Por em 3 de fevereiro de 2022
O que é e-commerce? Guia definitivo sobre o e-commerce em 2022
Você sabe dizer exatamente o que é e-commerce?
Pois bem, o termo nada mais é do que a abreviação de “electronic commerce”, ou seja, comércio eletrônico.
De forma breve, resumida e direta, o e-commerce se refere às transações comerciais feitas por meio da internet, seja via smartphones, tablets ou computadores. Entretanto, mais do que isso, o e-commerce significa, de forma mais específica, as vendas que são feitas por uma única empresa por meio de sua própria plataforma virtual.
Entretanto, como esse é um assunto que rende, que está em alta há anos e que se tornou parte do comportamento de compra dos consumidores do Brasil e do mundo, preparamos um artigo que vai te explicar de forma e didática sobre o que é e-commerce, qual o panorama do e-commerce no país, como criar um e-commerce e como ter sucesso ao apostar nessa poderosa plataforma. Acompanhe!
– Veja também: Novidades no varejo: veja 6 tendências que chegam fortes para 2022
O que é e-commerce?
Conforme falamos logo acima, para entender o que é e-commerce basta ter em mente que ele é uma versão da sua loja no mundo virtual. Entretanto, mais do que ser a sua loja virtual, ele também é um canal para você se conectar com o seu cliente e aproximar o relacionamento com ele.
O e-commerce próprio é uma plataforma ideal para o varejo reforçar a sua identidade visual, oferecer uma boa experiência de navegação e de compras para o consumidor, ter um canal aberto para que o cliente possa tirar suas dúvidas, entre outros.
Além do mais, é uma alternativa para varejos que buscam aumentar a sua visibilidade, alavancar suas vendas, alcançar novos públicos e acompanhar as novas tendências de consumo.
– Confira: Tendências para o varejo: leve seu supermercado até o cliente
E-commerce no Brasil
Muitas mudanças de comportamento foram observadas nos últimos anos. Com elas, tendências de consumo foram alteradas e já é possível afirmar que vieram para ficar e fazer parte da sociedade. Dentre esses novos hábitos, o de fazer compras pela internet é um que ganhou muita força e que deverá continuar assim para 2022 e os próximos anos.
Para se ter uma ideia, de acordo com a 44ª edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre comércio eletrônico do país elaborado pela Ebit | Nielsen, foi constatado que:
De acordo com o líder de e-commerce da Ebit|Nielsen, Marcelo Osanai, o e-commerce passa agora por um período de consolidação após o crescimento expressivo do ano passado. “O consumidor, adaptado à comodidade do comércio eletrônico, compra de forma mais recorrente e busca produtos em diversas categorias”, acrescentou.
O que é e-commerce e o que é marketplace?
É comum que surjam algumas dúvidas quando falamos sobre o que é e-commerce. E uma delas está relacionada com os marketplaces. Afinal, o que é e-commerce e o que é marketplace?
Pois bem: a principal diferença entre eles é que o marketplace é uma plataforma em que a loja virtual não é própria.
Ou seja, ele é um ambiente virtual em que várias empresas podem vender os seus produtos. O marketplace atua como intermediário no processo de cobrança e, em muitos casos, também assume uma parcela da responsabilidade sobre a entrega e a qualidade do produto vendido.
Por vezes, o marketplace é uma alternativa atraente para o varejista.
Afinal, toda a sua estrutura está pronta, basta fazer um cadastro, começar a catalogar os produtos e fazer as vendas. Para compreender melhor, grandes exemplos de marketplaces que fazem sucesso no Brasil são a OLX, o Mercado Livre, o Ifood, a Amazon, a Americanas, a Magalu, entre outros.
Mas se o marketplace traz essas vantagens, porque criar um e-commerce próprio?
Porque apesar de trazer uma estrutura já pronta para ser utilizada pelos empreendedores, o marketplace funciona como um intermediário entre a sua loja e os consumidores. Isso significa que você não tem um contato 100% direto com os seus clientes.
