SUMÁRIO


Por em 22 de novembro de 2022

Marketing personalizado: 5 dicas para aplicá-lo no seu supermercado

Não é de hoje que a estratégia de marketing personalizado está em alta. Aliás, essa é uma tendência que veio para ficar e, não à toa, conquista cada vez mais adeptos. 

Assim sendo, se o seu supermercado ainda não coloca em prática a estratégia de marketing personalizado e/ou se você já aplica esse formato de ação, mas está em busca de potencializá-la, você está no lugar certo.

Entenda de uma vez por todas o que é o marketing personalizado, a sua importância no cenário atual e, claro, as melhores maneiras de colocá-lo em prática o quanto antes. Acompanhe!

O que é marketing personalizado?

Pois bem, como o próprio termo sugere, o marketing personalizado está relacionado com as ações de marketing feitas de forma segmentada e personalizada de acordo com a pessoa que está sendo impactada pelas campanhas

Ou seja, resumidamente, o marketing personalizado visa atrair e impactar os destinatários adequados para cada ação. 

Para as ações de marketing personalizado, é comum se deparar com as seguintes situações:

  • Campanhas as quais a empresa chama o cliente pelo nome, criando uma sensação de proximidade – e, é claro, de personalização;
  • Além de chamar o cliente pelo nome, o marketing personalizado também consiste em enviar ações, campanhas e mensagens baseadas no histórico do consumidor e que façam sentido para o seu perfil

Nos supermercados, como o marketing personalizado funciona? Confira um exemplo:

Se uma pessoa costuma comprar certa marca de cerveja, você pode fazer uma ação de marketing personalizado tanto para ofertar essa cerveja já conhecida pelo consumidor ou, então, estimulá-lo a comprar um produto de uma categoria acima/premium. Essa sugestão, é claro, será feita de acordo com o histórico de compras dessa pessoa. 

Se este cliente tem o hábito de comprar cerveja e itens relacionados a churrasco, mas nunca comprou nada relacionado a categoria infantil ou de petshop, por exemplo, de nada adianta você enviar uma oferta de fraldas ou de ração de cachorro para esse cliente, certo?

Aliás, ao mandar ofertas não segmentadas para os consumidores, você deixa claro que não os conhece bem. Ainda, mais do que isso, pode perder dinheiro, pois está ofertando produtos errados para pessoas erradas. 

– Complemente a leitura com: Como o supermercado pode ganhar mais fazendo ofertas personalizadas?

Como fazer ações de marketing personalizadas no supermercado? 

Pois bem, o primeiro passo para fazer as ações de marketing personalizadas é: contar com uma ferramenta que permita que você conheça, por meio de dados, os hábitos de compra dos seus clientes.

Afinal, é somente ao contar com uma plataforma completa que você saberá informações como: 

  • Nome completo do cliente – e demais dados relevantes, como idade, CPF, gênero, endereço;
  • O que ele costuma comprar;
  • Qual o ticket médio das compras;
  • Qual a frequência que ele costuma fazer compras;
  • Quais os dias da semana que essa pessoa costuma comprar no seu negócio;
  • As compras costumam ser feitas na sua loja física, online, ou em ambos os canais?

E é a partir dessas informações que poderá desenvolver ações de marketing personalizado. 

(PS: se você quer contar com uma ferramenta que oferece todas essas funcionalidades (e muitas outras) para o seu supermercado, aproveite para conhecer e saber mais sobre a Mercafacil!)

5 dicas para acertar em cheio nas ações de marketing personalizado

Além de chamar os clientes pelo nome e enviar ofertas segmentadas, que realmente façam sentido para cada um deles, existem outras ações que você pode seguir para complementar suas campanhas de marketing personalizadas:

1. Notifique os seus clientes quando chegarem lançamentos e/ou acontecerem eventos relevantes para eles

As ações de marketing personalizadas não devem ser enviadas apenas quando você quer vender um produto. Mais do que isso, esse formato de campanha deve ser utilizado para você fortalecer o relacionamento com o cliente e mostrar que realmente conhece ele. 

Na prática, você pode aproveitar ações segmentadas para convidar os clientes que gostam de X produto e/ou de X marca para conhecer previamente o lançamento de uma nova mercadoria relacionada com o item que essa pessoa já costuma comprar.

Aliás, que tal fazer um evento de lançamento de um produto que você sabe que irá fazer sucesso com uma parcela específica do seu público? Essa poderá ser uma ação de marketing personalizado das boas!

