Por em 28 de março de 2023
Supermercado digital: passo a passo para criar o seu
Para empresas que já atuam no varejo alimentício, investir em soluções de supermercado digital é algo que se tornou quase que uma necessidade para manter o negócio funcionando.
Afinal, é cada vez mais essencial garantir que os supermercados estejam online e, mais do que isso, sejam capazes de oferecer uma experiência positiva e completa ao cliente pelos mais diversos canais digitais.
Hoje, para te mostrar as principais estratégias, vantagens e por onde começar a investir no supermercado digital, preparamos esse conteúdo.
Acompanhe e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto tão importante!
O que é supermercado digital?
Pois bem, primeiramente é importante compreender o que é um supermercado digital, certo?
Assim sendo, o supermercado digital pode ser compreendido como um tipo de comércio eletrônico que permite que os consumidores façam suas compras de supermercado online, por meio de um site ou aplicativo.
Os clientes podem escolher produtos em uma lista de itens, adicionar ao carrinho de compras e finalizar a compra com pagamento online. Ainda, vale ressaltar que os produtos adquiridos podem ser entregues em casa ou retirados em um ponto de coleta designado – como a loja física do supermercado em questão, por exemplo.
Ademais, vale reforçar que um supermercado pode (e deve!) oferecer aos consumidores as duas modalidades de compras: físicas e online.
Entretanto, para garantir o sucesso da sua marca, é preciso ter a certeza de que a experiência oferecida aos consumidores é positiva em ambos os canais.
Afinal, o cliente “não se importa” se está fazendo a compra via digital ou física. Ele se importa em ter uma experiência positiva com a sua marca. Isso significa:
- Ter um bom atendimento – seja ele físico ou digital;
- Encontrar todos os produtos que deseja;
- Se deparar com ofertas e promoções que sejam relevantes;
- Poder pagar a compra de diversas maneiras;
- Adquirir produtos que cumpram com o seu objetivo – ou seja, produtos de qualidade e com a validade adequada, entre outros.
– Veja também: Integrar loja física e virtual: confira a importância e como fazer
Por que ter um supermercado digital?
Pois bem, a primeira resposta para essa pergunta é muito simples: porque os consumidores esperam isso da sua marca.
Para se ter uma ideia do sucesso das vendas digitais nos varejos alimentícios, basta conferir o estudo da IstoÉ Dinheiro, que revelou que as compras de supermercado feitas de forma online cresceram 41% em 2022.
Muito disso se deve ao fato de o supermercado digital oferecer comodidade e conveniência aos consumidores, permitindo que eles façam a sua jornada de compra da forma que decidirem. Lembrando que essa jornada pode ser feita 100% de forma online, figital (que transita entre os canais físicos e online) ou, também, 100% de maneira física.
Ainda, além de ser uma forma de oferecer mais conveniência ao consumidor, o supermercado online também é uma maneira de conquistar um novo público para a sua marca, expandindo-a no mercado.
Ademais, ao investir nessa tendência, você mostra que o seu varejo está acompanhando as novidades de consumo, que não ficará para trás e está sempre disposto a oferecer o que há de melhor para os clientes.
Caso você ainda não esteja convencido em investir no supermercado digital, sugiro que você leia o seguinte artigo em seguida: E-commerce para supermercado: 5 motivos para criar o seu.
Como ter o meu supermercado digital?
Por fim, vamos ao passo a passo para você criar o seu supermercado digital. Separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada rumo ao sucesso:
1. Estude o mercado – desde a concorrência às plataformas de supermercado digital disponíveis
É importante saber como estão atuando os seus concorrentes e, também, estudar as melhores opções de empresas que oferecem o serviço de supermercado digital.
Vale lembrar que é importante se dedicar para esse estudo. Isso significa: acessar o e-commerce da concorrência via site e/ou aplicativo e simular compras, analisar a forma a qual os produtos estão organizados, conferir as formas de pagamento aceitas, a existência de cupons e/ou ofertas, entre outros.
Ter esse conhecimento do “terreno” vai te ajudar a encontrar as melhores opções para a sua marca e, também, reconhecer os pontos fortes (e fracos) da concorrência. Ou seja, o que você pode fazer melhor no seu negócio.
