SUMÁRIO


Por em 25 de janeiro de 2022

E-commerce para supermercado: 5 motivos para criar o seu

São diversos os motivos para criar um e-commerce para supermercado. Mas o principal deles é: o seu cliente espera isso do seu negócio.

Para se ter uma ideia, de acordo com a 44ª edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre comércio eletrônico do país elaborado pela Ebit | Nielsen, a maior plataforma de opinião de consumidores do Brasil, foi constatado que:

O e-commerce no Brasil bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021, atingindo R$ 53,4 bilhões, crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Além disso, o aumento de 22% no ticket médio nas compras online – que passou para R$ 534 reais -, e de 7% no número de pedidos, atingindo a marca de 100 milhões, também ajudam a comprovar que implantar um e-commerce para o seu supermercado não é algo a ser pensado para o futuro, mas sim, para o presente.

Entretanto, se você ainda tem dúvidas sobre os principais motivos para criar um e-commerce para supermercado, confira o artigo até o final e, quem sabe, você mudará de ideia!

– Você também pode se interessar por: Como vender produtos de supermercado pela internet? Veja 8 dicas

5 motivos para criar o seu e-commerce para supermercado

1. Atrair um novo público

Ao ter o seu próprio e-commerce para supermercado, a sua loja passará a atender um público maior de pessoas. Afinal, será possível atender pessoas que não irão fisicamente até o seu PDV. 

Além disso, é uma forma de “roubar” clientes dos seus concorrentes que ainda não aderiram à digitalização do varejo. Nesse sentido, se você não tem o seu próprio e-commerce para supermercado e os seus concorrentes sim, é possível que eles já estejam “abocanhando” uma parcela do seu público.

E então, já parou para pensar nisso?

2. Aproximar o relacionamento do seu cliente

Além de atrair mais clientes para o seu negócio, o e-commerce para supermercado é mais uma maneira de você aproximar o relacionamento da sua marca com os seus clientes. 

Afinal, esse é mais um canal para vocês interagirem e para ele lembrar que o seu varejo existe.

Sobretudo, o e-commerce foi criado para facilitar a vida do seu consumidor. Assim sendo, quando ele é bem gerido, responsivo, prático e eficiente, funciona como mais uma ferramenta de fidelização do seu consumidor. 

– Confira também: Como fidelizar o cliente no e-commerce? Veja 7 dicas para seu negócio

3. Acompanhar as tendências de consumo atuais

O comportamento de compra do consumidor mudou e se tornou multicanal (figital). Ou seja, envolve os canais físicos (como o seu PDV) e os digitais (e-commerce, mobile commerce, sites e aplicativos). 

E quando a sua marca está presente em todos esses canais, as chances de você aumentar as suas vendas são muito maiores.

Assim sendo, outro motivo importante para você criar um e-commerce para supermercado é mostrar que você está atento às tendências de consumo do momento. 

Tentar negar e/ou não fazer a sua parte para acompanhar a digitalização do varejo é algo que irá fazer com que o seu negócio fique para trás antes do que você imagina.

– Complemente a leitura com: Integração do varejo físico com o digital: qual a importância e como fazer?

4. Aumentar as suas vendas

O e-commerce é um excelente canal para você aumentar as suas vendas. Aliás, esse, sozinho, já poderia ser motivo o suficiente para você apostar neste canal. 

Afinal, qual varejo não busca vender mais?

Com a sua própria loja virtual, você expande as suas possibilidades. Além de permitir que o seu consumidor fiel continue fazendo as compras no PDV, também oferece para ele a possibilidade de adquirir os produtos sem sair de casa. 

Ainda, é capaz de vender para pessoas que não necessariamente costumam comprar na sua loja virtual, mas que, por algum motivo, interessaram-se pelo seu e-commerce. 

E esse motivo pode ser:

  • Algum amigo/conhecido, que já é seu cliente, indicou a sua loja virtual;
  • Encontrou o seu e-commerce no Google, devido à proximidade/geolocalização e/ou em demais buscadores na internet;
  • Foi impactado por algum anúncio referente à sua loja (tanto em canais tradicionais, como encartes, rádio, carro de som e/ou televisão, quanto nos meios digitais), entre outros.

5. Ter o seu próprio aplicativo de e-commerce para supermercado

Outra grande vantagem de criar um e-commerce para supermercado é a possibilidade de desenvolver o seu próprio aplicativo. Isso significa que a plataforma é 100% comandada por você

Diferentemente dos super aplicativos (como Ifood, por exemplo) e/ou das redes sociais, em que você depende de terceiros para que o seu conteúdo seja entregue ao público, ao ter o seu próprio aplicativo é você quem controla tudo isso. 

Assim, é possível deixar o e-commerce com toda a identidade visual da sua marca, fazer promoções segmentadas, ter um canal de comunicação aberta com o seu cliente, e muito mais!

Se você chegou até aqui, provavelmente já compreendeu mais sobre a importância de criar o seu próprio e-commerce, certo? 

E como esse é um assunto que rende muito, se você quer saber ainda mais sobre o assunto, confira também os nossos seguintes artigos: 

Por fim, mas não menos importante, se está em busca de desenvolver o seu próprio e-commerce para supermercado, entre em contato conosco agora mesmo e garanta uma experiência de compras mais completa e satisfatória aos seus clientes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]