Por em 25 de julho de 2023
Dia dos Pais: 8 dicas para preparar seu supermercado para a data
Você sabe como aproveitar ao máximo o potencial do seu supermercado no Dia dos Pais? A data, que em 2023 acontece no dia 13 de agosto, é uma boa oportunidade para os varejistas reforçarem o relacionamento com os seus clientes já fiéis e, também, atrair e conquistar novos consumidores.
Aliás, por ser uma celebração importante no Brasil, ela provavelmente será comemorada por todos os supermercados e demais estabelecimentos comerciais.
Assim sendo, como fazer com que o seu varejo diferencie-se da concorrência, destaque-se e chame a atenção do público?
É isso o que vamos tentar te ajudar a fazer: criar ações criativas para o Dia dos Pais e alavancar os seus resultados. Vem ver!
Como estão as expectativas para o Dia dos Pais?
São muito boas as expectativas do comércio para o Dia dos Pais 2023.
No ano passado, o comércio brasileiro teve o melhor Dia dos Pais desde 2011 em termos de crescimento anual. De acordo com a Serasa Experian, em 2022 houve uma alta de 7% nas vendas em comparação com 2021.
Para 2023, é esperado que os números continuem positivos.
Segundo dados da pesquisa da Globo divulgada na Negócios SC, oito em cada dez entrevistados afirmam que essa é uma festa importante.
Inclusive, 55% dos brasileiros pretendem comemorar o Dia dos Pais em 2023 e 50% devem entregar presentes. Outro dado importante é que:
7 em cada 10 entrevistados pretendem fazer as compras em lojas físicas
As maiores razões para isso incluem:
- 32% gostam de sair da loja com o presente em mãos;
- 28% gostam de ver o produto fisicamente;
- 26% compram na loja física por costume;
- 23% buscam maior facilidade de troca do presente.
Por outro lado, os principais motivos de quem compra pela internet são os melhores preços (fator mencionado por 50% desse público) e a maior variedade de produtos no e-commerce (40%).
Existem outros pontos importantes relacionados às vendas físicas e online:
- 47% daqueles que vão comprar na loja física, irão às compras na semana do Dia dos Pais;
- No e-commerce, o movimento acontecerá bem antes: 41% dos consumidores comprarão com 15 dias de antecedência, enquanto outros 32% irão às compras cerca de um mês antes.
O que tiramos de aprendizado com esses números?
Sabemos que não é possível prever o futuro. Entretanto, ao analisar estes dados, é possível ter alguns insights.
Por exemplo:
Apesar de as compras nas lojas físicas ainda serem as preferidas de grande parte do público, é essencial garantir que o seu supermercado também esteja pronto para atender às demandas do Dia dos Pais de forma online.
Dessa forma, além de apostar na digitalização do varejo e nos cuidados com a loja física, existem outras dicas importantes para ter sucesso no seu supermercado no Dia dos Pais 2023. Acompanhe!
8 dicas para vender mais no supermercado no Dia dos Pais
1. Analise o que você fez no ano passado
Pois bem, apesar do Dia dos Pais trazer diferenças para os anos anteriores, é muito importante analisar como foram as celebrações dessa data no seu supermercado no ano que passou.
Assim sendo, verifique dados como:
- Produtos mais vendidos;
- Dias de maior movimento e de maior geração de cupons;
- Ticket médio das compras;
- Se os clientes que fazem parte do seu Clube de Descontos gastaram mais do que aqueles que não são cadastrados;
- Ações de marketing que mais engajaram pessoas (campanhas feitas via redes sociais, que trouxeram bons resultados, por exemplo).
Fazer essa análise do que passou é importante para planejar seus próximos passos.
(Neste cenário, contar com uma ferramenta de gestão de clientes completa pode te ajudar a automatizar e a compreender de maneira clara o seu histórico e os hábitos de compras dos seus clientes).
2. Prepare seu estoque para o Dia dos Pais
É claro que para ter sucesso no Dia dos Pais é importante garantir que o estoque da sua loja esteja preparado para o aumento de vendas. Afinal, nada pior do que o cliente chegar na sua loja e não encontrar aquilo que gostaria.
Para evitar essa péssima situação, a dica é parecida com a que demos no tópico anterior: verifique o histórico de vendas do Dia dos Pais no ano anterior.
Mas não pare por aí.
