Por em 1 de novembro de 2022
Lista: 11 formas de resolver a queda nas vendas, faturamento e lucro
É comum que os supermercados enfrentem situações em que se deparem com a tão evitada queda nas vendas. Entretanto, apesar de fazer parte da operação, é preciso trabalhar de forma efetiva e incessante para que essa questão não se torne recorrente.
Assim sendo, nessas situações, o melhor caminho é se concentrar em duas questões fundamentais:
- A primeira é: identificar as razões do problema, ou seja, o que fez com que as vendas caíssem?
- Já a segunda é a busca por soluções: o que preciso fazer para voltar a vender bem e aumentar o faturamento?
Encontrar as respostas para essas perguntas com certeza vai ajudar sua empresa a voltar ao caminho do sucesso. Isso porque elas te auxiliarão a descobrir formas de como aumentar os lucros e a se manter atento a novos problemas que possam surgir.
Dessa forma, se o seu supermercado está com queda nas vendas e você tem observado que os números de faturamento e lucro estão mais baixos a cada mês, chegou o momento de encontrar soluções para resolver essa questão. E nós vamos te ajudar nessa missão.
Abaixo, confira a nossa lista com algumas formas de resolver esses problemas.
Use a comunicação com os clientes para resolver a queda nas vendas
Pois bem, uma boa opção para evitar a queda nas vendas é investir na retenção dos clientes que já compram de você. Para isso, nada melhor do que realizar investimentos em comunicação com esse grupo de consumidores.
Ademais, mais importante do retomar o contato com eles nos períodos em que as vendas estão em baixa ou que você identificou que eles estão há um tempo sem comprar no seu negócio, é manter uma comunicação recorrente com seus clientes.
Isso certamente irá funcionar como um trabalho de prevenção na perda de clientes. Afinal, é muito mais fácil você mantê-lo comprando do que resgatá-lo depois de um período de inatividade.
Outro ponto a favor dos investimentos em comunicação com a sua base de clientes são as mudanças em relação ao comportamento do consumidor. Isso porque há uma tendência a qual os compradores sejam cada vez menos fiéis a uma determinada marca.
Devido a isso, o esforço das empresas segue ainda maior para demonstrar que a sua loja é a melhor opção para que os consumidores façam as compras deles sempre que preciso.
Nesse cenário de mercado, nada melhor do que uma comunicação ativa e recorrente para manter os consumidores comprando de você.
Ainda, lembre-se de que essa estratégia de retenção e fidelização é um trabalho que exige tempo e uma boa estratégia para que os resultados desejados sejam atingidos.
– Para saber mais sobre o assunto, acesse: Conheça as principais diferenças entre retenção e fidelização
Problemas com queda nas vendas ou faturamento? Conheça 11 maneiras que podem ajudar a solucioná-los
1. Identifique o problema
Identificar o problema e, principalmente, a sua causa, é o primeiro passo para resolver a situação.
Mas como fazer isso? Pois bem, você pode fazer uma análise das suas vendas nos últimos meses, buscar observar se existe alguma razão para isso que ainda não tinha sido identificada ou até mesmo um fator que fuja do seu controle, como a sazonalidade.
Neste cenário, pode ser importante contar com uma plataforma de gestão de clientes. Afinal, essa ferramenta permitirá que você identifique, por exemplo, se há uma quantidade grande de clientes que compraram em algum momento, mas que não voltaram à sua loja.
Outro fator de muita importância e que não pode ser esquecido é a mensuração de campanhas.
Isso porque, se você não acompanhar e mensurar os resultados das suas ações, não saberá se a sua comunicação com os clientes é efetiva.
Uma falha nessa questão pode fazer com que sua empresa gaste dinheiro com algo que não traz resultados efetivos para o negócio.
2. Evite a ruptura de gôndola
Não existe nada pior para quem vai até uma loja comprar algo que precisa do que chegar lá para e não encontrar o que buscava. Esse tipo de situação deve ser evitada SEMPRE.
Se um cliente vai até a sua loja comprar e ao chegar lá encontra prateleiras vazias (sem um determinado produto ou marca), provavelmente ele vai comprar o que precisava na concorrência. E não somente comprará este produto que estava em falta, mas fará toda a compra em outro supermercado.
Na pior das hipóteses, uma situação dessas pode fazer com que você perca definitivamente aquele consumidor.
– Confira também: Descubra como se prevenir da ruptura de gôndola
3. Tenha atenção: preços muito altos podem resultar em queda nas vendas
É claro que aumentar o lucro é um desejo recorrente, até porque isso contribui para o crescimento da empresa.
Porém, um lucro maior não pode vir de qualquer jeito. Muito menos sacrificando a sua clientela para isso. É por isso que simplesmente aumentar os preços não é a melhor opção.
Preços muito altos tendem a afastar o consumidor, o que consequentemente vai ocasionar a queda nas vendas e no faturamento. Isso só vai te deixar mais longe de aumentar o lucro.
4. Cuide com promoções que causem prejuízos
Promoções são uma ótima forma de atrair clientes e de mantê-los fiéis à sua loja. Quanto a isso não restam dúvidas.
Mas nunca se esqueça que essas promoções precisam ser bem pensadas com sua equipe comercial.
Em muitos casos, você trabalha com a sua margem nos produtos para oferecer uma promoção aos clientes. Porém, por mais que essa seja uma prática muito efetiva, você precisa ser cauteloso para essas promoções não serem prejudiciais para o seu negócio. Nesse caso, considere trabalhar com preço 1 preço 2.
– Acesse: Quais são e como decidir o modelo de oferta ideal para cada ação?
5. Fique de olho na concorrência
Sempre se mantenha atualizado sobre o que seus concorrentes têm feito. É bem válido fazer um benchmarking da concorrência a cada três meses.
