SUMÁRIO


Por em 18 de julho de 2022

Veja as 10 principais funções em supermercados e estruture seu negócio

Conhecer as principais funções em supermercados é essencial para qualquer supermercadista que deseja garantir o sucesso do seu varejo. Afinal, são os profissionais que vão ocupar essas funções e cargos que irão fazer com que o negócio funcione no dia a dia. 

Assim sendo, preparamos uma lista contendo as funções em supermercados que julgamos ser indispensáveis para sua loja. Acompanhe e, no fim, aproveite para dizer se concorda conosco e/ou se esquecemos de algum cargo importante.

Quais são as principais funções em supermercados? 

1. Gerente do supermercado

Pois bem, dentre as funções em supermercados que são essenciais para o funcionamento do negócio, destaque para essa: a do gerente. De forma resumida, o gerente é o grande responsável pela supervisão de todos os outros colaboradores e por garantir que o supermercado tenha um bom funcionamento no dia a dia. 

Por vezes, essa função é desempenhada pelo próprio dono da empresa que gosta de estar presente na operação, colocar a mão na massa e acompanhá-la de perto. Porém, em outros casos, é um colaborador contratado que irá atuar como gerente do supermercado. 

Seja como for o caso no seu negócio, esse é um cargo de extrema importância para o sucesso da empresa.

– Veja também: Como gerenciar um supermercado de pequeno porte?

2. Operador de caixa

Toda vez que um cliente vai até um supermercado e faz compras, ele precisa, obrigatoriamente, passar por um caixa. Assim, caso o varejo não ofereça terminais de self-checkout, o cliente terá contato direto com o operador de caixa. 

Ou seja, o operador de caixa é o profissional responsável por fazer o checkout do cliente. É ele quem faz a cobrança dos produtos adquiridos pelo cliente, valida cupons de descontos, faz o cadastro dos clientes e confirma o CPF deles, incentivando-os a participar do programa de fidelidade do supermercado, entre outros. 

Todo esse contato direto com o consumidor faz com que essa seja uma das funções em supermercados mais importantes. Assim, ter profissionais bem treinados para realizarem um bom atendimento ao cliente é fundamental.

Lembre-se de que o sucesso do seu clube de descontos e a satisfação dos seus clientes está relacionada com a forma a qual eles são atendidos no caixa. Assim sendo, busque contar com profissionais ágeis, educados, atenciosos e que sabem desempenhar a sua função com destreza. 

Esse cuidado permite que o seu supermercado atenda bem o cliente ao mesmo tempo em que agiliza o processo de checkout, evitando filas grandes e reclamações dos clientes.

– Complemente a leitura com: Qual a função do operador de caixa e como treinar um bom profissional? 

3. Empacotador

Supermercados com menos filas são sempre melhor avaliados pelos clientes. Por isso, contar com um profissional responsável por ajudar os clientes a empacotar os produtos após as compras pode fazer toda a diferença para tornar o processo mais ágil. 

A profissão de empacotador quase foi extinta. Entretanto, aos poucos, ela está voltando a ganhar força nos supermercados e, por vezes, é até considerada um diferencial que o estabelecimento oferece aos seus clientes. 

O retorno da função de empacotador ganhou essa força porque os supermercados que desejam crescer perceberam que o atendimento personalizado e qualificado é essencial para fidelizar os clientes. E essa é uma atividade que agrega valor na compra, tornando a experiência do consumidor mais completa e positiva.

Ademais, vale ressaltar que o empacotador profissional deve ser bem treinado e saber as melhores formas de armazenar os produtos. Dessa forma, algumas das orientações que ele precisa ter são:

  • Saber como manusear itens mais frágeis, como ovos e certos legumes e verduras, para evitar que fiquem danificados e/ou causem estrago;
  • Separar itens congelados dos demais;
  • Jamais colocar produtos de limpeza junto com os alimentícios;
  • Posicionar os itens mais pesados por primeiro nas sacolas;
  • Saber a melhor forma de abrir as sacolas, agilizando o processo de empacotamento.

4. Estoquista

Outra das funções em supermercados que merece destaque é a do estoquista. Assim sendo, é esse o profissional o responsável por controlar a entrada e a saída de produtos do estoque e, também, mantê-lo organizado. 

Além do mais, é o estoquista quem monitora o prazo de vencimento das mercadorias e confere os produtos no ato da entrega. 

Ter um bom controle de estoque é essencial para o bom funcionamento do supermercado como um todo. Por isso, o profissional que trabalha nessa função deve ser muito detalhista e compreender a importância do seu trabalho para o negócio como um todo. 

Ainda, é cada vez mais comum que os supermercados utilizem ferramentas e softwares de automação de processos que auxiliem a manter um controle mais adequado do estoque, minimizem os erros humanos e tornem o trabalho no geral mais ágil e eficiente. 

Assim sendo, é preciso que o estoquista tenha um bom treinamento e domine essa tecnologia.

5. Repositor

Supermercados contam com um fluxo alto de saída de produtos ao longo do dia. Assim, para garantir que as prateleiras e gôndolas estejam sempre organizadas e sem a falta de produtos, é preciso contar com um repositor. É esse profissional quem irá reabastecer as prateleiras de forma adequada, mantendo a ordem dos produtos e a organização da sessão como um todo. 

