SUMÁRIO


Por em 11 de abril de 2023

Como escolher os melhores produtos para mercearia no seu supermercado?

Você sabe como escolher os melhores produtos para mercearia para vender no seu supermercado? Tem dúvidas sobre como rentabilizar melhor esse setor do seu negócio? Então continue acompanhando o texto e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Produtos para mercearia: como escolher os que fazem mais sentido para o seu supermercado?

Para você acertar em cheio na hora de escolher os melhor produtos para mercearia no seu supermercado, existem três grandes dicas que você pode seguir:

1. Organize e defina o espaço para os produtos 

O setor de mercearia no seu supermercado funciona como se fosse um pequeno negócio. Por isso, é preciso pensar de forma estratégica a melhor maneira de ocupar os espaços com produtos que realmente são relevantes para o seu público e, é claro, garantir que eles estejam expostos de forma organizada e qualificada. 

Ademais, é preciso definir o que é mais importante para o seu negócio: oferecer uma grande variedade de marcas, mas com menos produtos, ou o oposto, ou seja, uma grande variedade de produtos, mas com uma menor diversidade de marcas.

Tomar essas decisões é essencial, afinal, dificilmente haverá espaço para tudo – e, mesmo que haja muito espaço, ele sempre deve ser preenchido de forma estratégica. Isso significa: que esteja de acordo com o perfil e os hábitos de consumo do seu cliente. 

2. Conheça os seus clientes

Para o seu mix de produtos para mercearia chamar a atenção e ter uma boa rotatividade é essencial que ele esteja de acordo com os desejos e necessidades dos seus clientes. 

Assim sendo, de nada adianta você separar um espaço grande para um produto e/ou marca que não costuma ser a mais procurada pelos consumidores. Afinal, isso irá prejudicar tanto as suas vendas quanto a experiência de compra do cliente

Mantenha sempre um controle sobre a saída dos produtos e compreenda o que faz mais sentido para o seu negócio.

3. Tome boas decisões

É preciso ser seletivo para garantir que os produtos para mercearia sejam os melhores possíveis para o seu supermercado. Assim sendo, busque priorizar os produtos que vendem mais e, então, complemente o setor com itens que irão agregar ao mix, trazer mais valor para o seu cliente e ajudar o seu supermercado a se diferenciar da concorrência. 

Produtos para mercearia: quais não podem faltar no seu supermercado? Confira a lista:

1. Alimentos

Pois bem, os primeiros itens que devem obrigatoriamente fazer parte dos seus produtos para mercearia são os alimentos, tanto os perecíveis quanto os não perecíveis. Aqui, normalmente encaixam-se os insumos que costumam ser mais consumidos pelo público e, por isso, são os mais vendidos no dia a dia do seu supermercado. 

Alguns dos produtos que merecem destaque nessa lista são: 

  • Arroz;
  • Feijão;
  • Macarrão e demais massas;
  • Lentilha;
  • Sal;
  • Açúcar e adoçante;
  • Trigo;
  • Fermento;
  • Farofa e farinhas variadas;
  • Creme de leite;
  • Café;
  • Chá;
  • Bolachas variadas;
  • Alimentos para crianças;
  • Enlatados – como milho e ervilha;
  • Temperos, molhos e condimentos – como temperos prontos em tablete ou “soltos”, maionese, ketchup, mostarda, molho e extrato de tomate;
  • Grão de bico;
  • Óleo e azeite. 

Ps: nesse texto, não falaremos sobre os setores de hortifrúti e padaria nos supermercados, ok? Para saber mais sobre essas áreas tão importantes para o seu negócio, acesse: 

2. Alimentos resfriados e congelados

Para a sua mercearia ser completa, também é preciso oferecer uma vasta variedade de produtos resfriados e congelados para os seus clientes. 

Além disso, lembre-se da importância de garantir que os itens dessa categoria sejam sempre transportados e tratados com cuidado, mantendo a temperatura e o armazenamento adequados de acordo com as suas características. 

Por fim, produtos resfriados e congelados que costumam ser os mais buscados em mercadorias e devem fazer parte do seu mix, são:

  • Carnes variadas: frango, peixe, carne bovina e suína;
  • Embutidos: salsicha, hamburguer, nuggets;
  • Lanches resfriados e congelados: pizza, pão de queijo, batata palito, pratos prontos, massas, pão de alho, vegetais, frutas, sorvete. 
  • Frios: queijos, presuntos e apresuntados, peito de peru, mortadela, salame, requeijão, manteiga, margarina, nata,iogurtes e demais sobremesas lácteas.

3. Bebidas

As bebidas também precisam fazer parte dos produtos para mercearia no seu supermercado. E destaque tanto para as bebidas alcoólicas quanto para as não alcoólicas, já que ambas são essenciais para o sucesso da sua loja.

Ademais, além de investir em uma boa variedade e qualidade de produtos, lembre-se de deixar algumas opções de bebidas já refrigeradas para facilitar a vida do seu cliente. 

Também, confira abaixo quais são os produtos que não podem estar em falta no seu negócio nesse setor: 

  • Água – com e sem gás;
  • Sucos;
  • Chás prontos para o consumo;
  • Refrigerante;
  • Água de côco;
  • Energéticos;
  • Isotônicos;
  • Leites – opções veganas e sem lactose são muito bem-vindas;
  • Achocolatados;
  • Cervejas;
  • Vinhos;
  • Vodka;
  • Cachaça;
  • Whiskey;
  • Drinks prontos para o consumo.

4. Produtos de limpeza

Os produtos de limpeza também devem estar no seu mix de produtos para mercearia. Isso porque são itens adquiridos com frequência pelos consumidores, já que manter os cuidados com a limpeza e organização da casa são essenciais para o bem-estar.

