SUMÁRIO


Por em 21 de julho de 2022

9 motivos para criar um clube de vantagens do seu supermercado

Seu supermercado já oferece um clube de vantagens para os clientes? Acredite, investir em um programa de fidelidade pode trazer grandes benefícios para o seu varejo. 

Isso porque esses programas funcionam como uma ferramenta para diferenciar o seu supermercado dos demais. 

Além disso, ajudam a sua marca a conhecer melhor os seus consumidores e, dessa forma, permitem que o seu varejo faça melhores ações em todos os setores, seja para:

  • Aumentar as vendas;
  • Aproximar o relacionamento com clientes;
  • Reativar clientes inativos;
  • Aumentar o ticket médio das compras;
  • Criar campanhas de marketing mais assertivas, entre outros.

Abaixo vamos te explicar melhor sobre o que é o clube de vantagens e, também, detalhar os principais benefícios de implantar um programa desses no seu supermercado. Acompanhe! 

O que é um clube de vantagens? 

O clube de vantagens pode ter diversos nomes de acordo com cada empresa. Assim, alguns dos seus sinônimos são: programa de fidelidade, programa de pontos, clube de descontos, entre outros. 

Porém, seja qual for o nome utilizado pela empresa, o objetivo é sempre o mesmo: estimular o cliente a se cadastrar na base de dados da companhia. Assim, a marca passa a conhecê-lo melhor e, a partir disso, pode oferecer vantagens exclusivas a ele.  

Essas vantagens podem contemplar desde mensagens, ofertas e promoções segmentadas e personalizadas, passando por ações de relacionamento direcionadas, descontos em estabelecimentos parceiros, brindes, participação em sorteios, entre outros.

Ou seja, o cliente oferece seus dados em troca de benefícios variados concedidos pela empresa. 

Quais os benefícios de criar um clube de vantagens? 

1. Entender que os consumidores valorizam empresas que oferecem clube de vantagens

O primeiro benefício de investir em um clube de vantagens é compreender que essa é uma ferramenta desejada pelos consumidores. 

Para se ter uma ideia, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), o número de cadastros clubes de vantagens no Brasil cresceu 9,4% no segundo trimestre de 2019 frente a igual período de 2018. No total, foram 132 milhões de cadastros contra 120 milhões no período anterior.

A pesquisa também revelou que as marcas que possuem esses programas registraram um aumento de 17% do faturamento nesse intervalo, movimentando R$ 1,9 milhão no segundo trimestre de 2019 contra R$ 1,6 milhão no segundo trimestre de 2018.

Ou seja: os consumidores entendem os benefícios dos programas de fidelidade de buscam cadastrar-se neles. 

2. Conhecer os seus clientes 

Para fazer parte do clube de vantagens, os clientes precisam cadastrar-se com seus dados pessoais. Isso permite que a empresa analise esses dados e desenvolva as melhores estratégias para relacionar-se com o cliente, conquistando-o. 

Além disso, se a empresa em questão contar com uma ferramenta completa de gestão de clientes, ela poderá ter insights ainda mais poderosos sobre o seu público. Assim, além de conhecer o primeiro nome completo e CPF dessa pessoa, também terá acesso a informações como:

  • Endereço;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Frequência de compras;
  • Produtos preferidos – ou seja, que o cliente costuma comprar no supermercado;
  • Ticket médio;
  • Quantidade de itens na cesta, entre outros.

Com esses dados é possível criar ações altamente personalizadas e segmentadas, que resultam em uma conversão maior para o supermercado. 

O mais legal de tudo isso é que os resultados das ações feitas a partir do clube de vantagens são mensuráveis. Afinal, a empresa saberá exatamente quais clientes fizeram compras na loja após serem impactados com as campanhas ou descontos oferecidos pelo clube.

3. Redução de custos e melhores resultados

Com ações mais assertivas, o supermercado tem melhores resultados e menos custos. 

Por exemplo: ao invés de fazer uma promoção de um produto para todo o público, o que pode diminuir muito a margem de lucro do supermercado, é possível fazer ofertas para CPFs específicos.

Essa ação, além de minimizar o prejuízo da sua marca, faz com que o cliente contemplado pela oferta sinta-se especial. Afinal, ele sabe que o supermercado conhece os seus hábitos de consumo e ofereceu uma oferta que faz sentido para o dia a dia dele. Os dois lados saem ganhando! 

– Você pode se interessar por: Como o supermercado pode ganhar mais fazendo ofertas personalizadas?

4. Maior previsibilidade de receita e de negociação com a indústria

Vale lembrar que o objetivo do supermercado é ter a maior porcentagem de base de clientes cadastrados/identificados. Afinal, quanto maior esse dado, mais assertiva será a previsibilidade da receita da marca, assim como será possível fazer negociações mais assertivas com a indústria.