Além de verificar esses dados, atente-se para o que é tendência no momento e pode fazer sucesso e, também, fique de olho na concorrência para saber o que eles têm feito de diferente.
Ademais, vale ressaltar que a ruptura de estoque é ruim. Entretanto, o excesso de produtos também é prejudicial para a sua loja. Afinal, você não quer mercadorias encalhadas, não é mesmo?
Por isso é importante preparar o estoque com cautela e, se possível, fazer parcerias valiosas com a indústria e fornecedores. Tendo eles como aliados, você torna a sua marca mais poderosa e abre portas para parcerias no presente e futuro.
3. Crie expectativa nos consumidores
Agora passando para as dicas mais criativas, que vão além da parte técnica envolvendo histórico e estoque, um importante passo para ter sucesso no supermercado no Dia dos Pais é gerar a famosa expectativa nos clientes.
Ou seja, fazer com que os consumidores saibam que a sua loja preparará ações e promoções especiais para a data.
Para isso, chame a atenção do público em campanhas por diversas frentes. Desde as suas redes sociais, passando pelo carro de som, rádio interna, encartes, WhatsApp, e-mail, SMS, aplicativo, entre outros.
Isso fará com que o cliente mantenha-se interessado sobre as suas ações e mantenha o foco em você ao invés de buscar pela concorrência.
4. Para vender mais no Dia dos Pais, crie um guia de presentes
Outra boa sugestão para ter sucesso no Supermercado no Dia dos Pais é criar um guia de presentes criativo para diversos perfis de pais. Isso permitirá que você facilite a vida dos clientes indecisos e, se bem divulgados esses guias, você aumentará o seu engajamento com o público.
Por isso, lembre-se de divulgá-los nas suas redes sociais, enviá-los por WhatsApp, SMS, colocar em seu aplicativo, site e encartes.
Algumas sugestões são fazer opções de presentes para pais do tipo:
- Empresários;
- Esportistas;
- Vaidosos;
- Cozinheiros;
- Cervejeiros;
- Vegetarianos / veganos;
- Churrasqueiros;
- Que adoram viajar;
- “Pais de pet” ou “Pais de planta”;
- Tecnológicos;
- Donos de casa;
- Pais de primeira viagem;
- Padrastos que assumiram o papel de pai, etc.
Além dos guias separados por perfis de pais, que tal organizá-los conforme os valores dos presentes? Você pode fazer sugestões com produtos de até R$50, até R$99, de R$100 à R$199 e a partir de R$200.
Lembre-se de que esse cuidado do seu supermercado em criar um guia de presentes é algo que gera valor e torna a vida do seu cliente mais conveniente. E é isso o que queremos não é mesmo? Facilitar a vida do cliente e fazer com que ele escolha comprar na sua loja.
5. Ofereça brindes e possíveis personalizações de produtos e/ou embalagens
Que tal oferecer brindes para clientes que fizerem compras acima de um determinado valor? Pense em brindes que façam sentido para a data e garanta que as pessoas tenham vontade de colocar mais itens no carrinho para ganhar esse presente especial.
Para despertar ainda mais o desejo dos clientes e usar o gatilho de urgência (uma poderosa estratégia de neuromarketing), deixe claro que o seu supermercado tem um número específico de brindes para o Dia dos Pais. Por exemplo:
“Os primeiros 100 clientes que fizerem compras acima de R$400 reais entre os dias 1º e 13 de agosto levarão um exclusivo Kit de Churrasco para o Dia dos Pais”
Esse kit poderá ser feito em parceria com outras empresas. Produtos artesanais e personalizados estão em alta, então você pode buscar fornecedores e parceiros que também se interessem em participar dessa ação. Assim:
- O seu varejo sai ganhando, pois oferecerá um ótimo brinde aos clientes;
- A marca (ou as marcas) parceira(s) também saem no lucro, pois passarão a ser conhecidas por mais pessoas;
- O cliente fica satisfeito por ganhar um ótimo presente de Dia dos Pais.
Entretanto, caso não seja possível desenvolver um brinde desse valor, você pode pensar em opções mais simples. Desde abridores de lata diferentes, passando por chaveiros personalizados, entre outros.
Além disso, verifique a possibilidade de fazer embalagens diferenciadas e, também, personalizadas para os clientes. Assim, eles saberão que podem ir à sua loja não apenas para fazer compras para casa, mas também, para presentear quem amam.
