SUMÁRIO


Por em 11 de maio de 2022

Passo a passo: como criar uma campanha publicitária para o varejo

Você sabe o que é uma campanha publicitária? Mais do que isso, reconhece a importância dessa estratégia para o sucesso do seu negócio? Aqui, vamos te explicar melhor sobre o que é a campanha publicitária e como ela, quando bem feita, pode trazer resultados excepcionais para o seu negócio. Acompanhe!

O que é campanha publicitária? 

A campanha publicitária é um conjunto de ações e estratégias de marketing desenvolvidas para alcançar um objetivo final.

Esse objetivo varia de acordo com o que a sua marca deseja alcançar e, também, variam os canais de comunicação utilizados.

Afinal, a campanha pode ser feita para os meios de comunicação offline, ou seja, os tradicionais, como televisão, rádio, mídia impressa e outdoor, ou para os diversos canais digitais/online.

Entretanto, vale ressaltar que, independentemente dos canais escolhidos para uma campanha publicitária rodar, é essencial que todas as ações que a compõem conversem entre si. Ou seja, tenham o mesmo tom de voz, linguagem, identidade visual, mensagem, entre outros. Elas devem ser complementares e buscar alcançar o mesmo objetivo em comum.

Ademais, as campanhas publicitárias no varejo são muito importantes para as empresas serem lembradas empresas que querem sempre ser lembradas pelos consumidores. Isso porque elas podem ajudar a atrair novos clientes, a fidelizar os clientes já fiéis e, também, a reforçar a imagem da marca no mercado como um todo. 

Ainda, podem ser utilizadas para fazer o lançamento de algum produto e/ou serviço, para anunciar uma ação promocional de uma data comemorativa especial – como o aniversário do supermercado ou demais celebrações do calendário anual, – e muitas outras ocasiões.  

Por isso, se você está em busca de fazer uma campanha publicitária de sucesso, é hora de ver como tirar essa ideia do papel e realmente colocá-la em prática. Confira, abaixo, o passo a passo para isso! 

Passo a passo para criar uma campanha publicitária de sucesso para o varejo

1. Conheça a sua marca e, a partir disso, defina o objetivo da campanha publicitária

Pois bem, o primeiro passo para criar a sua campanha publicitária é conhecer muito bem a sua empresa. A partir desse conhecimento, será possível definir qual é o objetivo que você deseja alcançar com a campanha. 

Vale lembrar que esse objetivo muda de acordo com cada empresa. Entretanto, alguns que você pode se inspirar para criar a sua campanha publicitária são:

  • Aumentar as vendas no mix total de produtos ou de um produto específico;
  • Potencializar as vendas por unidade e não em valor monetário – ou seja, estimular os clientes a adquirirem mais itens em cada compra;
  • Aumentar o ticket médio de cada venda;
  • Ter um maior engajamento e crescer aumentar o número de seguidores em determinados canais de comunicação;
  • Expandir as vendas em determinadas regiões;
  • Lançar um novo produto e/ou serviço;
  • Aumentar o número de clientes cadastrados no seu clube de descontos;
  • Fazer um novo posicionamento de marca;
  • Reforçar a imagem da sua marca no mercado;
  • Ampliar o seu público-alvo;
  • Fidelizar os clientes que já compram da sua marca;
  • Atrair novos consumidores;
  • Expandir para novos mercados.

Como você pode ver, são inúmeras as possibilidades de objetivos que você pode definir para nortear a sua campanha publicitária. E, é claro que diferentes objetivos levam a criação de diferentes materiais e tipos de campanhas.

Assim sendo, antes de efetivamente criar a sua campanha, lembre-se de ter esse objetivo muito bem estabelecido. Ademais, o objetivo é o que irá guiar os KPIs da campanha, assunto que trataremos logo mais. 

2. Defina o público-alvo e a persona

Pois bem: de nada adianta você ter um excelente objetivo a ser alcançado e desenvolver uma campanha maravilhosa se ela não for direcionada para as pessoas certas. Por isso, é crucial saber com quem e para quem a campanha vai se comunicar

Assim sendo: para quem será direcionado o conteúdo da campanha? Se você definiu que o objetivo é fidelizar os clientes que já compram na sua marca, claramente, a campanha será direcionada para eles. 

Entretanto, se o seu objetivo for fazer um lançamento de um novo produto, será importante repensar o seu público-alvo. Afinal, esse novo produto pode ser responsável por atrair novos consumidores para a sua marca.

Ao definir o público-alvo que se deseja alcançar, você também terá mais facilidade em determinar os canais de comunicação que serão utilizados na sua campanha publicitária. E é exatamente sobre isso o nosso próximo passo. 

3. Defina os canais de comunicação a serem utilizados

Pois bem, agora que você já sabe qual é o objetivo da sua campanha e quem são as pessoas que você deseja alcançar, é hora de definir quais serão os meios de comunicação utilizados para colocar em prática a sua campanha publicitária.

