Por em 6 de abril de 2021
Como o supermercado pode ganhar mais fazendo ofertas personalizadas?
Já ocorreu de você receber uma notificação de alguma promoção de um produto que você queria muito? E, quando você recebeu esse alerta, ficou surpreso/feliz? Isso geralmente acontece quando as empresas criam ofertas personalizadas para cada cliente de acordo com o CPF de cada um. E agora você também pode promover essa sensação positiva para os clientes do seu supermercado. Incrível, não?
Para isso, basta ter o seu Clube de Descontos exclusivo para cadastrar os seus clientes e começar a colher os frutos dessa experiência. Quer saber mais sobre as vantagens de criar ofertas personalizadas para os seus clientes e, mais do que isso, compreender como fazer essas ações? Então acompanhe o nosso texto!
Quais são as principais vantagens de fazer ofertas personalizadas de acordo com o CPF dos clientes?
1. Máxima personalização!
Bom, não tinha como o primeiro tópico ser outro.
As ofertas feitas de acordo com o CPF dos clientes oferecem o máximo possível de personalização no relacionamento. E, por isso, trazem um melhor resultado para o seu negócio. E existem dados que comprovam isso.
De acordo com material divulgado no site E-commerce Brasil, 88% dos consumidores brasileiros estão dispostos a compartilhar dados em troca de ofertas exclusivas. Ainda, de acordo com a MarketingProfs, 68% das empresas têm tratado experiências personalizadas como uma prioridade do negócio.
E isso acontece porque as ofertas personalizadas são muito mais assertivas e relevantes para o cliente. Afinal, ele recebe notificações apenas daquilo que considera interessante e isso permite que a comunicação dele com o seu varejo seja positiva.
2. Maior taxa de sucesso das ações
Pense que campanhas feitas sem direcionamento funcionam como um tiro de canhão. Já as ofertas personalizadas são como um tiro de sniper. Mas o que isso significa? Pois bem:
Ofertas tiro de canhão
Elas chegam até os consumidores. Mas, como não têm um público pré-determinado, já que são direcionadas para todos, podem causar “mais estrago” às lojas. Nesse tipo de oferta (que engloba encartes, tabloides, carro de som, outdoor entre outros) os itens colocados em promoção são escolhidos de forma generalizada, muitas vezes sem saber o que o público está realmente procurando.
Assim, costumam atrair o cliente “caça-ofertas”, que vai até a sua loja apenas para consumir o que está em promoção. Além disso, elas não são metrificáveis, ou seja, você não sabe dizer efetivamente quem viu as ofertas e, por causa delas, foi até a sua loja. Ainda, podem não ser muito efetivas. Afinal, de nada adianta o seu carro de som anunciar uma mega promoção de fraldas, se o que o seu cliente busca são produtos relacionados a churrasco, por exemplo.
Ofertas tiro de sniper
Já as ofertas do tipo tiro de sniper são aquelas que têm alvo certo. Elas são metrificáveis, pois você sabe muito bem com quem está se comunicando. Também, esse tipo de ação permite que você meça a taxa de conversão exata. Ou seja, quantas pessoas que receberam a oferta personalizada realmente a aproveitaram.
Ademais, essas ações são compostas por campanhas segmentadas, feitas 100% baseadas no conhecimento que o supermercado tem sobre o seu público. Assim, você comunica-se de maneira direta e efetiva com aquele cliente que deseja atingir. O resultado? Taxas de conversão que podem ser facilmente medidas.
– Ps: se interessou pelo assunto? Então confira este texto em que falamos mais sobre a diferença desses tipos de ações.
3. Ofertas personalizadas fortalecem o relacionamento com o cliente
Ao fazer ofertas personalizadas para os seus clientes você está fortalecendo o seu relacionamento com ele. Afinal, além de chamá-lo pelo nome – o que já é algo positivo, – você também está enviando conteúdos relevantes para esse consumidor. Ele receberá a notificação e, sabendo que é do seu supermercado, vai olhar com mais carinho e atenção. Isso acontece porque ele sabe que o seu varejo manda mensagens relevantes.
Como você tem todo o histórico de compras dessa pessoa, você sabe exatamente quais promoções enviar para ela. Mais do que isso, você consegue medir se essas ofertas enviadas estão dando o resultado esperado – ou seja, se a pessoa está gostando do material que você envia.
4. Reativação de clientes inativos
Lembre-se sempre de que é de 5 a 7 vezes mais caro conquistar novos clientes do que trabalhar a fidelização dos que você já tem. E, neste cenário, as ofertas personalizadas são uma excelente “arma” para você trabalhar a reativação e fidelização de clientes.
Sabe aqueles clientes que estão entre um e três meses sem comprar na sua loja? Enviar ofertas personalizadas para eles é uma ótima forma de reativar esse contato. Afinal, como você já tem os dados e históricos de compra dessa pessoa, foque em enviar informações e promoções relevantes, que levarão esse shopper a comprar novamente no seu supermercado.
5. Aumento do ticket médio das compras
Clientes cadastrados no seu Clube de Desconto gastam mais. Ponto. De acordo com uma matéria da Gazeta do Povo feita a partir do estudo de um Clube de Descontos de supermercado, foi analisado que:
O ticket médio é 108% maior do que o do consumidor não cadastrado e a quantidade de itens na cesta é o dobro na comparação com os não participantes.
Ou seja, ter o seu próprio Clube de Descontos e enviar ofertas personalizadas para o seu cliente é algo que traz resultados altamente positivos para o seu varejo. Para isso, basta saber como utilizar com maestria os dados que você possui dos seus clientes e transformá-los em ações efetivas.
Como fazer ofertas personalizadas para os meus clientes?
Para conseguir fazer ofertas personalizadas para cada um dos seus consumidores é necessário contar com um software completo de Gestão de Clientes no seu negócio.
Essa ferramenta permite que seja possível criar ofertas exclusivas, que valem para cada CPF. Os descontos aparecem de acordo com o histórico de compras de cada cliente e/ou conforme a segmentação feita de acordo com cada ação.
Se você deseja implantar o quanto antes essa ferramenta no seu varejo, entre em contato conosco e saiba como a Mercafacil pode te ajudar nessa missão. Ademais, se você já for cliente Mercafacil e deseja melhorar ainda mais os resultados do seu Clube de Descontos e ter mais sucesso ao enviar ofertas personalizadas, converse hoje mesmo com seu consultor!
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]