– Complemente a leitura com: Como vencer a concorrência? 11 dicas para seu supermercado
2. Conheça a região que você irá atender
Principalmente no início do seu supermercado digital, você precisará ter um cuidado extra com a área de atendimento/entrega de produtos. Afinal, é necessário causar uma boa primeira impressão no público e conquistar a confiança dos consumidores aos poucos.
Por isso:
- Pesquise a região que o seu supermercado digital irá atender;
- Entenda qual o perfil de público do seu negócio;
- Trace as melhores rotas de entrega;
- Identifique os locais que potencialmente podem ter maior volume de pedidos – como aqueles que contam com grandes condomínios, por exemplo;
- Saiba quais são os horários com mais trânsito, entre outros.
O seu supermercado digital chegará para tornar mais confortável a vida de quem vive na região. Trabalhe para conquistar essa confiança do público!
3. Esteja preparado para atender à demanda
É preciso que o seu estoque esteja preparado para atender à demanda das compras online.
Lembre-se que o cliente não está na sua loja física. Então, se ele vê que um produto está disponível no site e/ou e-commerce e compra esse item, ele espera que seja entregue conforme o combinado. Para garantir que isso aconteça, mantenha o controle do estoque e integre os sistemas de automação utilizados no seu supermercado.
Além disso, é essencial que os colaboradores envolvidos nessa novidade também estejam muito bem treinados para desempenhar a sua função da melhor maneira possível.
Agilidade, cuidado, atenção e eficiência são características muito importantes nos colaboradores que irão trabalhar nessa área.
4. Aceite diversas formas de pagamento
Você não quer perder uma venda pura e simplesmente por não aceitar uma forma de pagamento específica, não é mesmo? Por isso, busque aumentar o seu leque de opções e aceitar pagamentos variados, desde PIX, passando pelas diversas bandeiras de cartões, débito, crédito, vale alimentação e refeição, PayPal, boleto bancário, entre outros.
5. Tenha cuidado com as embalagens dos produtos
Ao fazer uma compra de supermercado digital, o cliente espera receber – ou buscar, – produtos bem embalados. Por isso, tenha a certeza de que a sua empresa está tendo esse cuidado.
Produtos como ovos, por exemplo, exigem uma atenção especial, já que é preciso garantir a integridade deles até chegarem à casa do consumidor. Além disso, algumas frutas e legumes também precisam ser manuseados com cuidado para que cheguem em bom estado até o cliente.
Ainda, é preciso ter cuidado com os itens frios e congelados, garrafas e demais embalagens de vidro, assim como os produtos de limpeza, que devem estar separados dos demais.
Ao receber uma compra bem embalada e completa, de acordo com o que foi comprado, o consumidor sentirá mais confiança no seu supermercado digital e está mais propenso a comprar novamente no seu negócio.
6. Divulgue o seu supermercado digital!
Lembre-se de divulgar de forma estratégica e eficiente o seu supermercado digital. É importante que todos saibam que a sua marca passou a oferecer essa facilidade aos seus consumidores!
Por isso, acrescente essa informação nas suas redes sociais, site, encartes físicos, decoração na loja, rádio interna, entre outros.
Também, é importante que todos os colaboradores estejam cientes dessa novidade e sejam instruídos a falar sobre ela para os clientes na hora em que estiverem passando os produtos no caixa ou tiverem outra interação com os consumidores.
7. Conte com uma plataforma eficiente e mantenha o seu supermercado digital organizado
Por último, mas não menos importante, é preciso que o seu supermercado digital tenha uma plataforma completa, eficiente e que gere uma experiência positiva ao consumidor.
Para isso, o seu e-commerce precisa ser:
- Responsivo – ou seja, funcionar de forma adequada em dispositivos de diversos formatos de tela, desde computadores, passando por tablets e smartphones;
- Confiável, garantindo que os dados dos consumidores sejam tratados com privacidade e cautela, seguindo a LGPD;
- Organizado, facilitando a experiência do usuário, tendo a certeza de que ele fará uma compra online de forma prática e segura.
Se você está em dúvida sobre qual plataforma escolher para o seu supermercado digital, te convido a conhecer melhor o Mercashop, o e-commerce da Mercafacil, e conferir todas as funcionalidades do nosso e-commerce para supermercados.
Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]