Por exemplo: 

  • Se o seu objetivo é comunicar-se de forma mais assertiva com quem já conhece a sua marca, os canais de comunicação a serem utilizados são uns – como a rádio interna da sua loja, os meios de comunicação digitais diretos, como SMS, WhatsApp e push de aplicativo. 
  • Por outro lado, se você busca alcançar um público de uma região próxima a sua loja, mas que não necessariamente ainda é cliente, você pode fazer anúncios no Google de acordo com a região da sua loja, assim como investir em campanhas em canais offline, como televisão, outdoor e banners. 

Sejam quais forem os canais escolhidos para a divulgação da sua campanha, lembre-se sempre de que eles precisam estar de acordo com o objetivo da ação. Aliás, também tenha em mente que esses materiais precisam ser coesos, qualificados e deixar claro o tom de voz da sua marca. 

Conheça as características de cada canal de comunicação e use-as a seu favor na hora de criar as suas peças publicitárias. 

4. Estabeleça os KPI’s da campanha

Os KPI’s são os indicadores-chave de desempenho. Assim sendo, eles precisam ser mensuráveis, específicos, relevantes e ter um prazo definido.

Alguns exemplos de que KPI que podem nortear a sua campanha, são: 

  • Aumentar em 15% a venda do produto X no próximo trimestre;
  • Chegar a XX seguidores na página do Instagram em X meses;
  • Aumentar em 10% o ticket médio dos clientes em X meses;
  • Cadastrar X novos consumidores no Clube de Descontos em 2 meses.

5. Faça um bom briefing de campanha e garanta o engajamento de todo o time

Pois bem, gora você já tem o objetivo definido. Além disso, já sabe para quem será destinada a campanha, quais serão os canais de comunicação utilizados e, ainda, os seus KPIs. Então, é hora de trabalhar em um bom briefing.

Toda campanha publicitária precisa de um bom briefing.

Isso porque esse documento contém informações de como os trabalhos deverão ser conduzidos, do início ao fim. Resumidamente, é o briefing que irá garantir que todos os envolvidos na ação entendam-na completamente. 

Dentre as informações que precisam estar presentes no briefing, destaque para:

  • Objetivo da campanha;
  • Público-alvo;
  • Orçamento e recursos disponíveis;
  • Peças que serão criadas;
  • Informações sobre a empresa;
  • Dados e referências de mercado, como análise da concorrência e algumas outras campanhas de sucesso para se inspirar;
  • Prazo da campanha, entre outros.

Garanta que todos os envolvidos na campanha entendam muito bem o briefing e, mais do que isso, comprem a ideia da ação. Deixe que todos tirem dúvidas, deem opiniões e, juntos, vocês cheguem no briefing mais completo possível. 

6. Faça o plano de ação

Após o briefing, é hora de criar o plano de ação. Para criar esse plano, uma boa dica é seguir às perguntas da sigla 5W2H:

  • What: O que será feito? – o escopo da campanha;
  • Why: Por que será feito? – o objetivo da campanha;
  • Who: Quem fará? – quem será responsável por cada tarefa;
  • Where: Onde será feito? – em quais locais vão ser feitas as ações da campanha;
  • When: Quando será feito? – qual será o cronograma da campanha. Divida-o em etapas para facilitar a visualização e entendimento;
  • How: Como será feito? – quais serão as metodologias e tecnologias usadas, assim como os critérios de tomada de decisão.
  • How much: Quanto vai custar? –  qual é o orçamento destinado para a campanha.

7. Crie a primeira peça da sua campanha 

Com todos os passos anteriores definidos, é hora de colocar a mão na massa e criar o primeiro material da campanha. Nessa hora, é possível finalmente visualizar tudo o que foi planejado anteriormente. 

Para isso, é hora de desenvolver o conceito da campanha e apresentá-la para a equipe. Pode ser feita uma peça de anúncio, uma postagem para as redes sociais ou uma animação que resume todo o conceito da campanha em um breve filme. 

Teste esse conceito por meio de uma pesquisa para garantir que ele esteja de acordo com o objetivo pretendido pela campanha. 

Além disso, se necessário, refaça a peça até ter a certeza de que ela está transmitindo tudo o que era esperado. 

8. Acompanhe os resultados da campanha publicitária

Por último, mas não menos importante, é hora de acompanhar e medir os resultados da sua campanha publicitária. E então, você alcançou os KPIs conforme o esperado? A partir dessa análise, saberá se essa foi uma campanha bem sucedida ou não.

Também, saberá o que melhorar para uma próxima campanha, assim como quais estratégias já funcionam para a sua marca.

Fazer esse acompanhamento e análise minuciosa dos resultados da campanha é essencial para não cometer os mesmos erros. 

Ademais, lembre-se que fazer campanha publicitária é algo recorrente e que fará parte do dia a dia da sua empresa. 

Por isso, busque sempre manter-se atualizado sobre as tendências do momento, faça pesquisas de mercado e benchmarking e busque inovar ao desenvolver as campanhas publicitárias para a sua marca.

Aliás, se você quer saber mais sobre como fazer uma boa pesquisa de mercado, baixe mesmo agora o nosso e-book gratuito com o passo a passo para fazer benchmarking e aprimore os seus conhecimentos sobre o assunto. 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]