Por exemplo: o supermercado tem uma taxa de identificação de clientes de 80% e, por meio da análise dos dados de consumo, percebeu que certa marca de cerveja faz mais sucesso com os seus clientes. Então, será possível mostrar esses dados para a marca em questão e, com isso, negociar ações exclusivas e personalizadas para o seu varejo. 

Esse formato de ação fará com que a marca tenha mais sucesso, o seu supermercado aumente as vendas e os clientes sintam-se contemplados.

Tudo isso ao mesmo tempo em que você passa a ter um maior conhecimento e previsibilidade da receita do seu supermercado. Legal, não é mesmo?

5. O clube de vantagens auxilia na fidelização de clientes

Outro grande benefício do clube de vantagens é que ele é uma poderosa ferramenta para a fidelização de clientes. Isso acontece porque para o cliente se cadastrar na base do seu supermercado, é porque ele já teve algum contato prévio com a sua marca e demonstrou interesse nela.

Então, é hora de o seu supermercado aproveitar esse interesse do cliente e trabalhar com ações para mantê-lo sempre por perto e fidelizado. Para saber mais sobre como fazer isso, acesse: Aumente a fidelização dos clientes com um clube de descontos exclusivo.

6. Atrair o cliente para comprar um produto do clube – e, no fim, ele fazer uma compra maior

Por mais que a sua loja ofereça um certo produto com desconto personalizado para os clientes cadastrados no clube, a chance de que ele aproveite a compra para levar outros itens juntos é grande. 

Ou seja: a oferta do clube pode ser a responsável por atrair o consumidor até a sua loja. Entretanto, é provável que o cliente não saia da loja levando apenas aquele item que está em promoção, o que faz com que ele aumente a quantidade de itens na cesta de compra e, também, eleve o ticket médio.

7. Destacar-se da concorrência

Sabemos que a concorrência no comércio é cada vez mais acirrada. Por isso, pensar em estratégias que diferenciem o seu supermercado dos demais e façam com que ele seja sempre lembrado pelos consumidores é tão importante.

Dessa forma, o clube de vantagens surge como mais um diferencial que a sua marca pode oferecer aos clientes. Apostando em benefícios personalizados e exclusivos, esses podem ser os motivos que fazem com que o consumidor opte por comprar na sua loja e não nos concorrentes.

– Complemente a leitura com: Como vencer a concorrência? 11 dicas para seu supermercado

8. Resgatar clientes inativos

Sabe quais são aqueles clientes que não compraram na sua loja no último mês? E aqueles que estão há quase 60 dias sem visitar o seu supermercado? 

Pois bem, uma ferramenta completa de clube de vantagens permite que você tenha conhecimento desses dados e, a partir disso, possa desempenhar ações exclusivas com o objetivo de reativar esses clientes. 

Por vezes, é mais fácil resgatar clientes do que conquistar novos. Afinal, os consumidores que estão inativos já tiveram contato prévio com a sua marca e, por algum motivo, pararam de comprar dela. Então, que tal investigar esses motivos e, mais do que isso, analisar o perfil desses clientes e criar uma campanha exclusiva para eles? 

Para saber mais sobre esse assunto, você pode conferir quais mensagens mandar para os clientes inativos? e, também, 4 dias para reativar clientes inativos e aumentar as vendas

9. O clube de vantagens auxilia a oferecer uma experiência de compra mais completa e positiva

Por último, mas não menos importante, o clube de vantagens, quando bem utilizado, pode auxiliar a sua empresa a tornar a jornada de compra do consumidor mais positiva, personalizada e completa. O que gera uma melhor experiência a ele.

Isso porque, conforme citamos no primeiro item deste artigo, é cada vez maior a adesão dos consumidores nesses formatos de benefícios oferecidos pelas empresas. Assim sendo, se o seu supermercado deseja destacar-se na atual “era da experiência”, esse cuidado faz toda a diferença para você conquistar de vez um cliente satisfeito.

Como criar um clube de vantagens?  

Pois bem, agora que você compreendeu os principais benefícios oferecidos pelo clube de vantagens, surge a pergunta: como criar um clube para o meu supermercado? 

Para isso, o ideal é contar com uma ferramenta completa que permita que você faça a gestão dos seus clientes de forma organizada, segura e tecnológica. Assim sendo, a Mercafacil pode ser a melhor opção para o seu supermercado. Fale com os nossos especialistas em varejo e saiba como podemos te ajudar na missão de criar o seu clube de vantagens! 

Ainda, se deseja saber mais sobre o assunto, você pode conferir nossos seguintes artigos: 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]