SUMÁRIO


Por em 3 de janeiro de 2023

Tudo o que você precisa saber sobre os produtos premium no seu varejo

Como é a relação do seu supermercado com os produtos premium? Sabemos que, à primeira vista, o termo “produtos premium” pode assustar. Entretanto, você sabia que 33% dos lares brasileiros são propensos a comprar mercadorias dessa categoria?

Os dados são do estudo “Valor Além do Preço”, feito pela Nielsen, que também revela que consumidores que tendem a comprar a linha premium estão presentes em todas as classes sociais.

Assim sendo, preparamos este material para te mostrar tudo o que você precisa saber sobre esses itens, pensando na melhor forma de incorporá-los do seu mix de produtos. Confira!

Produtos premium: qualidade e atributos que vão além do preço

É sempre importante ressaltar que ser premium vai além do preço. Ou seja, os produtos premium são aqueles que incorporam qualidade e costumam trazer uma performance superior aos demais.

Eles oferecem vantagens e benefícios que justificam um investimento financeiro maior. E, é claro, existem pessoas dispostas a desembolsar mais dinheiro caso os produtos compensem.

Abaixo, separamos algumas dicas que podem te ajudar a incorporar os produtos premium no seu mix de produtos e, assim, oferecer mercadorias diferenciadas para os seus clientes. Confira! 

Formas de incorporar produtos premium no seu mix de mercadorias

1. Oferecer embalagens de tamanhos menores 

Por serem itens costumeiramente mais caros, uma boa dica para o seu supermercado é oferecer produtos premium em tamanhos menores. Por exemplo, quem nunca viu uma embalagem da batata Pringles menor? Ela sai por um preço mais barato e, ainda assim, causa uma sensação positiva ao cliente. Afinal, ele sabe que acabou de adquirir um produto premium.

É claro que esse é apenas um exemplo, mas ele pode ser replicado em diversas mercadorias premium. Às vezes o produto premium é o “luxo” da compra, e esse luxo não precisa vir em “tamanho família”. Basta suprir desejos naquele momento ou, mais do que isso, fazer com que o cliente tenha a possibilidade de conhecer marcas que ele acreditava que eram inacessíveis.

2. Saber o que o seu cliente busca

É muito importante você saber o que o seu cliente procura quando está fazendo compras no seu supermercado. Neste cenário, você fazer uma boa gestão de clientes e conhecer de maneira mais completa o seu consumidor é fundamental.

Contando com um software completo de CBM (Consumer Behavior Management – Gestão de Comportamento do Consumidor), como é o caso da ferramenta da Mercafacil, por exemplo, você tem acesso ao histórico de compras e de todo o perfil de cada cliente cadastrado. 

Assim, você pode segmentar os seus clientes até descobrir quais são aqueles que costumam comprar carnes de primeira no seu açougue com uma boa frequência. Feito isso, que tal mandar uma oferta exclusiva para eles, via SMS, convidando-os para conhecer cortes de carne premium?

De acordo com dados do site Consumidor Moderno, no Brasil, “são consumidas cerca de 200 mil toneladas/ano (entre importações e produção nacional) de carnes especiais, com um crescimento de 20% ao ano na última década”. Você tem aproveitado esse nicho no seu supermercado?

Ps: novamente, assim como no tópico superior, esse é apenas um exemplo de como você pode estimular o consumo de produtos premium pelo seu cliente. Lembre-se sempre de conhecer o perfil do seu consumidor e, a partir disso, segmentar suas campanhas e desenvolver suas ações.

3. Escolher bem os produtos premium que você vai oferecer no supermercado

Existem aqueles produtos que você precisa oferecer opções variadas, apostando em diversas marcas. Vamos pegar um exemplo que o Leandro Rosadas deu no blog dele, o exemplo do detergente. Assim sendo, na sua loja é importante você ter em seu mix: 

  • O detergente premium, ou líder, que é a marca que mais sai na sua região – e pode ser aquele com o preço mais alto.
  • Também, é importante ter o detergente de linha econômica, que apresenta uma qualidade tão boa quanto o líder, mas tem um valor mais baixo. 
  • E, por fim, o detergente “de combate”, que é mais barato e apresenta uma qualidade inferior, mas é bem mais barato/vem em quantidades maiores. 

Como o detergente é um produto de uso diário e existem pessoas que dão muito valor para a marca, talvez seja importante você oferecer o premium do segmento. 

E é claro que esse exemplo pode ser seguido para outros produtos também, como azeite de oliva, refrigerantes, café, arroz, macarrão instantâneo, outros produtos de limpeza, pasta de dente, entre outros.

Entretanto, para os produtos da curva C – ou seja, de menor saída, – talvez não seja necessário você oferecer os produtos premium, econômicos e de combate. Nestes casos, é importante avaliar o que faz mais sentido para a sua loja e para os seus clientes. Ou seja, avaliar financeiramente quais oferecem um melhor custo benefício e são queridos pelo seu consumidor. 

Como fazer isso? Novamente, utilizando um software de gestão de cliente, que faz com que você compreenda melhor o comportamento de compra dos consumidores e entenda quais são os produtos que ele valoriza e busca no seu supermercado.

Apenas para exemplificar, alguns dos produtos de curva C que citamos acima, podem ser as alcaparras e demais conservas, adoçantes, geleias, sal, entre outros. 

Como é a saída dos produtos premium no seu varejo?

Com certeza você oferece produtos premium na sua loja. O que queríamos mostrar, nesse texto, são boas formas de talvez incorporar outras mercadorias dessa categoria e, ainda, desmistificar a ideia de que apenas pessoas das classes mais altas consomem esses produtos. E então, o que você acha sobre o assunto? Deixe aqui a sua opinião!

Ah, e é claro, caso você queira contar com a plataforma líder em Gestão de Clientes do Brasil para te ajudar a compreender os seus clientes e manter suas vendas sempre em alta, aproveite para marcar uma demonstração gratuita com um dos nossos especialistas e surpreenda-se com as soluções da Mercafacil para o varejo.

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]