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Lista: 11 formas de resolver a queda nas vendas, faturamento e lucro

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Nem só de bons momentos uma empresa vive. A queda nas vendas, por exemplo, é quase inevitável em alguns momentos para todos os tipos de negócio, mas ela jamais pode ser recorrente.

O melhor caminho nessas situações é se concentrar em responder duas questões fundamentais. A primeira é identificar as razões do problema: o que fez com que as minhas vendas caíssem? Já a segunda é busca por soluções: o que preciso fazer para voltar a vender bem e aumentar o faturamento?

Encontrar as respostas para essas perguntas com certeza vai ajudar sua empresa a voltar ao caminho do sucesso. Você conseguirá, então descobrir formas de como aumentar os lucros e se manterá atento a novos problemas que possam surgir.

Se a sua empresa está com queda nas vendas e números de faturamento e lucro mais baixos a cada mês, encontrar soluções o mais rápido possível é fundamental. Confira a nossa lista com algumas formas de resolver esses problemas.

Use a comunicação com os clientes para resolver a queda nas vendas

Uma boa opção para evitar a queda nas vendas é investir na retenção dos clientes que já compram de você. Para isso, nada melhor do que realizar investimentos em comunicação com esse grupo de consumidores.

Ainda mais importante do que o contato com eles nos períodos em que as vendas estão em baixa ou que você identificou que ele ficou algum tempo sem comprar é manter uma comunicação recorrente com seus clientes.

Isso certamente irá funcionar como um trabalho de prevenção na perda de clientes. Já que é muito mais fácil você mantê-lo comprando do que resgatá-lo depois de um período de inatividade

Outro ponto a favor dos investimentos em comunicação com a sua base de clientes são as mudanças em relação ao comportamento do consumidor. É uma tendência que os compradores sejam cada vez menos fiéis a uma determinada marca.

Devido a isso, o esforço das empresas segue ainda maior para demonstrar que a sua loja é a melhor opção para que os consumidores façam as compras deles sempre que preciso.

Nesse cenário de mercado, nada melhor do que uma comunicação ativa e recorrente para manter os consumidores comprando de você. Essa estratégia de retenção e fidelização é um trabalho que exige tempo e bastante estratégia para que os resultados desejados sejam atingidos.

Você pode conferir algumas dicas com o nosso consultor:

O que achou das nossas primeiras dicas? Agora confira a nossa lista com as demais maneiras de resolver essa situação no seu supermercado.

Problemas com queda nas vendas ou faturamento? Conheça 9 maneiras que podem ajudar a solucioná-los

1 – Identifique o problema

ueda-nas-vendas-no-varejoIdentificar o problema e, principalmente, a sua causa é o primeiro passo para resolver a situação.

E como fazer isso? Você pode fazer uma análise das suas vendas nos últimos meses, buscar observar se existe alguma razão para isso que ainda não tinha sido identificada, ou um fator que fuja do seu controle, como a sazonalidade.

É bem importante fazer gestão de clientes, assim você consegue identificar, por exemplo, que possui uma quantidade grande de clientes que compraram em algum momento, mas não voltaram mais na loja.

Outro fator de muita importância e que não pode ser esquecido é a mensuração de campanhas. Caso você não faça isso não terá como saber se sua comunicação com os clientes é efetiva. Uma falha nessa questão pode fazer com que sua empresa gaste dinheiro com algo que não traz resultados efetivos para o negócio.

2 – Evite ruptura de gôndola

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Não existe nada pior para quem vai até uma loja comprar algo que precisa do que chegar lá para e não encontrar o que buscava. Esse tipo de situação deve ser evitada SEMPRE.

Se um cliente vai até a sua loja comprar o que queria e ao chegar lá encontra prateleiras vazias (sem um determinado produto ou marca), provavelmente ele vai comprar o que precisava na concorrência. Na pior das hipóteses, uma situação dessas pode fazer com que você perca definitivamente aquele consumidor.

3 – Seus preços podem resultar em queda nas vendas

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É claro que aumentar o lucro é um desejo recorrente, até porque isso contribui para o crescimento da empresa. Porém, um lucro maior não pode vir de qualquer jeito. Muito menos sacrificando a sua clientela para isso. É por isso que simplesmente aumentar os preços não é a melhor opção.

Preços muito altos tendem a afastar o consumidor, o que consequentemente vai ocasionar a queda nas vendas e no faturamento. Isso só vai te deixar mais longe de aumentar o lucro.

4 – Cuide com promoções que causem prejuízos

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Promoções são uma ótima forma de atrair clientes e de mantê-los fiéis à sua loja. Quanto a isso não restam dúvidas.

Mas nunca se esqueça que essas promoções precisam ser bem pensadas com sua equipe comercial. Em muitos casos você trabalha com a sua margem nos produtos para oferecer uma promoção aos clientes. Por mais que seja uma prática muito efetiva você precisa ser cauteloso para essas promoções não serem prejudiciais para o seu negócio. Nesse caso, considere trabalhar com preço 1 preço 2.

