Por em 22 de agosto de 2023
Dicas para supermercado: como vender mais no Dia do Cliente?
Todos os meses do ano trazem boas oportunidades e datas comemorativas para alavancar os resultados do seu supermercado. E em setembro não poderia ser diferente. Afinal, o nono mês traz uma excelente data para o comércio: o Dia do Cliente. Assim, se você deseja vender mais no Dia do Cliente no seu varejo, acompanhe as nossas dicas a seguir.
Além disso, nossas sugestões poderão te ajudar a desenvolver estratégias eficientes para:
- Atrair novos consumidores;
- Aumentar o ticket médio da compra dos seus shoppers;
- Aproximar o relacionamento com o seu público;
- Reativar clientes inativos;
- Fazer excelentes ações de marketing que auxiliem a girar o estoque do seu supermercado e a fazer vendas mais lucrativas;
- Fidelizar ainda mais os seus clientes que já são fiéis, entre outros!
Por isso, se você quer saber mais sobre vender mais no Dia do Cliente e melhorar os seus dados no mês de setembro, você está no lugar certo!
Qual é a data do Dia dos clientes?
15 de setembro.
Antes de ter boas ideias para vender mais no Dia do Cliente, é importante saber quando ele é comemorado. Assim sendo, anote na sua agenda:
O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro no Brasil. A celebração foi criada com o objetivo de estreitar a relação entre o comércio e os clientes e, também, é claro, homenagear os consumidores.
O que fazer na loja para o Dia do Cliente?
Conforme já falamos anteriormente, o Dia do Cliente pode ser excelente para você alavancar diversos resultados do seu varejo. Inclusive, já fizemos anteriormente outro artigo que fala sobre o assunto e que você pode ler para o seu conhecimento ficar ainda mais completo. Além de, é claro, ter bons insights de ações para fazer na sua loja.
Entretanto, abaixo preparamos outras dicas valiosas para o seu varejo vender mais no Dia do Cliente.
1. Ofereça promoções para clientes recorrentes que já são cadastrados no seu Clube de Descontos
Se estamos falando de vender mais no Dia do Cliente, nada mais justo do que oferecer descontos exclusivos para os seus clientes cadastrados no seu Clube de Descontos, não é mesmo?
Uma boa dica, além de colocar produtos estratégicos e por um valor realmente atrativo na promoção, também é divulgar em diversos canais (rádio interna, carro de som, redes sociais, SMS e WhatsApp, site, e-commerce, aplicativo, etc.) que o seu supermercado fará essa ação.
Assim, além de os clientes cadastrados no Clube se sentirem representados, também aumentam as chances de você atrair novos consumidores para se cadastrarem no Clube.
Ademais, sempre vale ressaltar que: quanto mais você conhece os seus clientes, melhores são os resultados do seu supermercado.
Para que haja uma grande adesão por parte do público com o seu Clube de Descontos, confira o nosso artigo Veja 8 erros que atrapalham o sucesso do seu Clube de Descontos e alavanque seus resultados.
Ps: além disso, se ainda não conta com o seu próprio Clube de Descontos, não fique para trás da concorrência e resolva isso agora mesmo! Com certeza, você poderá desfrutar de inúmeros benefícios dessa ação durante os 365 dias do ano, e não somente no Dia do Cliente.
2. Para vender mais no Dia do Cliente, use seus canais de comunicação com inteligência
Outra forma inteligente para vender mais no Dia do Cliente é saber como utilizar bem as suas redes sociais para se comunicar com o seu público. De acordo com um estudo realizado pelo Google, o consumidor espera que as empresas façam mais para valorizar e demonstrar carinho.
Nesse cenário, apostar em uma boa abordagem que faça com que seus clientes se sintam valorizados pode fazer toda a diferença! Para isso, algumas ações que você pode fazer são:
O que postar no Dia do Cliente?
Crie uma mensagem poderosa, que agradeça, parabenize e homenageie os seus clientes.
Lembre-os de que eles são a razão da existência do seu varejo e, também, mostre que a fidelidade dele é muito importante para o seu supermercado continuar sempre oferecendo as melhores condições para ele.
Você pode criar algo simples, como um vídeo curto nas suas redes sociais, por exemplo. É legal que esse vídeo mostre pessoas da sua equipe e traga essa mensagem de agradecimento de forma bem humanizada.
– Veja também: Guia do Varejo: planejamento de redes sociais
Mande mensagem de cunho pessoal, mostrando que você conhece o cliente
Outra forma de usar seus canais de comunicação de forma inteligente é aproveitar os dados que você já possui sobre essa pessoa para enviar mensagens nominais. Ou seja, que contenham o nome da pessoa no início.
Para isso, caso você tenha uma plataforma de gestão de clientes completa (como a da Mercafacil, que traz o CBM, que é a evolução do CRM) basta fazer uma segmentação/filtragem da sua base e pronto: é só escrever a mensagem personalizada para o seu cliente.
Além disso, lembre-se de que além do nome de cada consumidor, essa ferramenta permite que você mande ofertas direcionadas para o gosto pessoal de cada cliente.
Assim, se essa pessoa costuma comprar cervejas no seu supermercado, além de parabenizá-la pelo Dia do Cliente, que tal enviar uma oferta exclusiva e personalizada de cervejas para ela?