Assim sendo, selecionamos aqui os produtos do setor que costumam ser os mais procurados pelos clientes. Confira e garanta que eles sempre estejam disponíveis no seu varejo: 

  • Água sanitária;
  • Detergente;
  • Esponja de aço;
  • Sabão em pó, líquido e em pedra;
  • Amaciante;
  • Vassoura, rodo e pá de lixo;
  • Luvas para limpeza;
  • Desinfetante;
  • Alvejante;
  • Sacos de lixo;
  • Óleo/lubrificante;
  • Cera líquida e para carro; 
  • Pedra sanitária;
  • Pato de chão e pano de prato;
  • Saco de lixo. 

5. Itens de higiene pessoal e cosméticos 

Complemente os produtos para mercearia do seu supermercado caprichando no setor de higiene pessoal e cosméticos. Inclusive, esse setor pode ser um diferencial para destacar-se da concorrência, oferecendo produtos de marcas que fazem sucesso e ajudam a atrair e a fidelizar clientes. 

Novamente, reforçamos que não é necessário oferecer todos os produtos disponíveis de higiene básica e cosméticos no seu supermercado. Entretanto, é preciso escolher de forma estratégica os itens que irão compor esse mix na sua loja. 

Dentre os produtos que não podem faltar, destaque para: 

  • Shampoo, condicionador e demais produtos para a lavagem dos cabelos – cremes de pentear, leave-in, óleos de tratamento;
  • Gel e spray;
  • Desodorante;
  • Produtos para cuidados bucais: escova de dente, pasta de dente, fio dental, enxaguante bucal;
  • Sabonete;
  • Lâmina, espuma e creme de barbear; 
  • Papel higiênico;
  • Absorventes diversos;
  • Hidratante – tanto para mãos, quanto para pés e para o corpo;
  • Touca de banho;
  • Algodão;
  • Cotonete;
  • Itens básicos de primeiros socorros: band-aid, esparadrapo, luva, pinça, tesoura, termômetro. 

6. Itens de petshop, papelaria e para uso doméstico

Por último, para finalizar os produtos de mercearia do seu supermercado, que tal caprichar nos itens de papelaria, também, nos produtos variados de uso doméstico? Afinal, são itens importantes para o dia a dia mas que, nem sempre, as pessoas lembram-se de adquirir.

Assim, se você os tiver expostos no seu supermercado, auxiliará o seu cliente a lembrar de comprá-los e a tornar a experiência de compra ainda melhor. Alguns dos exemplos de produtos que podem fazer parte desses setores, são: 

  • Pilhas e baterias;
  • Agenda e cadernos;
  • Caneta, lápis, borracha e apontador;
  • Grampeador;
  • Tesoura; 
  • Calculadora;
  • Papel e cartolina; 
  • Cola;
  • Cadeado;
  • Lâmpada;
  • Durex e/ou fita isolante;
  • Filme de PVC e folhas de alumínio;
  • Isqueiro;
  • Prendedor de roupa;
  • Fósforo;
  • Ferramentas básicas, como chave de fenda, alicate, martelo e pregos;
  • Extensão de tomada;
  • Itens para a cozinha: talheres, louça variada, jarra, bandeja, xícara, taça, potes para armazenamento de produtos;
  • Lixeira;
  • Itens variados de petshop, desde ração, passando por brinquedos, petiscos, tapete higiênico, arranhador para gatos, caixa para transporte, comedouros, guias e coleiras. 

Como aumentar as vendas dos produtos para mercearia no seu supermercado? 

Pois bem, agora que você chegou até aqui, já sabe mais sobre quais são os principais produtos para mercearia que não podem estar em falta no seu supermercado. Então, que tal colocar em prática algumas dicas para aumentar as vendas desses itens? Confira nossas dicas para obter sucesso nessa missão: 

Capriche na apresentação dos produtos

Certifique-se de que os produtos de mercearia estejam organizados e apresentados de forma atraente. Use iluminação adequada, expositores de produtos, etiquetas claras e informações nutricionais para tornar a apresentação mais atraente para os clientes.

Ofereça promoções e descontos

Muitos clientes são atraídos por promoções e descontos. Ofereça promoções como “leve dois pague um” ou descontos especiais em determinados produtos estratégicos para aumentar as vendas e/ou desencalhar possíveis itens que estejam com menor saída.

– Complemente a leitura com: 7 dicas para criar promoções que vendem mais no supermercado 

Disponibilize produtos de alta qualidade

Invista em produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas para garantir a satisfação do cliente. 

Implemente programas de fidelidade

Ofereça programas de fidelidade, como clube de descontos ou cashback, por exemplo, que incentivem os clientes a voltarem ao supermercado. Além disso, invista em ações que recompensem os clientes que compram regularmente, como descontos, brindes ou ofertas exclusivas.

Use suas redes sociais a seu favor

Promova os produtos de mercearia nas suas redes sociais, como Instagram, TikTok e Facebook. Compartilhe fotos, receitas e dicas relevantes sobre os produtos para atrair a atenção dos clientes.

Forneça opções de delivery ou pick-up

Ofereça aos clientes a opção de entrega em casa ou pick-up no estacionamento. Isso torna mais conveniente para os consumidores fazerem compras no seu supermercado e pode te ajudar a aumentar as vendas dos produtos de mercearia.

E então, gostou das nossas dicas para escolher melhor os seus produtos para mercearia e potencializar suas vendas? Por fim, lembre-se de que além de escolher muito bem o seu mix de itens, também é importante criar pontos de vendas inteligentes que vão te ajudar a alcançar melhores resultados! Para saber mais sobre o assunto, acesse: Ponto de venda: 8 dicas infalíveis para aumentar suas vendas no PDV

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]