Mesmo que vocês estejam no mesmo segmento, as estratégias adotadas por eles podem ser diferentes das suas. Essa distinção pode ser o que tem feito os clientes optarem por comprar lá.
Para saber mais sobre esse assunto tão importante, confira: Como vencer a concorrência? 11 dicas para seu supermercado
6. Considere criar um clube de benefícios
Criar um clube de benefícios é uma excelente forma de aumentar o faturamento e as vendas. Isso porque você passa a conhecer seus clientes e saber o que eles realmente querem comprar. Assim, consegue oferecer os produtos certos e, então, aumentar as vendas.
Existem certos mitos a respeito do clube de desconto. Um deles é a ideia de que o lucro da empresa será menor. Mas isso não é verdade, pois nessa estratégia existirão dois preços, um para quem é cadastrado no clube e o outro para quem não é. Então, manda a ver!
7. Invista em ações de fidelização
Fidelizar os clientes deve ser um dos seus principais objetivos! Isso porque os clientes fiéis são os mais rentáveis para o seu negócio.
Para fidelizar seus consumidores é preciso aproximar o relacionamento com quem compra com você gradativamente. Para isso é muito importante realizar campanhas segmentadas.
Essas ações segmentadas ajudam tanto a aproximar o seu relacionamento quanto a estimular as vendas.
Um exemplo de ação de relacionamento pode ser por meio do envio de uma SMS com os parabéns no dia do aniversário do cliente. Para estimular as vendas, no início do mês você pode enviar ofertas especiais para os clientes ativos. Outra opção é incentivar os clientes inativos a voltarem a comprar.
– Leia também: 7 dicas para usar SMS no varejo e aumentar suas vendas
8. Mostre que seu cliente é especial
Para você mostrar ao seu cliente que ele é especial, uma boa opção é seguir a ideia do tópico anterior.
Campanhas personalizadas são muito efetivas nessa questão, pois se você oferece para o cliente o que ele já tem costume de comprar, as chances dele criar uma relação com a sua empresa são grandes.
Para completar, se você oferece uma promoção de um produto que ele gosta, além de comprar, ele verá ainda mais valor na sua empresa.
Para isso ser possível, é necessário ter os dados do cliente em mãos – utilizando uma plataforma completa como a da Mercafacil, por exemplo. Assim, com os dados em mãos, será mais fácil criar ações especiais para cada cliente, seja uma campanha de relacionamento ou realmente para estimular a compra.
9. Seja o ninja das análises de dados
Entender as razões para a queda das vendas, do faturamento e do lucro é muito importante. Porém, existe uma análise de grande relevância que muitas vezes é ignorada.
Estamos falando da mensuração de dados das ações feitas pelo seu negócio. Essa ação é extremamente necessária, afinal, é somente a partir de análises que será possível saber o que realmente tem dado certo e o que contribuiu para melhorar os resultados.
Além disso, também vai trazer insights sobre o que está errado e precisa ser corrigido para que seu faturamento volte a subir. Assim sendo, os dados permitem que você tome melhores decisões futuras para o sucesso do seu supermercado.
10. Invista no seu layout de loja
Em muitos casos, o problema de queda nas vendas está ainda mais próximo do que imaginamos.
Pode parecer algo simples, mas investir no seu ponto de venda pode melhorar muito os resultados.
É importante lembrar que para realizar esses investimentos é preciso pensar no consumidor e o que pode tornar a compra dele mais rápida, fácil e até mesmo mais prazerosa.
Quando se fala em aumentar as vendas no PDV, o trade marketing aparece como uma das principais alternativas. A criação de ações em parceria com a indústria pode melhorar tanto as suas vendas quanto o desempenho do seu time comercial.
Outra opção é investir em uma melhor organização do seu supermercado. Produtos bem distribuídos nas gondolas, por meio da criação de um planograma, aliados a uma boa comunicação visual, certamente são ações que podem impulsionar suas vendas.
– Quer saber mais sobre a estratégia de trade marketing? Então baixe agora mesmo o nosso guia gratuito sobre o assunto: Guia: uma introdução ao Trade Marketing para Supermercados
11. Fique atento às novidades do mercado
O varejo é um segmento que está em constante evolução. Novas tecnologias, metodologias e estratégias surgem constantemente para vários setores das lojas.
Cabe ao varejista conhecer cada uma delas e analisar quais podem trazer resultados efetivos para sua loja. Algumas podem trazer resultados imediatos e outras demandam mais tempo.
Mesmo assim, muitas soluções voltadas ao melhor gerenciamento das lojas de varejo e também ao bom relacionamento com os consumidores são cada vez mais comuns.
Certamente, em pouco tempo, essas ferramentas serão cada vez mais comuns em todo o mercado. Algumas delas se encaixam em questões que já comentamos nessa lista.
Quando se trata de aumentar as vendas, as táticas são variadas. Entretanto, seguramente as que podem trazer melhores resultados são as que tem foco no consumidor.
Perceba que muitas das soluções têm relação com melhorar a experiência do cliente ao comprar com você. Essas são questões muito importantes para a sua empresa e merecem ter grande atenção a partir de agora.
Portanto, comece a focar mais no que ajudará a melhorar o relacionamento com quem compra na sua loja. Ah, e lembre-se de que você pode melhorar seus resultados o quanto antes. Quer saber como? Então faça uma demonstração do software de Gestão de Clientes da Mercafacil e tire todas as suas dúvidas!
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Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]
Amei a tese pra o meu negocio tenho um pequeno deposito de bebidas e aprendi muito com o conceito do que er empreender
Aprende muito com esse segmento pra o ramo do negocio agora e colocar em pratica
Que bom que você conseguiu aprender, Leandro!