Assim como ser detalhista é uma característica essencial para o profissional estoquista, ela também é fundamental para o repositor. Isso porque ele deverá manter-se sempre atento à sua função, que engloba:

  • Manter as gôndolas e prateleiras organizadas e com os produtos corretos;
  • Verificar se as etiquetas de preço estão adequadas com os produtos;
  • Conferir a validade das mercadorias que estão expostas;
  • Ter a certeza de que os corredores e as prateleiras estão limpos para a circulação do consumidor ser adequada. 

6. Especialista na sua área de atuação: açougueiro, padeiro, peixeiro, cozinheiro, sommelier de vinhos, entre outros – e seus assistentes, quando necessário

Outras funções de supermercado que podem ser interessantes para garantir uma melhor experiência aos consumidores são aquelas que exigem um conhecimento específico do profissional. Por exemplo, destaques para os cargos de:

  • Açougueiro;
  • Padeiro;
  • Peixeiro;
  • Cozinheiro;
  • Sommelier de vinhos.

É claro que essas funções de supermercado somente irão fazer sentido se o seu varejo oferecer esses serviços e produtos. 

Além disso, vale lembrar que, além do profissional responsável, ele também deverá contar com assistentes e auxiliares para que a equipe possa desempenhar um bom trabalho na sua loja. 

– Seu supermercado ainda não tem uma padaria? Então confira 5 motivos para investir em uma padaria no supermercado e inspire-se! 

7. Segurança 

É importante que os supermercados também contem com seguranças treinados para preservar o local e manter a tranquilidade dos consumidores que frequentam a loja. 

Ainda, além da capacitação específica para evitar furtos, os seguranças também devem contar com um treinamento para oferecer um bom atendimento aos clientes e mostrarem-se dispostos a tornar a experiência do consumidor melhor.

Caso a sua empresa opte por terceirizar esse serviço, exija esse formato de treinamento dos profissionais que irão atuar no seu supermercado.

8. Funcionários responsáveis pela limpeza 

Um supermercado de qualidade é aquele que está sempre limpo e organizado. Afinal, somente assim será possível oferecer uma experiência positiva para os seus clientes. Por isso, contar com uma equipe de profissionais responsáveis por manter a limpeza da sua loja é essencial para que ela seja bem avaliada pelo público. 

9. Assistente e/ou auxiliar administrativo

Outras funções em supermercados que merecem destaque são aquelas relacionadas com as tarefas administrativas. Afinal, é preciso fazer ações como:

  • Controle financeiro da empresa como um todo;
  • Desenvolver e nutrir um bom relacionamento com fornecedores e a indústria para fazer negociações;
  • Entrar em contato com empresas parceiras para contratar e/ou terceirizar serviços;
  • Fazer o cadastro de produtos, entre outros. 

Em supermercados menores, muitas vezes o próprio gerente e/ou dono do estabelecimento cria o hábito de desenvolver essas funções. Porém, é preciso saber delegar e contar com o auxílio de outros profissionais para desempenhar essas tarefas de forma adequada. 

Além disso, lembre-se de que existem períodos de férias e que às vezes os colaboradores precisam se ausentar por um dia, por exemplo. Assim sendo, é importante que outros funcionários conheçam os processos administrativos do seu supermercado e possam assumir essas funções quando necessário. 

– Você também pode se interessar por: Como administrar um supermercado? Veja 8 dicas!

10. Funções em supermercados: cargos extras

Por fim, mas não menos importante, existem outras funções em supermercados que são importantes para o melhor funcionamento e desempenho da sua empresa. Aqui, selecionamos três que você deve prestar atenção e considerar contratar e/ou terceirizar: 

  • Compradores;
  • Advogados;
  • Contadores.

BÔNUS: As principais funções em supermercados – equipe e/ou profissional de marketing

Acima, listamos as 10 principais funções em supermercados para garantir o bom funcionamento do seu negócio. Entretanto, é preciso destacar também uma área que ganha cada vez mais destaque nos supermercados e também merece atenção especial: a área de marketing.

Isso porque o marketing é fundamental para garantir que as campanhas e ações de divulgação e comunicação do seu supermercado sejam efetivas. 

Além disso, os profissionais de marketing conseguem desempenhar a sua função de forma ainda melhor quanto contam com ferramentas que fornecem dados e informações relevantes para que eles podem guiar as próximas campanhas do seu supermercado.

Aliás, além de serem os responsáveis pelo marketing digital da sua empresa e garantir um melhor resultado nas suas redes sociais, o setor de marketing também pode desenvolver campanhas para WhatsApp, SMS, canais de comunicação tradicionais (como rádio, outdoor, televisão, carro de som), criar encartes para o seu supermercado, entre outros. 

Por isso, por mais que a área de marketing não seja exatamente uma das “funções em supermercados” destacadas anteriormente, ela merece muita atenção por aqueles varejos que estão em busca de alcançar melhores resultados. 

Otimize seu tempo e tenha uma plataforma de gestão promocional no seu supermercado

Além de conhecer as principais funções em supermercados, também vale ressaltar que a tecnologia está aqui para garantir que todos os profissionais possam desempenhar as suas funções de forma mais eficiente. 

Por isso, se você está em busca de uma ferramenta completa para o seu varejo, entre em contato com a Mercafacil e conheça a nossa ferramenta de gestão promocional.

Completa, intuitiva e desenvolvida especialmente para atender os supermercados ao redor do Brasil, ela fornece insumos para que você saiba quem é cada um dos seus clientes e, a partir dessa informação, você pode melhorar toda a gestão do seu supermercado.

Comentários

  1. Bessia Tavares disse:

    Muito obrigada por essa rica informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]