– Veja também: Como fazer um atendimento personalizado no varejo? Veja 5 dicas 

2. Valorize os seus melhores clientes

Dependendo da ferramenta que você utilizar para ter todos os dados importantes dos seus consumidores, você saberá dizer quem são os seus melhores clientes. Você pode segmentar de acordo com o ticket médio no mês, por exemplo. 

Então, que tal fazer uma campanha para presenteá-los e agradecê-los pela fidelidade e por sempre comprarem na sua loja? 

Você pode pensar em brindes especiais, enviar um voucher exclusivo, entre outros.

Ademais, além de segmentar a sua base para verificar os seus melhores clientes, você também pode fazer outras segmentações para tornar suas ações de marketing mais personalizadas, por exemplo, criando ações específicas para:

  • Clientes inativos, ou seja, que estão há mais de um mês sem comprar na sua loja. Inclusive, capriche na campanha, oferecendo produtos relevantes em oferta para retomar o relacionamento com esse cliente;
  • Datas festivas específicas como, por exemplo, enviar uma campanha personalizada apenas para mulheres no Dia Internacional da Mulher;
  • Pessoas com restrições alimentares, que consomem apenas alimentos sem glúten, sem lactose, veganos e/ou vegetarianos, sem açúcar, light, orgânicos, entre outros. 

3. Analise seus dados e mostre que você se importa com seus clientes

Mais do que levar em consideração os comentários nas redes sociais feitos pelos seus seguidores, dar atenção às pesquisas de opinião e sugestões enviadas pelos seus clientes, aprenda a analisar e a interpretar os dados de consumo dessas pessoas. 

Todos esses canais pelos quais o cliente entra em contato com a sua marca são complementares e devem ser levados em consideração na hora de você criar suas ações de marketing personalizado.

Assim sendo, debruce-se em cima dos números e tire insights inteligentes a partir deles. Se você percebe que um produto o qual esperava vender mais está encalhado, leve em consideração itens como:

  • A forma a qual ele está exposto na loja;
  • Se você fez uma ação interessante para divulgá-lo
  • Se existe uma parcela do seu público que poderia experimentar esse produto, mas não ficou sabendo que ele está disponível na sua loja, entre outros. 

4. Faça com que o cliente enxergue valor ao oferecer os dados pessoais para a sua marca

Para que esse consumidor possa receber ações de marketing personalizadas, ele precisa fornecer seus dados pessoais para a sua marca, certo? 

Assim sendo, para que ele não se sinta “lesado” ou inseguro ao fornecer esses dados, faça com que ele enxergue valor nessa ação. Para isso, aposte em programas que ofereçam benefícios aos consumidores cadastrados, como:

  • Clube de descontos;
  • Cashback para usar nas próximas compras;
  • Acesso a ofertas exclusivas e personalizadas;
  • Participação em sorteios e demais ações de relacionamento;
  • Ser elegível para receber brindes, entre outros.

– Acesse: 9 motivos para criar um clube de vantagens do seu supermercado

5. Use os meios de comunicação direta de forma inteligente

As suas redes sociais podem ser acessadas por todas as pessoas que utilizam a internet – e isso é ótimo! 

Porém, mais do que focar em canais de comunicação “abertos”, sejam eles tradicionais ou online (como site, blog, aplicativo, encarte impresso, carro de som, outdoor, propaganda em rádio e televisão, entre outros), use os meios de comunicação direta para se relacionar de forma mais pessoal com os clientes.

Assim sendo, aposte em meios de comunicação como SMS, WhatsApp, e-mail e notificação push em aplicativo para enviar mensagens segmentadas, que vão de acordo com o perfil de cada consumidor. 

Colocando em prática as ações de marketing personalizado no seu supermercado

Enfim, sejam quais forem os motivos pelos quais você se interessou por este assunto, o que não podemos deixar de citar é que empresas que não investem em marketing personalizado já estão ficando para trás da concorrência e perdendo dinheiro

Afinal, o consumidor atual dá muita importância para a experiência positiva na hora da compra e, para ele, é muito mais agradável adquirir produtos daquelas empresas que ele já confia e construiu uma relação. 

Assim sendo, se você está em busca de alavancar o patamar do seu supermercado e passar a oferecer campanhas utilizando o marketing personalizado, não perca mais tempo. Entre em contato com a Mercafacil e saiba como podemos te ajudar nessa missão! 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]