No fim das contas, o seu cliente quer se sentir especial para a marca que ele gosta. Por isso, o supermercado que entende esse desejo e consegue fazer ações a seu respeito, sai na frente dos demais.
– Você também pode se interessar por: Como vender mais cerveja? Veja 6 dicas para aplicar no seu varejo
3. Ofereça mimos como brindes de compras
Quem não gosta de ganhar um mimo após fazer compras? Com certeza, você gosta – e os seus clientes também!
Essa pode não ser exatamente uma ação que irá te fazer vender mais no Dia do Cliente. Entretanto, pode ser uma excelente oportunidade para você se aproximar do seu consumidor, conquistar a simpatia dele e fazer com que o seu supermercado permaneça vivo na lembrança dele.
E os brindes que você pode oferecer vão desde brindes físicos, como adesivos, chaveiros, docinhos, ecobags, amostras de cosméticos, até mimos não tangíveis, como um voucher para a próxima compra, ou serviços variados, como frete grátis.
Ainda, é possível pensar em outras formas de benefícios que poderão surpreender e deixar o seu cliente mais satisfeito.
É possível oferecer brindes exclusivos para compras feitas acima de um determinado valor e/ou fazer sorteios de prêmios atrativos também para compras feitas acima de determinado valor.
Quem sabe, caso os seus prêmios sejam bons, isso poderá fazer com que o cliente gaste um ticket médio mais alto na sua loja especialmente para concorrer ao sorteio.
4. Humanize cada compra, adicionando um pequeno cartão a ela
Conforme falamos em um dos tópicos anteriores, a humanização é muito importante para garantir um bom atendimento e um diferencial da sua loja frente à concorrência. Por isso, uma boa sugestão é acrescentar um pequeno cartão nas compras feitas durante esse dia.
Se possível, opte por um cartão feito de papel reciclável e, também, com uma mensagem bonita.
Esse cuidado poderá fazer com que os clientes, além de se sentirem especiais, postem uma foto com as compras e o cartão em suas redes sociais, aumentando o alcance da sua marca.
Caso a compra seja feita por canais digitais, você pode simplesmente mandar um recado pelo seu aplicativo, por SMS ou por WhatsApp agradecendo ao cliente por confiar no seu supermercado e desejando que ele aproveite a compra.
5. Faça uma campanha segmentada para reativar clientes inativos
O Dia do Cliente é uma excelente oportunidade para você recuperar clientes inativos.
Usando a sua plataforma de Gestão de Clientes, verifique quem são os seus consumidores que estão há mais de um mês sem comprar no seu supermercado e mande uma mensagem bem pessoal para cada um deles. Faça com que eles sintam-se especiais!
Diga que sente falta deles, envie uma oferta atrativa, que vá de acordo com o gosto pessoal dessa pessoa (baseado no histórico de compra dela) e crie um senso de urgência. Ou seja, dizendo que essa oferta é válida apenas até tal dia – e que ela é intransferível, só podendo ser aproveitada pelo dono daquele CPF.
Como sabemos que o resgate de clientes inativos no varejo é algo que rende muito assunto, selecionamos três artigos sobre o assunto que podem te ajudar a ter muito sucesso nessa ação. Confira:
– Resgate de clientes inativos no varejo: quais mensagens mandar?
– Clientes inativos: 6 dicas para resgatá-los e aumentar as vendas
– Como resgatar os clientes inativos do meu supermercado?
6. Analise seus dados de ações bem-sucedidas e veja quais são os melhores formatos de promoções e ofertas para a data
Para vender mais no Dia do Cliente (e também em todos os outros 364 dias do ano) é essencial que você tenha o hábito de analisar os dados do seu varejo. Ou seja, verificar ações que fizeram sucesso, produtos que saem com grande facilidade, perfil do seu público, entre outros.
É por meio desse conhecimento das ações passadas que você poderá planejar e desenvolver novas estratégias de sucesso para o seu negócio.
Tratando-se do Dia do Cliente, é esperado que o seu supermercado faça boas ofertas para a data, por exemplo. Entretanto, para definir o melhor tipo de promoção, é importante você verificar o seu histórico.
Algumas ações promocionais que podem fazer sucesso são:
- Descontos progressivos: o primeiro produto sai pelo valor normal, o segundo tem 5% de desconto, o terceiro 10%, e assim por diante;
- “Leve 3, pague 2”;
- Kits fechados com produtos que combinem produtos que tenham uma boa saída com aqueles que não são tão queridos pelos clientes – mas que ainda façam sentido ao serem vendidos juntos;
- Queima de estoque com promoções realmente avassaladoras, entre outras.
Como você pode ver, são diversos os modelos de oferta que você pode aderir para vender mais no Dia do Cliente. Para definir a ideal para você, verifique seus dados!
E por fim, se você chegou até aqui, vale relembrar que o Dia do Cliente é muito importante para o seu negócio. Porém, existem várias outras datas comemorativas no ano que também pedem por ações específicas. Para te ajudar na missão de não deixar nenhuma data passar batido, que tal baixar gratuitamente o nosso Calendário Promocional 2023?
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]