade no mercado?

Pois bem, primeiramente, para entender como funciona o marketing digital, é essencial compreender que ele engloba diversas ferramentas, conhecimentos, paciência e, é claro, estratégias específicas

Preparamos aqui um guia que vai te ajudar a tirar as suas dúvidas sobre como funciona o marketing digital e, também, te mostrar quais são os principais termos que você precisa conhecer para colocar em prática essa estratégia no seu negócio. Acompanhe!

O que é e como funciona o marketing digital? Um breve resumo para você 

O termo “marketing digital” é usado para resumir de forma clara e objetiva todos os esforços de marketing que uma empresa faz no ambiente online. Ou seja, por meio de canais como as redes sociais, sites, blogs, e-mails e motores de busca (como o Google, por exemplo).

Ao desenvolver uma estratégia de marketing digital, uma empresa pode estar em busca de alcançar diferentes objetivos. Dentre eles, destaque para a atração de novos clientes, a criação/fortalecimento do relacionamento com diversos públicos e, também, o desenvolvimento de uma identidade de marca.

Além disso, vale ressaltar que o marketing digital é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público no momento certo, de forma direta e personalizada. 

Por isso, se você está em busca de garantir que o seu negócio se comunique com o seu público de forma mais assertiva, entender como funciona o marketing digital é fundamental para a saúde e o sucesso da sua empresa.

Pensando nisso, abaixo selecionamos quatro ferramentas que são vitais para que a sua estratégia de marketing digital dê certo e decole. Acompanhe!

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Como funciona o marketing digital? 4 importantes ferramentas e estratégias que você precisa conhecer:

1. Inbound Marketing, ou marketing de atração

Ao criar uma estratégia de inbound marketing, ou marketing de atração, o seu objetivo é garantir que a sua empresa seja encontrada pelas pessoas. E como fazer isso? Pois bem: criando conteúdos relevantes, que solucionam problemas reais das pessoas. 

Um conteúdo rico auxilia a sua empresa a conquistar mais credibilidade e autoridade online. E estamos falando sobre criar conteúdo educativo, não da divulgação de ofertas ou materiais que tenham a sua empresa como o foco.

O Inbound marketing pode entregar conhecimento por meio de diversos formatos de comunicação. Por exemplo, pode ser feito através de blogposts, podcasts, e-books, newsletters, vídeo, whitepapers, entre outros. 

E esses materiais todos são “recheados” com o quê? Isso mesmo: marketing de conteúdo. O nosso próximo tópico para te explicar mais sobre como funciona o marketing digital.

2. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, como o próprio nome sugere, é o conteúdo utilizado para as suas estratégias de marketing digital obterem sucesso. 

De acordo com Rafael Bez no livro “Marketing de conteúdo, a moeda do século XXI”, existem 5 princípios fundamentais do marketing de conteúdo. Dessa forma, ele pontua que fazer marketing de conteúdo é: 

  1. Transformar a sua marca em uma fonte de conhecimento relevante para o consumidor;
  2. Conhecer onde o seu público procura informação e estar lá entregando o que ele precisa para conhecer, entender, gostar e escolher de você;
  3. Compreender que os consumidores nunca foram nem estão preocupados ou interessados em sua marca. eles estão preocupados com a suas próprias vontades e objetivos de vida. Mas se você oferecer a este consumidor o que ele precisa para alcançar esses desejos, então ele pode começar a prestar atenção em você;
  4. Estar presente no processo de compra do consumidor de forma a oferecer exatamente o que ele precisa saber em cada etapa de sua decisão;
  5. Construir um relacionamento confiável com o consumidor inclusive no pós-venda, para que ele saiba que a sua marca é a melhor quando for necessário resolver um problema ou no caso de surgir algum novo interesse.

O blog é a “casa” do seu marketing de conteúdo. Isso porque ele é um canal exclusivo da sua marca para se comunicar com o público. Nele, não existem interferências (como acontece nas redes sociais, por exemplo) e distrações indesejadas. 

Ou seja, você pode publicar o que quiser, como quiser, a hora que quiser.

Entretanto, apesar das distrações das próprias ferramentas, as redes sociais também devem estar incluídas na sua estratégia de marketing de conteúdo, assim como o seu site institucional e demais canais pelos quais você irá se comunicar com o público. 

3. SEM (links patrocinados + SEO)

Outra parte importante para entender como funciona o marketing digital é compreender o que é SEM (Search Engine Marketing).

Pois bem, o SEM pode ser traduzido como toda a estratégia de marketing que visa melhorar os resultados da sua marca nos motores de busca, ou seja, o Google.

O SEM é dividido em duas grandes partes:

  • SEO (Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzido como otimização para mecanismos de buscas). O SEO busca gerar mais tráfego de maneira orgânica para um determinado domínio. Para isso, são utilizadas estratégias que envolvem a otimização de páginas, blogs e sites que auxiliem a sua marca a ranquear bem nos buscadores e, assim, atrair mais visitantes;
  • Links patrocinados, ou seja, os anúncios que são exibidos no Google e em demais plataformas e páginas da internet.

– Complemente a leitura com: Passo a passo: como criar uma campanha publicitária para o varejo

4. E-mail marketing

Outra ferramenta importante para compreender como funciona o marketing digital é o e-mail. Isso mesmo, o processo de enviar e-mail marketing para um grupo de pessoas com o objetivo de fortalecer a sua marca, fazer uma comunicação direta com clientes e potenciais clientes e, até mesmo, fazer conteúdos que possam resultar na conversão e/ou venda. 

O e-mail marketing é um canal muito poderoso para empresas que sabem como utilizá-lo com maestria. Ele permite uma comunicação direta com a pessoa que irá receber a mensagem, fazendo com que ela se sinta especial.

Além disso, o e-mail marketing pode ter todos os seus resultados medidos. Ou seja, é possível saber exatamente quantas pessoas abriram os e-mails e clicaram nos links, quantas respostas cada e-mail obteve e se ele pode ser considerado um sucesso ou não.

Agora você já sabe mais sobre como funciona o marketing digital!

Pois bem, com essas dicas você já sabe mais sobre como funciona o marketing digital, certo? Sabemos que ele envolve muitas estratégias e conhecimentos. Entretanto, é preciso dar o primeiro passo para começar a colocar em prática o marketing digital na sua empresa.

Para te ajudar nessa missão, preparamos um Kit de Social Media para Datas Comemorativas que pode te dar boas ideias de como se comunicar com o seu público nas festividades ao longo do ano. Você verá ideias de postagens para as suas redes sociais que podem gerar mais engajamento e atuar em prol da sua estratégia de marketing digital.

Aproveite para baixar o material, ele é gratuito!

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]