SUMÁRIO


Por em 18 de março de 2022

Inteligência artificial para vender mais: varejo faz ofertas a partir de dados

Você certamente já pensou em como seria interessante entender melhor o comportamento de compra do seu consumidor, não é mesmo? E quem sabe, usar a inteligência artificial para vender mais?

Em meio a tantos clientes que passam pela sua loja diariamente, essa parece ser uma tarefa praticamente impossível. Mas não é. 

A inteligência artificial já é capaz de antecipar as necessidades dos clientes, ampliando as vendas e a rentabilidade por meio da gestão estratégica do relacionamento. 

Neste artigo, vamos te contar mais detalhes sobre ela e como suas práticas estão transformando o varejo. Acompanhe!

O que é Inteligência Artificial?

Pois bem, antes de saber como usar a inteligência artificial para vender mais, é importante conhecer o conceito do que realmente é inteligência artificial.

Assim sendo, a IA é uma tecnologia na qual as máquinas são capazes de aprender, interpretar e analisar dados de forma autônoma. 

Em síntese, os sistemas são programados para pensar de forma racional, como se fossem um ser humano, e conseguem, inclusive, tomar decisões sozinhos em determinadas situações. 

Dessa forma, entenda a IA como um banco de dados capaz de aprender comportamentos e utilizar estas informações de forma personalizada com os mais diversos fins. Esta tecnologia possui como foco o consumidor e seu principal objetivo é a criação de soluções.

Desse modo, sua aplicação no varejo é muito relevante e vem sendo cada vez mais utilizada. Confira agora um pouco mais sobre sua utilização neste nicho.

Como a IA pode ser aplicada no varejo?

A inteligência artificial mudou a jornada de compra do consumidor

Isso porque os smartphones, as redes de pesquisa e tantos outros recursos contribuíram para tornar os clientes mais exigentes, com necessidade de serem tratados de forma única e personalizada.

Dessa forma, o uso da inteligência artificial para vender mais vem sendo aplicado no varejo principalmente nos momentos de decisão de compra e para tornar ainda mais real essa questão de tratar cada consumidor de forma especial.

Assim sendo, a IA atua auxilia os varejistas em diversas questões, dentre elas:

  • Informação personalizada: com a IA, o varejista consegue entender a fundo o perfil de compra dos seus clientes. Assim, será possível criar ações e entregar ofertas personalizadas.
  • Previsão do comportamento: se você sabe o que seu cliente consome, pode desenvolver campanhas e/ou uma comunicação direta, prevendo o que ele gostaria de comprar em determinado dia da semana, por exemplo.
  • Recomendações: sabe quando você entra em um site e ele sugere produtos que realmente tem a ver com seu perfil de compra? Esta é a IA trabalhando ao seu favor!
  • Automações: os famosos chatbots são frutos da Inteligência Artificial. Isso porque eles otimizam a interação com o consumidor e intermediam dúvidas frequentes de forma automatizada e utilizando a IA como base.

Mas afinal, como você pode iniciar a utilização da inteligência artificial no seu negócio?

Inteligência artificial para vender mais: os benefícios de aplicar a IA no seu negócio

Um consumidor encantado se torna um promotor da sua marca. Portanto, ao investir em inteligência artificial, você também está investindo na conquista de clientes.

Segundo um levantamento da Oracle, 37% das empresas já implementaram algum sistema de IA e 41% pretendem investir na tecnologia ainda neste ano.

Ademais, sabemos que sair na frente da concorrência é fundamental para destacar seu negócio no mercado e se tornar referência de inovação. Dessa forma, usar a inteligência artificial para vender mais é uma estratégia diferenciada. que pode te ajudar nessa missão

Aliás, confira mais algumas vantagens de apostar na inteligência artificial para vender mais e surpreenda-se:

  • Automatização e otimização de processos;
  • Barateamento de operações;
  • Maior efetividade de ações promocionais;
  • Aumento de vendas e faturamento;
  • Possibilidade de realizar campanhas segmentadas;
  • Dados relevantes e aplicáveis;
  • Prevenção de perda de clientes.

Por fim, um bom exemplo de ferramenta que atua a partir de IA é o software de gestão de clientes da Mercafacil. Com foco no comportamento de compra do consumidor, o recurso traz maior efetividade para as campanhas do varejista, trabalhando a perda de clientes e o aumento do faturamento.

Além disso, a Mercafacil desenvolveu a mar.ia, sua própria inteligência artificial! Acesse o link a seguir para saber mais sobre essa tecnologia: Inteligência Artificial no Varejo: Conheça a mar.ia.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]