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Trade marketing: O que é e qual a importância para o seu supermercado

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O trade marketing é uma estratégia do varejo que tem acompanhado as mudanças que o segmento supermercadista pede.

O marketing para esse setor tem recebido cada vez mais atenção. Isso acontece, pois questões como experiência de compra e hábitos de consumo têm se tornado essenciais para uma boa estratégia.

Como consequência desses novos assuntos em destaque várias estratégias têm surgido para melhorar as lojas de varejo. Conheça um pouco mais sobre o trade marketing que é uma das que têm trazido os melhores resultados.

O que é trade marketing?

O trade marketing é uma estratégia de vendas que é feita entre a indústria e os canais de venda dos produtos para o consumidor final.

Mesmo que seja um método que envolve duas empresas, a intenção real é impactar o cliente do seu supermercado.

O principal objetivo do trade marketing é maximizar as vendas por meio da atuação nos pontos de venda. Ou seja, você supermercadista e o fabricante planejam a ação em conjunto, alinhando os objetivos de cada um.

A escolha do espaço e o tipo de ação que será proposto, terá como principal finalidade conquistar o cliente no PDV.

Com essa prática, a indústria aumenta sua atuação de mercado e você pode vender mais por conta das ações planejadas.

Ao longo do tempo, essa estratégia também tem função de identificar oportunidades no seu ponto de venda. No complemento desse trabalho, práticas como a gestão de categorias, por exemplo, podem melhorar ainda mais seus resultados.

Nesse sentido, é importante destacar que existe uma certa confusão entre o papel do trade e do merchandising. Como já foi falado, o trade marketing tem a intenção de atrair o cliente a comprar produto X. Já o merchandising é uma ferramenta que será usada para que isso aconteça.

Por que fazer trade marketing?

Encontrar formas para vender mais, sempre é uma tarefa que os supermercadistas precisam lidar.

Ao pensar nisso, uma estratégia que tem como objetivo aumentar as vendas, como é o caso do trade marketing, precisa fazer parte do seu planejamento.

Outro motivo para adotar esse método é a integração com vários setores da sua loja. Vale lembrar que sempre é ideal que todas as áreas da sua loja estejam cientes dos objetivos propostos.

Para o marketing do seu supermercado, o profissional de trade marketing irá entender seus clientes e propor ações. Essas que precisam fazer sentido tanto para você quanto para a indústria.

Já na área de vendas o que melhora é principalmente as negociações com os fornecedores, já que agora ambos têm um objetivo alinhado.

Para o financeiro da sua loja, o principal ganho é tornar mais previsível os investimentos que serão feitos. Além disso, também vai contribuir para melhorar a rentabilidade do seu supermercado.

E por fim, maior agilidade na operação de loja, já que agora será preciso um maior controle sobre o abastecimento dos produtos no ponto de venda.

Como funciona o trade marketing na prática

É imprescindível que exista um profissional que seja responsável pelo trade marketing. Essa pessoa geralmente estará do lado dos fabricantes, então quem vai atuar na sua loja é o seu setor de marketing.

O primeiro passo para isso é identificar quais são as suas necessidades. É preciso entender os hábitos dos clientes da sua loja e o que eles procuram. Dessa forma, será possível criar ações que façam sentido para a realidade deles.

Em seguida é preciso alinhar os objetivos das ações que serão criadas. Você e os fornecedores precisam entender a meta um do outro e trabalhar em conjunto para atingi-las. O ideal é que a visão de cada um se una, para se tornar um objetivo em comum.

Com isso feito, os dois poderão trabalhar em conjunto, cada um com sua experiência para que os propósitos sejam atingidos.

Agora que os resultados a serem atingidos já foram definidos e a sua parceria está pronta para entrar em prática, é o momento de planejar as ações.

Fazer o planejamento de que tipo de ação será realizada, ferramentas de comunicação,  materiais, locais das ações, entre outras questões que envolvem a estratégia certamente vai garantir maior sucesso.

E por fim, executar o que foi planejado, mas sempre atento a possíveis mudanças para melhorar o que foi proposto anteriormente. Dessa forma, os seus resultados podem ser ainda melhores.

Além disso, você precisa monitorar os resultados que serão obtidos para analisar as mudanças que o trade marketing provocou na sua loja. E, claro, se preparar para as próximas etapas, mantendo o que deu certo e alterando pontos que não foram satisfatórios.

Com um trabalho bem feito em todas as etapas, certamente sua loja pode ter uma melhora considerável nos resultados.

Exemplo de ação de trade marketing feita com supermercado

A indústria selecionou 3 itens congelados do seu mix de produtos e baixou o preço de venda para o supermercado ganhar competitividade.

Determinaram juntos o tempo da ação, e combinaram que uma porcentagem do valor das vendas voltaria para o supermercadista ao término da ação.

Toda a ação foi desenvolvida com base nos dados da solução de Gestão de Clientes do supermercado.

Dessa forma, a loja lucrou mais e a indústria ganhou em escala ao conhecer quem é o cliente que compra os itens que foram anunciados.

Estratégias como essa podem dar muito certo no varejo alimentar e quanto mais você aplicar, os ganhos atingidos podem ser maiores. Para isso, acompanhe nossa categoria de marketing e fique sempre por dentro das melhores táticas para supermercados.

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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