SUMÁRIO


Por em 13 de junho de 2023

Apas Show 2023: como acompanhar tendências no seu supermercado?

Saber como acompanhar tendências de consumo é essencial para os supermercados que desejam alcançar o topo e se manter lá. 

Mas afinal, você sabe quais são essas tendências?

Pois bem, para te ajudar a conhecer e a compreender melhor essas novidades tão importantes para o sucesso do seu varejo, a Mercafacil marcou presença na APAS SHOW 2023, o maior evento supermercadista do mundo, e trouxe um resumo daquilo que foi apresentado na feira e pode ser aplicado no seu negócio o quanto antes. 

Continue a leitura e veja como acompanhar tendências no seu supermercado! 

Como acompanhar tendências? Conheça as principais mudanças no comportamento do consumidor

Para saber como acompanhar tendências, confira quais foram as três principais estratégias que o brasileiro adotou para gerenciar seus gastos no momento atual:

  • Diminuição na lealdade às marcas: 74% dos consumidores estão abertos a conhecer novas lojas;
  • Mais atenção ao preço e busca por benefícios, como cupons de desconto, programas de fidelidade, promoções e cashback;
  • A busca por canais alternativos: 6 em cada 10 consumidores conhecem vários canais de compra.

Esse último tópico, que reforça que o consumidor atual usa cada vez mais canais para comprar da mesma marca, é mais um lembrete da importância das empresas adotarem estratégias omnichannel e figital

Ou seja, utilizarem diversos canais, tanto físicos quanto digitais, para vender e se relacionar com o cliente. 

–  Acesse: Veja o que é a jornada figital no varejo e ofereça essa experiência 

Maiores tendências para as lojas de vizinhança/proximidade

Outro destaque da APAS SHOW para saber como acompanhar tendências está relacionado aos supermercados de vizinhança e/ou de proximidade.

Afinal, o que o consumidor busca nesse formato de comércio? Pois bem, alguns tópicos que foram citados na feira e que você, supermercadista, precisa saber, são:

  • Solução para qualquer momento (24h);
  • Preço justo;
  • Praticidade;
  • Lojas sem ruptura de gôndola;
  • Proximidade e relacionamento. 

E então, seu supermercado já supre as necessidades e desejos dos consumidores nesses aspectos? O que pode ser melhorado?

É hora de refletir e pensar em mudanças para saber como acompanhar tendências! 

– Você também pode se interessar por: Como gerenciar um supermercado de pequeno porte? 

Como acompanhar tendências do consumo mundial?

O seu supermercado pode ser pequeno, entretanto, é preciso saber que ele faz parte de um “todo” muito maior. E este “todo” reforça que estamos no fim da abundância

Então, como o varejo alimentício pode lidar com isso? 

Pois bem, é preciso se adaptar ao novo

Isso porque o mundo passou e continua passando por eventos que afetam as dinâmicas do varejo e consumo, o que podemos chamar de “CCC” (Covid, Conflitos e Clima). Entenda melhor:

O que é o CCC?

Covid-19

Com a chegada do Covid-19, adaptações precisaram acontecer. Dentre elas, o aumento na flexibilidade na rotina das pessoas, a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e, também, a resiliência. 

Além disso, com a Covid, a compra passou a ser online por necessidade. Acelerou-se um novo hábito e pode-se dizer que “avançamos 5 anos em 5 meses”.

Para se ter uma ideia: em 2019 eram 62 milhões de consumidores comprando online. Em 2022, esse número pulou para 109 milhões

A epidemia teve fim, mas o hábito da compra online manteve-se. 

Por outro lado, as compras em lojas físicas também foram retomadas. Assim, pode-se dizer que os consumidores fazem compras de forma cada vez mais figital e híbrida. 

Para o seu supermercado, isso significa que é preciso saber como atender esse público em diversos canais.

– Confira: Integrar loja física e virtual: confira a importância e como fazer 

Conflitos

Guerras impactam a cadeia de suprimentos. Dessa forma, comida e energia ficaram escassas. Além disso, grandes metrópoles precisaram se adaptar, reduzir a energia em monumentos das cidades e estabelecimentos comerciais precisaram recorrer às energias limpas. 

