SUMÁRIO


Por em 27 de dezembro de 2022

7 dicas para criar promoções que vendem mais no supermercado

Saber como criar promoções que fazem sucesso e vendem mais é algo desejado por todo supermercado. Pois bem, e se eu te falar que existem algumas dicas que você pode seguir para alcançar esse objetivo? Isso mesmo!

Preparamos dicas imperdíveis para você criar ações que vendem mais, fidelizam clientes e ajudam a tornar a sua marca mais conhecida. Acompanhe!

7 dicas para criar promoções que vendem mais no supermercado 

1. Conheça os seus clientes

O primeiro passo para criar promoções de sucesso é conhecer os seus clientes. Afinal, é a partir desse conhecimento que você poderá criar campanhas promocionais que realmente sejam relevantes para o seu público e, assim, tragam sucesso para o seu supermercado. 

Ah, e vale lembrar que, quando falamos em “conhecer os seus clientes”, queremos dizer: ter informações importantes sobre eles, como:

  • Nome;
  • Idade;
  • CPF;
  • Endereço;
  • Gênero;
  • Ticket médio das compras – ou seja, quanto costumam gastar em cada compra;
  • Itens comprados cada vez que vão até a sua loja;
  • Frequência de compra – ou seja, quantas vezes por mês e/ou por semana essas pessoas costumam ir até a sua loja;
  • Principais produtos comprados, – ou os itens “queridinhos” de cada um dos clientes.

Tendo acesso a esses dados, você poderá criar promoções segmentadas, voltadas para cada perfil de cliente. 

Por exemplo: se o seu supermercado é perto de uma escola ou universidade e você conta com muitos clientes que costumam comprar lanches para o período em que estão estudando, você já sabe quais são algumas opções de ofertas segmentadas que pode enviar para esses consumidores.

Além disso, saberá, de antemão, quais os produtos têm mais chances de serem comprados, quais as marcas que mais fazem sucesso com o seu público, qual é o gasto médio da compra, entre outros.

Ademais, vale lembrar que esse é apenas um exemplo de como criar ofertas baseadas no perfil do seu público. 

As opções de segmentação são extremamente variadas, basta você se debruçar sobre os dados de consumo do seu supermercado e criar estratégias baseadas nessas informações.

2. Acompanhe as sazonalidades e tendências de consumo do momento

Outra boa dica para criar promoções de sucesso é estar sempre atento às tendências de consumo atuais e, também, à sazonalidade. 

Saiba que em absolutamente TODOS os meses do ano existem oportunidades de vendas para o seu supermercado. Basta saber como aproveitá-las de forma estratégica e criativa!

Durante o mês de junho, por exemplo, o Brasil celebra a festa junina e, ainda, o Dia dos Namorados. Então, você pode fazer promoções que estejam relacionadas com essas datas, estimulando o aumento do valor na compra dos seus clientes. 

Criando boas ofertas que atraiam o consumidor para a sua loja, ele provavelmente comprará também outros itens, tornando a compra maior. 

– Conforme falamos acima, todos os meses do ano trazem boas oportunidades para o seu varejo. Para conhecer as principais datas comemorativas de cada um deles, baixe gratuitamente o nosso Calendário Promocional – Edição 2023 e prepare o seu varejo para todas essas celebrações.

3. Faça promoções específicas para cada dia da semana

Outra estratégia inteligente para criar promoções de sucesso é criar uma espécie de hábito nos seus clientes. Para isso, faça ofertas especiais durante cada dia da semana e sempre reforce essa informação nos seus materiais de divulgação.

Isso permite que o consumidor crie seus hábitos de compra de acordo com as promoções do seu supermercado. Assim, você criar um calendário do tipo:

  • Segunda da limpeza;
  • Terça e quarta verdes;
  • Quinta da padaria;
  • Fim de semana do churrasco – com promoções que iniciam na sexta-feira.

Esse tipo de oferta é muito positiva para o cliente, já que ele sabe que irá encontrar promoções desses setores na sua loja durante cada dia específico e, assim, poderá se organizar para ir às compras naquele dia que mais faz sentido para ele. 

Porém, essas ações promocionais também são positivas para o seu supermercado. Isso porque, com elas, é possível garantir o abastecimento adequado do estoque, preparando-o para cada dia da semana. Também, você pode fazer melhores negociações com a indústria, aproximando o relacionamento com parceiros.

Além disso, é um formato de ação que ajuda a passar a mais confiança e credibilidade ao público, deixando claro que essa é uma campanha recorrente e que faz parte de todo o planejamento do seu negócio. 

4. Conheça os principais modelos de ofertas e promoções e opte por aqueles que fazem sentido para cada ação

Para criar promoções que fazem sucesso, outra dica importante é: conhecer os principais modelos de ações utilizados pelos supermercados. Assim, você poderá optar por aquela que faz mais sentido em cada momento. 