Além disso, o marketplace tem a sua própria identidade visual e tom de conversa. E isso não pode ser alterado.
Por outro lado, ao entender o que é e-commerce e criando a sua própria loja virtual, você controla 100% desse ambiente digital. Assim, você garante que o seu comércio eletrônico tenha a sua cara.
Mais do que isso, ele é inteiramente seu, ou seja, é possível criar campanhas, ações e promoções exclusivas para esse canal.
– Complemente a leitura: Canais de venda digital: qual é o melhor para o seu varejo?
Quais as vantagens de utilizar o e-commerce
Acima já citamos alguns dos motivos pelos quais aderir ao e-commerce pode ser importante para o seu varejo. Entretanto, se você ainda não está convencido de que esse é um dos caminhos para o sucesso, confira as vantagens de apostar nessa plataforma de vendas:
1. Acompanhar as tendências de consumo atuais
O comportamento de compra do consumidor mudou e se tornou multicanal (figital / phygital). Ou seja, envolve os canais físicos (lojas) e os digitais (e-commerce, mobile commerce, sites e aplicativos).
E quando a sua marca está presente em todos esses canais, as chances de você aumentar as suas vendas são muito maiores.
Assim sendo, outro motivo importante para você criar um e-commerce para supermercado é mostrar que você está atento às tendências de consumo do momento.
Tentar negar e/ou não fazer a sua parte para acompanhar a digitalização do varejo é algo que irá fazer com que o seu negócio fique para trás antes do que você imagina.
– Complemente a leitura com: Integração do varejo físico com o digital: qual a importância e como fazer?
2. Aumentar as suas vendas
Se você já entendeu o que é e-commerce, com certeza, compreendeu que ele é um excelente aliado para aumentar as suas vendas. Afinal, com a sua própria loja virtual, você expande as suas possibilidades.
Além de permitir que o seu consumidor fidelizado continue fazendo as compras no PDV, também oferece para ele a possibilidade de adquirir os produtos sem sair de casa.
Ainda, é capaz de vender para pessoas que não necessariamente costumam comprar na sua loja virtual, mas que, por algum motivo, interessaram-se pelo seu e-commerce.
3. Atrair um novo público para a sua marca
Com o e-commerce, será possível atender pessoas que não vão até a sua loja física. Além disso, é uma forma de “roubar” clientes dos seus concorrentes que ainda não aderiram à digitalização do varejo. Nesse sentido, se você não tem o seu próprio e-commerce, é possível que seus concorrentes já estejam “abocanhando” uma parcela do seu público.
– Para conhecer outras vantagens em ter o seu e-commerce próprio, confira: E-commerce para supermercado: 5 motivos para criar o seu
Como criar um e-commerce?
Pois bem, agora que você já sabe o que é e-commerce e quais são as vantagens que essa plataforma oferece para o seu negócio, que tal fazer parte da tendência de digitalização do varejo e criar o seu próprio e-commerce?
Para isso, o ideal é contar com o apoio de uma empresa especializada no assunto, que ofereça, além da criação do e-commerce, todo o suporte necessário para você compreender o comportamento de compra do seu consumidor.
Ou seja, que permita que você conheça de forma assertiva quem é cada um dos seus clientes e, a partir disso, te auxilie a se comunicar com eles de forma personalizada e relevante.
Assim sendo, se está em busca de ter uma ferramenta figital completa e, também, desenvolver o seu próprio e-commerce, entre em contato conosco agora mesmo e garanta uma experiência de compras mais completa e satisfatória aos seus clientes.
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Mais do que saber o que é e-commerce, separamos para você mais alguns artigos relevantes sobre o assunto. Com certeza, eles poderão te ajudar a ficar mais por dentro das novidades:
- 8 dicas para diminuir o abandono de carrinho no seu e-commerce
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Daniela Hendler
Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]