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Lista: 9 formas de resolver a queda nas vendas, faturamento e lucro

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Nem só de bons momentos uma empresa vive. A queda nas vendas, por exemplo, é quase inevitável em alguns momentos para todos os tipos de negócio, mas ela jamais pode ser recorrente.

O melhor caminho nessas situações é se concentrar em responder duas questões fundamentais. A primeira é identificar as razões do problema: o que fez com que as minhas vendas caíssem? Já a segunda é busca por soluções: o que preciso fazer para voltar a vender bem e aumentar o faturamento?

Encontrar as respostas para essas perguntas com certeza vai ajudar sua empresa a voltar ao caminho do sucesso. Você conseguirá, então descobrir formas de como aumentar os lucros e se manterá atento a novos problemas que possam surgir.

Se a sua empresa está com queda nas vendas e números de faturamento e lucro mais baixos a cada mês, encontrar soluções o mais rápido possível é fundamental. Confira a nossa lista com algumas formas de resolver esses problemas.

Problemas com queda nas vendas ou faturamento? Conheça 9 maneiras que podem ajudar a solucioná-los

1 – Identifique o problema

ueda-nas-vendas-no-varejoIdentificar o problema e, principalmente, a sua causa é o primeiro passo para resolver a situação.

E como fazer isso? Você pode fazer uma análise das suas vendas nos últimos meses, buscar observar se existe alguma razão para isso que ainda não tinha sido identificada, ou um fator que fuja do seu controle, como a sazonalidade.

É bem importante fazer gestão de clientes, assim você consegue identificar, por exemplo, que possui uma quantidade grande de clientes que compraram em algum momento, mas não voltaram mais na loja.

Outro fator de muita importância e que não pode ser esquecido é a mensuração de campanhas. Caso você não faça isso não terá como saber se sua comunicação com os clientes é efetiva. Uma falha nessa questão pode fazer com que sua empresa gaste dinheiro com algo que não traz resultados efetivos para o negócio.

2 – Evite ruptura de gôndola

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Não existe nada pior para quem vai até uma loja comprar algo que precisa do que chegar lá para e não encontrar o que buscava. Esse tipo de situação deve ser evitada SEMPRE.

Se um cliente vai até a sua loja comprar o que queria e ao chegar lá encontra prateleiras vazias (sem um determinado produto ou marca), provavelmente ele vai comprar o que precisava na concorrência. Na pior das hipóteses, uma situação dessas pode fazer com que você perca definitivamente aquele consumidor.

3 – Seus preços podem resultar em queda nas vendas

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É claro que aumentar o lucro é um desejo recorrente, até porque isso contribui para o crescimento da empresa. Porém, um lucro maior não pode vir de qualquer jeito. Muito menos sacrificando a sua clientela para isso. É por isso que simplesmente aumentar os preços não é a melhor opção.

Preços muito altos tendem a afastar o consumidor, o que consequentemente vai ocasionar a queda nas vendas e no faturamento. Isso só vai te deixar mais longe de aumentar o lucro.

4 – Cuide com promoções que causem prejuízos

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Promoções são uma ótima forma de atrair clientes e de mantê-los fiéis à sua loja. Quanto a isso não restam dúvidas.

Mas nunca se esqueça que essas promoções precisam ser bem pensadas com sua equipe comercial. Em muitos casos você trabalha com a sua margem nos produtos para oferecer uma promoção aos clientes. Por mais que seja uma prática muito efetiva você precisa ser cauteloso para essas promoções não serem prejudiciais para o seu negócio. Nesse caso, considere trabalhar com preço 1 preço 2.

5 – Fique de olho na concorrência

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Sempre se mantenha atualizado sobre o que seus concorrentes têm feito. É bem válido fazer um benchmarking da concorrência a cada três meses.

Mesmo que vocês estejam no mesmo segmento, as estratégias adotadas por eles podem ser diferentes das suas. Essa distinção pode ser o que tem feito os clientes optarem por comprar lá.

6 – Considere criar um clube de benefícios

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Criar um clube de benefícios é uma excelente forma de aumentar o faturamento e as vendas. Muito por que você passa a conhecer seus clientes e saber o que eles realmente querem comprar. Assim, consegue oferecer os produtos certos e tá lá: mais vendas!

Existem certos mitos a respeito do clube de desconto. Um deles é a ideia de que o lucro da empresa será menor. Mas isso não é verdade, pois nessa estratégia existirão dois preços, um para quem é cadastrado no clube e o outro para quem não é. Então, manda a ver!

7 – Invista em ações de fidelização

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Fidelizar os clientes deve ser um dos seus principais objetivos! Isso por que os clientes fiéis são os mais rentáveis para o seu negócio.

Para fidelizar seus consumidores é preciso aproximar o relacionamento com quem compra com você gradativamente. Para isso é muito importante realizar campanhas segmentadas.

Essas ações segmentadas ajudam tanto a aproximar o seu relacionamento como para estimular as vendas. Um exemplo de ação de relacionamento pode ser por meio do envio de uma SMS com os parabéns no dia do aniversário do cliente. Para estimular as vendas, no início do mês você pode enviar ofertas especiais para os clientes ativos. Outra opção é incentivar os clientes inativos a voltarem a comprar.

8 – Mostre que seu cliente é especial

como-aumentar-o-faturamento-de-uma-empresaPara você mostrar ao seu cliente que ele é especial, uma boa opção é seguir a ideia do tópico anterior.

Campanhas personalizadas são muito efetivas nessa questão, pois se você oferece para o cliente o que ele já tem costume de comprar, as chances dele criar uma relação com a sua empresa são grandes. Se você oferece uma promoção de um produto que ele gosta, além de comprar ele verá ainda mais valor na sua empresa.

Para isso ser possível, é necessário ter os dados do cliente de alguma forma. Com os dados em mãos fica muito mais fácil de criar ações especiais para ele, seja de relacionamento ou realmente para estimular a compra.

9 – Seja o ninja das análises de dados

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Entender as razões para a queda das vendas, do faturamento e do lucro é muito importante, mas existe uma análise de grande relevância que muitas vezes é ignorada.

Mensurar os dados das ações que sua empresa faz é extremamente necessário. Só essa análise é capaz de mostrar para você o que realmente tem dado certo e o que contribuiu para melhorar os resultados. Além disso, também vai te apresentar o que está errado e precisa ser corrigido para que seu faturamento volte a subir.

Perceba que muitas das soluções têm relação com melhorar a experiência do cliente ao comprar com você. Essas são questões muito importantes para a sua empresa e merecem ter grande atenção a partir de agora.

Portanto, comece a focar mais no que ajudará a melhorar o relacionamento com quem compra na sua loja. Você pode melhorar seus resultados o quanto antes, faça uma demonstração do software de gestão de clientes da Mercafácil e saiba como!

Responsável pela produção de conteúdo na Mercafácil.

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