SUMÁRIO


Por em 13 de agosto de 2019

Descubra como se prevenir da ruptura de gôndola

A ruptura de gôndola é um dos problemas que tira o sono de muitos supermercadistas. Isso acontece, pois a falta de produtos nas gôndolas muitas vezes tem como consequência a perda de vendas.

Certamente ninguém quer perder uma venda por conta da falha de uma operação, não é mesmo? Esse é o tipo de erro que o cliente não perdoa, principalmente se ele acontecer mais de uma vez.

De qualquer maneira esse é um problema sério para todo supermercado e você precisa encontrar formas de evitá-lo.

Entenda no post de hoje os prejuízos que a ruptura de gôndola pode causar na sua loja e como você pode tentar se prevenir contra ela.

Problemas gerados pela ruptura de gôndola

Antes de entender exatamente quais são as perdas que a ruptura de gôndola causa, é bom entender como ela acontece na prática.

A ruptura de gôndola é um problema muito conhecida, por isso não vamos nos entender muito no seu significado.

Mas ela acontece quando o cliente vai até um supermercado para comprar um produto e não encontra o que procurava. Existe também a ruptura de estoque que é quando o item também está em falta no estoque da loja.

As consequências disso são variadas, já que cada consumidor pode reagir de uma maneira. Porém, algo que não muda é que o cliente ficará com uma impressão da sua loja, já que conseguiu comprar exatamente o que desejava.

Um estudo da Nielsen sobre ruptura observou alguns pontos da tomada de decisão do cliente quando acontece a falta de produtos nas prateleiras de um supermercado.

Nela foram classificados quatro aspectos: compra outra marca, procura outro estabelecimento, compra outro tipo de produto e desiste da compra.

Esses critérios foram analisados nos seguintes produtos:

  • Óleo de cozinha;
  • Massas;
  • Biscoitos;
  • Produtos de limpeza;
  • Chocolate;
  • Bebidas;
  • Higiene Pessoal.

Qual você acha que foi o resultado?

Na média entre todos esses itens, 53% disseram que comprariam o produto de outra marca. Porém, 37% afirmaram que iriam procurar o produto em outro estabelecimento e 8% que desistiriam da compra.

Então, se 100 clientes fossem na sua loja para comprar um produto que estivesse em falta, certamente você não gostaria de perder 45 vendas, não é mesmo?

Esse é o principal impacto que a ruptura pode trazer para o seu supermercado. Além disso, quando o seu cliente vai até um concorrente e encontra o que procurava o problema pode ser ainda maior, já que ele pode passar a comprar sempre lá.

Menos vendas, menos faturamento e assim por diante.

Formas de evitar ou diminuir a ruptura de gôndola

Para trabalhar a questão da ruptura no seu supermercado você vai precisar integrar vários setores da loja.

Assim como para outras áreas é preciso ter um planejamento e uma estratégia para evitar que a falta de produtos aconteça.

Por exemplo, o seu setor de marketing não pode criar uma série de ofertas sem conferir se o seu estoque está preparado para um alta demanda. Ou então, o seu setor comercial realizar uma compra de emergência sem consultar o financeiro.

Tudo precisa ser muito bem alinhado para que em nenhuma etapa do processo ocorram falhas e consequentemente evitem a ruptura.

Um passo importante para combater a ruptura é realizar a previsão de demanda do seu supermercado. Quando você entende o perfil de consumo na sua loja fica mais fácil desenvolver uma estratégia eficiente.

Essas informações podem te ajudar a planejar a gestão de estoque, negociação com fornecedores e evitar perdas.

Outro ponto importante é estar atento ao gerenciamento do seu estoque, para que os produtos não faltem. Além disso, precisa analisar de perto essas informações para negociar os prazos de entrega com a indústria.

Uma estratégia de prevenção de perdas também pode ajudar, já que isso também impacta no seu estoque e consequentemente na ruptura.

Para fazer essa gestão você pode contar com softwares especializados que agrupem essas informações.

A análise constante de indicadores e um planejamento bem definido certamente podem contribuir para que você se previna da ruptura no seu supermercado.

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Daniela Hendler