SUMÁRIO


Por em 20 de dezembro de 2022

Sorteio para supermercado: como fazer e quais os benefícios?

Conhecer boas estratégias para aumentar as vendas é sempre uma boa ideia, não é mesmo? Neste cenário, apostar em uma ação de sorteio para supermercado pode ser uma excelente dica para colocar em prática no seu varejo.

Aliás, você sabia que fazer sorteio para supermercado pode ser uma maneira positiva para você:

  • Atrair novos clientes para o seu supermercado;
  • Capturar todos os dados dos seus clientes – afinal, eles precisam deixar seus dados pessoais para participarem do sorteio;
  • Gerar uma experiência de compra mais positiva para eles – pois quem não gosta de ganhar um sorteio, não é mesmo?
  • Elevar o ticket médio no seu supermercado, estimulando os clientes a gastarem um valor mais alto nas compras, e muito mais!

Vem saber mais sobre como funciona o sorteio para supermercado e os motivos para aplicar essa estratégia no seu negócio.

Sorteio para supermercado: o que é e suas vantagens 

Além dos benefícios que citamos brevemente acima, existem outros pontos positivos que o seu supermercado pode observar ao oferecer sorteios para os clientes. 

A Ana Paula Ribeiro, Analista de Marketing de Produto na Mercafacil, fala um pouco mais sobre essas vantagens:

O sorteio é uma funcionalidade poderosa de fidelização de clientes. Isso porque, com ele, é possível trabalhar diferentes estratégias em seu negócio. Um exemplo é o aumento de ticket médio por cupom, já que o cliente precisa gastar um valor mínimo para obter números da sorte”.

A analista também reforça que trabalhar com essa modalidade é algo que propicia melhores negociações com a indústria, pois é possível fazer uma campanha de sorteio em parceria e impulsionar as vendas de determinadas marcas. 

“Além do mais, campanhas de sorteio também aumentam o percentual de vendas identificadas na loja, pois é necessário vincular os números da sorte ao CPF do cliente”, explica Ana Paula.

Ou seja, investir em ações de sorteio para supermercado é algo que traz inúmeros benefícios para o seu  negócio, ajudando-o a destacar-se da concorrência, a atrair e a fidelizar os seus clientes.

– Veja também: Métricas de varejo importantes: porcentagem de identificação de vendas 

Por que fazer sorteio para supermercado? 

Se você deseja que o seu cliente: 

  • Volte várias no mês em sua loja;
  • Aumente o ticket médio por cesta;
  • Identifique o CPF a cada compra;

Investir na estratégia de sorteio para supermercado pode ser uma excelente ação para o seu negócio. 

Além disso, essa é uma campanha que o supermercadista pode utilizar de forma sazonal, tanto para incrementar o seu faturamento naqueles períodos em que as vendas costumam ser mais baixas quanto em datas comemorativas especiais, como Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, entre outros. 

Seja qual for a estratégia, sabe-se que o sorteio para supermercado, se bem utilizado, irá trazer inúmeros resultados positivos para o seu varejo, conforme já citamos acima. 

De acordo com Ana Paula, “uma campanha de sorteio, a depender do prêmio, pode ficar no ar por mais de um mês. Além disso, é possível sortear vales-compra de valores menores ou até mesmo negociar com a indústria em busca de oferecer prêmios maiores, como aparelhos de TV, automóveis, viagens, entre outros”.

Ou seja, o sorteio para supermercado é uma estratégia que não só pode, como deve, ser utilizada por supermercados de todos os tamanhos, basta adaptar os prêmios de acordo com o seu varejo.  

Como fazer um sorteio para supermercado?

Pois bem, agora que você já entendeu os benefícios do sorteio para supermercado, é hora de saber como colocar essa estratégia em prática, certo? Para isso, você pode seguir algumas dicas:

1. Garanta que o sorteio esteja de acordo com a legislação

Existem cuidados que devem ser seguidos em busca de garantir a transparência e a seriedade no sorteio, evitando fraudes e fortalecendo a confiança dos clientes na empresa. Assim, quando for colocar em prática essa estratégia, tenha a certeza de que ela segue as leis que regem promoções, vale-brindes e sorteios, sendo elas: 

  • Lei nº 5.768, de 20 de dezembro de 1971;
  • Decreto nº 70.951, de 9 de agosto de 1972;
  • Portaria nº 41, de 19 de fevereiro de 2008;
  • Portaria nº 422, de 18 de julho de 2013.

Além disso, há casos em que é necessário cadastrar o sorteio e obter uma autorização para sua realização. Isso deve ser feito por meio da Secretaria de Avaliação, Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia (Secap/ME). Para saber mais detalhes sobre essa questão, clique aqui.

2. Defina os detalhes do sorteio – prêmios, data de realização, regras, entre outros

Para ter sucesso ao fazer o sorteio para supermercado é preciso definir com antecedência as principais características que envolvem essa ação. Assim sendo, defina:

  • O que será sorteado;
  • Qual o período de duração do sorteio e quando será revelado o vencedor (ou os vencedores);
  • Como será feito o sorteio, evitando desconfianças dos participantes;
  • Quais são as regras para participar do sorteio, deixando-as claras e facilmente entendíveis.

3. Tudo certo com o sorteio? Então lembre-se de divulgá-lo!

Após resolver as questões burocráticas e definir os detalhes do sorteio, é hora de colocar a ação em prática. Ou seja: é hora de divulgar a sua campanha de sorteio! 

Para isso, lembre-se de utilizar todos os seus canais e meios de comunicação para divulgar a ação. Desde as suas redes sociais, passando pelos encartes, SMS, WhatsApp, site, aplicativo, rádio interna do supermercado, entre outros. 

Crie uma identidade visual para a campanha e garanta que todos os materiais feitos para essa ação estejam de acordo com essa identidade. Assim, será mais fácil para os clientes identificarem e assimilarem a campanha.

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Sorteio para supermercado: como funciona na Mercafacil? 

Sabemos como o sorteio para supermercado pode ser uma excelente oportunidade para os varejos melhorarem os seus resultados. Por isso, essa é uma ação oferecida pela Mercafacil aos seus clientes. Inclusive, o sorteio é homologado pela SECAP (órgão que regulamenta sorteios no país), tornando-o seguro para os supermercadistas e para os seus clientes que irão participar do sorteio. 

Disponível para todos os clientes da empresa, independentemente do modelo de integração com o ERP, para ativar a funcionalidade de sorteio basta utilizar o aplicativo da Mercafacil, já que é por meio dele que os números da sorte serão gerados e, também, é por ele que será divulgado o resultado do sorteio. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre o sorteio para supermercado oferecido pela Mercafacil e as demais funcionalidades que compõem a nossa solução completa? Então entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Comentários

  1. Claudia disse:

    Ótimo artigo, parabéns, ajudou muito.

  2. Daniela Hendler disse:

    Obrigada, Claudia! Que bom que você gostou do artigo.
    Um abraço,

  3. GISLEINE PEREIRA PORTELA disse:

    Obrigada, muito esclarecedor

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]