6. Use as suas redes sociais para gerar conteúdos de valor
Além de utilizar a data para homenagear os pais, aproveite para fazer postagens relevantes para os seus clientes. Pense que elas não devem ser focadas apenas em vendas, mas sim em materiais para divertir, educar, inspirar e até mesmo ensinar as pessoas.
Seguindo essa linha de pensamento, é possível compartilhar:
- Tutoriais de “Faça Você Mesmo”, ensinando a fazer embalagens de presentes bonitas, brinquedos e cartões diferenciados para os pais;
- Receitas especiais para fazer no Dia dos Pais;
- Ensinando a montar uma mesa bonita para celebrar a data, etc.
Esses conteúdos de valor são uma excelente forma de ganhar confiança do público. Isso acontece por que eles fazem com que o cliente visite as suas redes sociais para manter-se informado sobre diversos assuntos, pois sabe que encontrará conteúdos relevantes ali.
Ademais, lembre-se de que redes sociais permitem que você crie conteúdos de diversos formatos e para várias plataformas, como Instagram feed, stories, reels, ou, até mesmo, para o Tik Tok).
Além dos vídeos, pode criar postagens em formato de quizz, guia, checklist, ebook com receitas, planilhas, carrossel de fotos, enquetes… Opções não faltam!
Dica extra: aproveite conteúdo gerado pelo usuário
Ainda falando sobre ações para bombar o seu supermercado no Dia dos Pais, além de criar o seu próprio conteúdo relevante, aproveite os materiais feitos pelos seus clientes e seguidores.
Estimule-os a fazer postagens e marcar o seu supermercado! Você pode replicar isso nas suas redes, aumentando o engajamento, o alcance e o reconhecimento da sua marca.
Essa ação, além de ser econômica e inteligente, também ajuda a aproximar o seu varejo do público.
7. Movimente diversos setores da loja
Lembre-se de que o Dia dos Pais é uma daquelas celebrações que podem movimentar diversos setores do seu supermercado. Afinal, existem pais de todos os perfis!
Por isso, na hora de fazer ações para a data, pense de forma estratégica e veja a possibilidade de acrescentar produtos variados nas campanhas.
Ainda, que tal acrescentar alguns itens com ofertas exclusivas para os clientes cadastrados no seu Clube de Descontos?
Isso estimulará o aumento de cadastro no seu programa e permitirá que você passe a conhecer uma porcentagem cada vez maior dos seus compradores.
É possível colocar produtos desde o bazar, passando pelo setor de bebidas e comidas em geral, perfumaria, bomboniere, pet shop, floricultura, etc. Todos esses setores podem ser movimentados e auxiliar a aumentar os resultados do supermercado no Dia dos Pais.
8. Faça campanhas segmentadas para vender mais
Por fim, mas não menos importante, lembre-se que a tecnologia é uma grande aliada para vender mais no Dia dos Pais.
Ela ajuda a gerar mais valor ao seu ponto de venda, permite que o atendimento seja mais ágil, oferece maior segurança para você e seus clientes e, ainda, facilita a comunicação entre o supermercado e o público.
Por fim, tendo boas ferramentas tecnológicas no seu varejo, você mostra que é uma marca antenada às novidades e, assim, tem maiores chances de surpreender o seu cliente.
Aqui, estamos falando desde inovar e aceitar diversas opções de pagamento até buscar ferramentas, como a Mercafacil, que permitam que você faça uma comunicação personalizada com seus clientes.
Ou seja, que você surpreenda o seu consumidor e envie a oferta certa, na hora certa, pelo canal ideal para ele.
– Veja também: Marketing personalizado: 5 dicas para aplicá-lo no seu supermercado
Preparado para aumentar as vendas no Dia dos Pais?
Colocando em prática essas dicas, o seu supermercado no Dia dos Pais tem tudo pra sair na frente da concorrência e atrair mais fluxo para a sua loja!
Ah, e para aproveitar todas as datas comemorativas do ano em grande estilo, não apenas o Dia dos Pais, que tal baixar gratuitamente o nosso Kit Social Media para Datas Comemorativas?
Nele, você encontrará sugestões de postagens para 12 datas comemorativas (uma de cada mês), dicas extras para deixar o seu material ainda mais atrativo e engajador e, também, uma planilha para organizar o seu cronograma de postagens e manter a organização das suas redes sociais.
Faça o download gratuito agora mesmo e aproveite!
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]