5 – Fique de olho na concorrência

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Sempre se mantenha atualizado sobre o que seus concorrentes têm feito. É bem válido fazer um benchmarking da concorrência a cada três meses.

Mesmo que vocês estejam no mesmo segmento, as estratégias adotadas por eles podem ser diferentes das suas. Essa distinção pode ser o que tem feito os clientes optarem por comprar lá.

6 – Considere criar um clube de benefícios

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Criar um clube de benefícios é uma excelente forma de aumentar o faturamento e as vendas. Muito por que você passa a conhecer seus clientes e saber o que eles realmente querem comprar. Assim, consegue oferecer os produtos certos e tá lá: mais vendas!

Existem certos mitos a respeito do clube de desconto. Um deles é a ideia de que o lucro da empresa será menor. Mas isso não é verdade, pois nessa estratégia existirão dois preços, um para quem é cadastrado no clube e o outro para quem não é. Então, manda a ver!

7 – Invista em ações de fidelização

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Fidelizar os clientes deve ser um dos seus principais objetivos! Isso por que os clientes fiéis são os mais rentáveis para o seu negócio.

Para fidelizar seus consumidores é preciso aproximar o relacionamento com quem compra com você gradativamente. Para isso é muito importante realizar campanhas segmentadas.

Essas ações segmentadas ajudam tanto a aproximar o seu relacionamento como para estimular as vendas. Um exemplo de ação de relacionamento pode ser por meio do envio de uma SMS com os parabéns no dia do aniversário do cliente. Para estimular as vendas, no início do mês você pode enviar ofertas especiais para os clientes ativos. Outra opção é incentivar os clientes inativos a voltarem a comprar.

8 – Mostre que seu cliente é especial

como-aumentar-o-faturamento-de-uma-empresaPara você mostrar ao seu cliente que ele é especial, uma boa opção é seguir a ideia do tópico anterior.

Campanhas personalizadas são muito efetivas nessa questão, pois se você oferece para o cliente o que ele já tem costume de comprar, as chances dele criar uma relação com a sua empresa são grandes. Se você oferece uma promoção de um produto que ele gosta, além de comprar ele verá ainda mais valor na sua empresa.

Para isso ser possível, é necessário ter os dados do cliente de alguma forma. Com os dados em mãos fica muito mais fácil de criar ações especiais para ele, seja de relacionamento ou realmente para estimular a compra.

9 – Seja o ninja das análises de dados

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Entender as razões para a queda das vendas, do faturamento e do lucro é muito importante, mas existe uma análise de grande relevância que muitas vezes é ignorada.

Mensurar os dados das ações que sua empresa faz é extremamente necessário. Só essa análise é capaz de mostrar para você o que realmente tem dado certo e o que contribuiu para melhorar os resultados. Além disso, também vai te apresentar o que está errado e precisa ser corrigido para que seu faturamento volte a subir.

10 – Invista no seu layout de loja

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Em muitos casos o problema está ainda mais próximo do que imaginamos. Pode parecer algo simples, mas investir no seu ponto de venda pode melhorar muito os resultados.

É importante lembrar que para realizar esses investimentos é preciso pensar no consumidor e o que pode tornar a compra dele mais rápida, fácil e até mesmo mais prazerosa.

Quando se fala em aumentar as vendas no PDV, o trade marketing aparece como uma das principais alternativas. A criação de ações em parceria com a indústria pode melhorar tanto as suas vendas como o desempenho do seu time comercial.

Outra opção é uma melhor organização do seu supermercado. Produtos bem distribuídos nas gondolas, por meio da criação de um planograma, aliado com uma boa comunicação visual, certamente podem impulsionar suas vendas.

11 – Fique atento às novidades do mercado

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O varejo é um segmento que está em constante evolução. Novas tecnologias, metodologias e estratégias surgem constantemente para vários setores das lojas.

Cabe ao varejista conhecer cada uma delas e analisar quais podem trazer resultados efetivos para sua loja. Algumas podem trazer resultados imediatos e outras demandam mais tempo.

Mesmo assim, muitas soluções voltadas ao melhor gerenciamento das lojas de varejo e também do relacionamento com os consumidores são cada vez mais comuns.

Certamente em pouco tempo essas ferramentas serão cada vez mais comuns em todo o mercado. Algumas delas se encaixam em questões que já comentamos nessa lista.

Quando se trata de aumentar as vendas as táticas são variadas, mas seguramente as que podem trazer melhores resultados são as que tem foco no consumidor.

Perceba que muitas das soluções têm relação com melhorar a experiência do cliente ao comprar com você. Essas são questões muito importantes para a sua empresa e merecem ter grande atenção a partir de agora.

Portanto, comece a focar mais no que ajudará a melhorar o relacionamento com quem compra na sua loja. Você pode melhorar seus resultados o quanto antes, faça uma demonstração do software de gestão de clientes da Mercafácil e saiba como!

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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