SUMÁRIO


Por em 18 de março de 2022

Tipos de varejo: conheça os principais e as características de cada um deles

Todo empreendedor que trabalha com qualquer um dos tipos de varejo já deve ter percebido que, com o passar do tempo, as tendências desse setor são alteradas. 

Isso acontece muito devido às mudanças na sociedade e, também, à alteração no comportamento do consumidor. 

Afinal, ele está cada vez mais exigente, informado e figital – ou seja, faz compras e transita nos canais físicos e digitais de maneira integrada.

Assim sendo, para conseguir compreender todas essas mudanças e, mais do que isso, acompanhá-las com maestria, é importante compreender o que de fato é o varejo, assim como os principais tipos de varejo e as tendências da área para esse ano. E é isso o que vamos te explicar aqui. Acompanhe!

O que é varejo? 

Por definição, varejo é entendido como um formato de venda que é feito diretamente para o consumidor final. Assim sendo, não existem intermediários e os produtos são comercializados em pequenas quantidades.  

Dessa forma, por ser um processo de compra realizado pelo consumidor final, o ponto de contato será diretamente entre cliente e marca, com exceção para os casos em que a venda é feita por um marketplace/super aplicativo, como é o caso do Ifood, Rappi, Mercado Livre, entre outros.

Salvo essa exceção, é o cliente final quem faz as compras direto com a sua marca.

Entretanto, mesmo nesses casos, é preciso garantir que a sua loja esteja com as informações atualizadas e os produtos corretos sendo exibidos nos marketplaces.

Assim sendo, seja como for, tanto o seu PDV físico quanto os canais de comunicação e vendas online devem estar preparados para atender a demanda do cliente da melhor forma possível. Afinal, é por meio desses canais que o público demonstrará interesse, fará pesquisas e, também, finalizará as suas compras. 

Tipos de varejo: a diferença entre atacado e varejo 

Pois bem, a principal diferença entre esses dois tipos de varejo é que o atacado lida com a compra de mercadorias em larga escala, enquanto no varejo tradicional costuma-se vender menos mercadorias por compras. 

Não à toa, quando supermercados fazem ações para vender no atacado, o valor da unidade do produto diminui. Entretanto, é necessário levar uma quantidade maior de itens para aproveitar o benefício. 

Normalmente, o varejo limita a quantidade de produtos vendidos a um cliente, principalmente quando há promoção. No atacado, esse fator não é mais limitante, sendo possível comprar quantos itens estiverem disponíveis no estoque.

Outra diferença nesses dois tipos de varejo é que o atacado negocia tanto com o consumidor final quanto para aqueles que desejam revender os produtos. 

Ou seja, o atacado vende tanto para CPF (pessoa física) quanto para CNPJ (venda jurídica). Não há limitação de perfil de público. 

Por fim, mas não menos importante, outra diferença nesses tipos de varejo é que, pelo atacado vender para todos os públicos e em quantidades maiores, é possível que os valores para negociação sejam diferenciados e melhores. Inclusive, no atacado, incentiva-se a compra em grandes quantidades, baixando o valor por item.

– Você pode se interessar por: Marketing para atacado: conheça 5 estratégias essenciais 

O que é atacarejo? 

Acima falamos das principais diferenças entre atacado e varejo. Mas e o atacarejo, o que é?

Pois bem, esse formato de comércio nada mais é do que a união entre atacado e varejo. Assim sendo, nesses estabelecimentos é possível fazer compras tanto em pequenas quanto em grandes quantidades. 

Dessa forma, o atacarejo atende tanto pequenos comerciantes que buscam revender as mercadorias ou utilizá-las para o seu negócio quanto para consumidores finais que buscam produtos com preços mais baixos.

– Saiba mais: Atacarejo: como ele pode alterar o seu processo de venda? 

Tipos de varejo: varejo físico x varejo digital

Pois bem, agora chegamos em outro ponto importante do nosso artigo sobre tipos de varejo: as semelhanças e diferenças entre os comércios físicos e digitais.

Assim sendo, antes de começar a destacar as diferenças entre eles, vale ressaltar as suas semelhanças. Dessa forma, tanto os varejos físicos quanto os digitais lidam com o consumidor final. Então, precisam saber lidar com possíveis dúvidas e compreender o interesse dos consumidores. 

Outro ponto em comum entre esses tipos de varejo é que ambos devem oferecer:

  • Bom atendimento;
  • Preço justo;
  • Benefícios e vantagens para atrair e conquistar os clientes, como promoções, cashback, clube de descontos, entre outros;
  • Estoque preparado para atender as demandas;
  • Campanhas especiais para celebrar datas comemorativas.

– Confira também: 4 vantagens de investir no varejo digital e como colocar em prática 

Principais diferenças entre o varejo físico e o digital 

Porém, se temos semelhanças entre o varejo físico e o varejo digital, também é importante destacar algumas diferenças essenciais entre eles. Destaque para: 

Horário de funcionamento

Enquanto o varejo físico tem limite de horário, o digital funciona 24h. É claro que o serviço de entrega ou de buscar as compras tem limite de horário, mas o seu site, aplicativo e/ou e-commerce funciona durante as 24h.

Capacidade de estoque e mostruário “infinita”

Se na loja física há uma limitação de espaço para expor os produtos, no comércio virtual esse problema é inexistente. Assim sendo, é possível cadastrar todas as mercadorias na sua loja e garantir que elas sejam visualizadas pelo seu consumidor.

Diferenças na hora das reformas/mudanças

Na loja física, quando há a necessidade de fazer uma reforma, isso implica em obras e em uma grande movimentação para garantir que ela saia conforme o esperado. Já nas lojas virtuais, a mudança é “interna”, causando menos transtornos para os clientes – e para o lojista.

Experiência pós-compra

Na loja física, o cliente já sai do PDV com a compra em mãos. Entretanto, na loja online, essa experiência é diferente. 

Por isso, é preciso dedicar um esforço para garantir que o consumidor tenha uma boa experiência na hora em que receber e/ou buscar esses produtos

Para isso, as compras devem seguir exatamente o padrão daquilo que ele comprou, com produtos qualificados, bem embalados e bem escolhidos. 

– Leia também: 6 dicas infalíveis para trabalhar bem o pós-venda no varejo 

Tendência de consumo: integração do varejo físico com o digital

Pois bem, acima falamos sobre as semelhanças e as diferenças entre os tipos de varejo físico e digital. Porém, o que realmente merece destaque ao se tratar desse assunto é a necessidade de ser omnicanal (ou seja, estar presente em todos os canais) e de promover a integração entre todos os canais

O que também chamamos de figital, que nada mais é do que a união das palavras físico e digital. 

Isso acontece porque hoje, mais do que nunca, a jornada de compra do consumidor passa de forma natural e fluida pelos canais físicos e digitais. E estamos falando tanto do PDV, quanto do e-commerce e, também, do mobile commerce, que conquista cada vez uma parcela maior do público.

Isso faz com que seja necessário a sua marca estar presente nos mais diversos canais físicos e digitais e, mais do que isso, ofereça uma experiência positiva para os clientes em todos eles. 

Por fim, agora você já sabe mais sobre os tipos de varejo existentes e, também, as principais tendências de consumo para o presente e o futuro. Então, que tal completar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto? Você pode ler os nossos seguintes artigos e ficar ainda mais por dentro das tendências do varejo atuais:

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]