Clima

Cada vez está mais claro que os recursos são finitos. Os eletrônicos, por exemplo, necessitam de minerais e, assim sendo, já se discute como será essa adaptação quando esses recursos acabarem – como é o caso do cobalto e do cobre.

O CCC na prática para o seu supermercado

Assim sendo, para o varejo se adaptar e lidar de forma sustentável com o “CCC”, existem algumas soluções que podem ser utilizadas pelas empresas, por exemplo: 

  • Regeneração inclusiva, veganismo, upcycling, menos emissão de co2 e “fé na natureza”. Por exemplo: supermercados com energia solar e uso da biodiversidade para a redução na emissão de carbono;
  • Varejo racional, criando soluções eficientes com a inteligência artificial para ajuda a tomar melhores decisões na escolha de produtos e gerar experiências de compra mais completas;
  • Economia da dopamina: a emoção é o novo negócio. A mídia, a cultura e a moda impactam a experiência de compra da nova geração através das emoções. Nos supermercados, isso pode ser visto por meio de lojas com instalações e experiências sensoriais e visuais.

Como acompanhar tendências: entenda a importância de gerar uma experiência positiva nas lojas físicas

Ainda sobre a questão das experiências sensoriais, vale reforçar que o momento pós-pandemia trouxe a valorização do toque físico.

Além disso, o cuidado com a comunicação visual da loja na hora de expor os produtos e comunicar as promoções é essencial para aumentar as vendas, até porque 70% da decisão de compra acontece em frente à gôndola

Assim sendo, na sua loja física, proporcione experiências completas e positivas o tempo todo, investindo em estratégias que envolvam: 

  • Cores;
  • Sabores – como degustações, por exemplo;
  • Cheiros;
  • Layout;
  • Mobília;
  • Experiências consultivas (atendentes especializados), entre outros.

Lembre-se de que um supermercado não conquista clientes apenas pelo preço melhor.

Além disso, tenha em mente que ter um varejo de menor porte não significa ter atitudes pequenas. Pense grande e  proporcione experiências memoráveis para os seus clientes!

Bônus final: insights, dicas e dados da Mercafacil após a APAS SHOW

Para finalizar, separamos algumas dicas, falas e informações apresentadas na APAS SHOW e que podem te ajudar a saber como acompanhar tendências. Confira: 

  • Se você está fugindo do futuro, o futuro vai ganhar todas as vezes” – Jeff Bezos;
  • Dados são valiosos, invista seu tempo para procurá-los de forma diferenciada, encontrando e criando necessidades e oportunidades;
  • Reserve 10% do seu tempo para acompanhar as tendências. As pendências de hoje eram as tendências de ontem;
  • A forma de crescer é se adaptar;
  • A busca pelo mais barato caiu 17%, a busca pelo confiável aumentou 17% e a busca por melhores produtos subiu 9%;
  • O pico de consumo foi logo após a pandemia, mas hoje, após a “euforia”, o consumidor está mais maduro para consumir;
  • A vantagem do supermercadista se aliar à indústria é que a indústria costuma incentivar algo novo, pois fazem estudos e criam tendências;
  • Na operação de um e-commerce, rotas de entrega pré-definidas e atenção à logística em geral são uma grande oportunidade de redução de custos;
  • O líder atual precisa ser polímata: alguém que sabe um pelo menos um pouco de todos os assuntos que fazem parte do seu negócio.
  • Tudo que é feito manualmente e pode ser substituído por tecnologia, deve ser. As pessoas precisam ser capazes de atuar trazendo sua imaginação, visão estratégica e relacionamento: coisas que as máquinas não nos tiram.

*Esse conteúdo foi produzido com o auxílio de Ana Lemos, Renata Demétrio e Wellington Correia, colaboradores da Mercafacil que estavam presentes no Congresso da APAS SHOW 2023..

Agora você já sabe como acompanhar tendências no seu supermercado!

Por fim, com todas essas informações, você já está por dentro do que rolou de mais legal na APAS SHOW 2023 e sabe mais sobre como acompanhar tendências no seu varejo! 

Porém, que tal complementar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse os links a seguir e veja outras dicas para o sucesso do seu supermercado:

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]