Alguns exemplos de ações promocionais que você pode fazer, são:

  • Combos de produtos por um valor específico – uma estratégia ótima para agregar valor aos itens e, também, vender produtos que estavam parados no estoque e/ou nas gôndolas;
  • Leve 3, pague 2;
  • De X por y – abaixando o valor do produto;
  • Levando X unidades, a próxima sai de graça/por um valor baixo.

Ainda, além dessas promoções, você também pode oferecer outros benefícios para os clientes, como:

  • A participação em sorteios, promovendo o engajamento do cliente;
  • Cashback, estimulando o consumidor a voltar na sua loja para usar o cashback em compras futuras;
  • Clube de descontos, que oferece desconto já na hora em que o cliente passar o produto no caixa. 

– Para saber mais sobre o assunto, acesse: Quais são e como decidir o modelo de oferta ideal para cada ação? 

5. Além de criar promoções variadas, lembre de divulgá-las!

De nada adianta criar promoções imperdíveis se os clientes não ficarem sabendo dessa ação, não é mesmo? Por isso, além de criar as promoções, aposte nos seus diversos canais de comunicação para divulgá-la.

Aqui, vale utilizar tanto os canais de comunicação off-line quanto os canais on-line. Além disso, as ofertas podem ser divulgadas tanto externamente quanto dentro da sua loja. 

Como assim?

Pois bem, dentro da sua loja você deve apostar em uma comunicação visual que deixe clara a sua promoção, sinalizando-a de forma adequada. Além disso, utilize o sistema de som para informar sobre a sua campanha e conte com uma equipe engajada, que esteja preparada para falar com os clientes sobre a ação.

Já de forma externa, você deve usar suas redes sociais e outros canais de comunicação, como site, aplicativo, WhatsApp, SMS, push de aplicativo e e-mail para garantir que todos ao seu redor fiquem cientes das suas promoções. 

– Acesse: Ponto de venda: 8 dicas infalíveis para aumentar suas vendas no PDV 

6. Faça parcerias com a indústria, apostando em ações de trade

Outra dica excelente para criar promoções que destacam o seu varejo da concorrência e trazem bons resultados está relacionada com o fortalecimento de parcerias com a indústria

Isso porque, desenvolvendo uma relação com parceiros da indústria, você poderá fazer ações de trade que trazem benefícios para a sua marca e, também, para o próprio fornecedor. 

Além disso, essas estratégias de parcerias permitem que você faça outras campanhas relevantes no seu negócio, como o lançamento de produtos para uma lista de clientes específica, a possibilidade de oferecer um brinde especial na compra de um item, participação em eventos exclusivos, etc.

Leve a sério a sua parceria com a indústria, tente torná-la cada vez mais estratégica e frutífera para ambos os lados.

– Complemente o seu conhecimento com o artigo a seguir: Trade marketing: o que é e qual a importância para o seu supermercado

7. Crie promoções baseadas em dados, não em achismos

Na hora de criar promoções é importante ter cuidado com a precificação adequada dos produtos. Por isso, não faça ações promocionais baseadas em gosto pessoal ou achismos, mas sim em dados que respaldam as suas decisões.

Assim sendo, pense em questões como: quais serão os produtos ofertados? Qual será o formato de promoção escolhido para cada item e como ter a certeza de que isso não trará prejuízo para o seu supermercado? Quais são os resultados que você deseja obter com essa campanha? Qual é o tempo de duração da promoção?

Por fim, todas essas informações deverão fazer parte do seu planejamento na hora de criar promoções que trazem bons resultados para o seu supermercado.

– Veja também: Guia: como fazer uma melhor gestão de custos no seu supermercado 

Bônus: tem e-commerce? É hora de criar promoções para esse canal de vendas!

Por último, mas não menos importante, você também pode criar promoções imperdíveis para os canais de venda digitais. Mais especificamente o e-commerce

Para isso, uma boa dica é apostar em ações que facilitem ainda mais a vida do consumidor. Como, por exemplo, oferecendo o frete/entrega grátis para compras acima de um certo valor. 

Essa ação, além de estimular o consumidor a ter um gasto mínimo na sua loja on-line, também será bem vista por ele, já que traz a comodidade do cliente poder receber as compras no local desejado. 

Além do frete grátis, é possível oferecer cupons de desconto para produtos de uma marca exclusiva – resultado da sua parceria com uma indústria, por exemplo, – e ou para compras acima de um valor pré-estipulado. 

Ainda não tem um e-commerce para chamar de seu? Então, que tal rever isso? Saiba mais sobre o Mercashop, o e-commerce da Mercafacil feito sob medida e personalizado para o seu supermercado!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]