SUMÁRIO


Por em 14 de fevereiro de 2023

Integrar loja física e virtual: confira a importância e como fazer

Trabalhar em ações para integrar loja física e virtual pode ser um grande diferencial para o seu supermercado conquistar e fidelizar clientes e, ainda, se destacar da concorrência

Afinal, o que os consumidores atuais buscam, ao se relacionarem com uma empresa, é ter uma experiência positiva e completa em qualquer canal de comunicação e/ou vendas.

Ou seja, é preciso garantir que o cliente sinta-se 100% satisfeito ao comprar na sua loja, seja ela física ou digital. 

Mais do que isso, é essencial compreender que o consumidor atual transita entre os ambientes físicos e digitais de forma normal e fluida. E o seu supermercado precisa estar mais do que preparado para atendê-lo em ambos os canais de forma qualificada.

Para completar, pode-se dizer que o que importa não é o canal de compra ou comunicação utilizado, mas sim a experiência gerada no cliente. Dessa forma, o canal utilizado é apenas um meio para o fim.

Mas como fazer isso? Acompanhe o nosso texto e fique por dentro dessa tendência. 

– Veja também: O que é omnichannel? Entenda o conceito e aplique no seu negócio 

Qual a importância da integração das lojas físicas e virtuais de um supermercado?

Pois bem, a integração das lojas físicas e virtuais de um supermercado é importante porque permite que os clientes façam suas compras de forma mais conveniente e eficiente. 

Isso porque, dentre suas facilidades, a integração pode permitir que os clientes:

  • Comprem online e retirem as compras na loja física;
  • Escolham os itens online e façam o pagamento na loja física.

Além disso, ao integrar loja física e virtual, o seu supermercado também pode observar grandes benefícios, como:

  • Compartilhar estoque e informações de inventário entre a loja física e virtual, garantindo que os clientes encontrem os itens desejados;
  • Oferecer serviços adicionais, como entrega em casa ou assistência ao cliente via chat online;
  • Utilizar dados de comportamento de compra dos clientes para personalizar a oferta e a publicidade;

Todas essas questões garantem mais opções e flexibilidade aos clientes, o que pode aumentar a sua satisfação e fidelização.

Ou seja, são diversos os benefícios de integrar loja física e virtual. E talvez o benefício mais importante seja atender de forma completa e satisfatória o consumidor atual, que está cada vez mais antenado, exigente, e disposto a comprar no concorrente caso ele ofereça facilidades que a sua marca não oferece

O que significa integrar loja física e virtual?

Integrar loja física e virtual significa oferecer benefícios completos para os clientes nos seus canais de venda físicos e digitais. Isso significa garantir que ele seja bem atendido e possa utilizar seus benefícios (como cashback, programas de pontos e/ou possíveis cupons e/ou descontos exclusivos) em todos os canais.

Vale ressaltar que sabemos que existem grandes diferenças entre o físico e o virtual. Vamos falar sobre o atendimento, por exemplo. 

Na loja física, ele é feito no “cara a cara”, com o cliente olhando nos olhos do atendente. Enquanto isso, no digital, ele é feito de outra maneira – inclusive, pode ser feito de forma robotizada, dependendo da situação.

Porém, o que não pode mudar é o resultado final dessa interação. Ou seja, o cliente deve ter a sua satisfação garantida em ambos os atendimentos, seja ele virtual ou presencial. 

O atendimento é apenas um tópico relacionado à satisfação do cliente. Assim sendo, para integrar loja física e virtual de forma adequada, é preciso também pensar em outros fatores, como:

  • Mix de produtos: que deve ser completo em ambos os canais;
  • Ambiente: na loja física, é preciso que haja um cuidado com o espaço, mantendo-o limpo, agradável, convidativo, etc. No ambiente online também é preciso ter esse cuidado, oferecendo um e-commerce confiável, fácil de navegar e de finalizar as compras;
  • Capacidade de atender à demanda: é preciso que as lojas físicas e online estejam igualmente preparadas para atender à demanda do consumidor. Enquanto na loja física há o cuidado para evitar filas e garantir que os atendentes estejam bem treinados para utilizar as tecnologias do supermercado, por exemplo, a loja virtual também deve estar preparada para atender a demanda, garantindo que o site/app funcione de maneira adequada.

Como integrar loja física e virtual?

Pois bem, o primeiro passo para integrar loja física e virtual é contar com o suporte de uma ferramenta que ofereça essa integração entre lojas, como é o caso da solução Mercafacil

Com ela, você poderá desenvolver o seu próprio e-commerce e, ainda, integrá-lo com a sua loja física. Assim, terá todos os dados dos seus clientes disponíveis de forma integral, independentemente se ele fizer uma compra via internet ou na sua loja física. 

Com isso, terá em mãos tudo o que precisa para desenvolver campanhas e ações mais personalizadas e assertivas, que vão de encontro com o perfil de cada um dos seus clientes.

Porém, mais do que ter uma excelente ferramenta trabalhando a seu favor, também é importante levar em conta outros fatores, como:

Implementar a cultura da inovação no seu supermercado

Para não ficar para trás, é preciso compreender que integrar loja física e virtual é apenas uma das novidades do mercado de consumo atual. Por isso, é essencial tornar essa cultura da inovação em algo presente no dia a dia do seu supermercado. 

Empresas que não inovam e não se adaptam às tendências estão fadadas ao fracasso. Não deixe que isso aconteça no seu supermercado!

Lembrar que, apesar do universo digital ser muito forte, o físico também é importante

É preciso que os supermercados estejam, sim, no ambiente digital. Porém, as lojas físicas continuam sendo espaços em que o cliente vai para viver a experiência da marca. Então, lembre-se de garantir que ela seja positiva, personalizada e completa.

Debruçar-se sobre os dados e criar estratégias a partir deles

De nada adianta contar com ferramentas completas, que realmente te permitam integrar loja física e virtual, se você não utilizar o máximo potencial delas. Por isso, mais do que acompanhar os dados do seu negócio, é preciso buscar entendê-los mais a fundo e, a partir de então, desenvolver estratégias inteligentes e eficientes para o seu supermercado. 

Busque compreender o que cada um daqueles dados está “dizendo” para você e, então, você poderá ser mais eficiente nas suas ações!

Por fim, para integrar loja física e virtual, você precisa… Ter uma loja física e uma loja virtual, certo? Assim, se está em busca de desenvolver o seu próprio e-commerce, conheça o Mercashop, o e-commerce da Mercafacil e surpreenda-se! 

Quer conversar diretamente com um dos nossos especialistas sobre o Mercashop? Então, clique aqui e preencha o formulário que em breve entraremos em contato. 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]