SUMÁRIO


Por em 21 de janeiro de 2022

4 motivos para oferecer cupom de desconto no e-commerce

Com o crescimento das vendas online, cada vez mais os lojistas precisam se reinventar para se destacar da concorrência. Confira 4 motivos para oferecer cupom de desconto em seu e-commerce para atrair, conquistar e fidelizar clientes.⠀

Já não é mais novidade que os anos de 2020 e 2021 trouxeram um crescimento acelerado ao mercado de vendas online, ainda mais para o ramo de produtos alimentícios e de primeira necessidade.

No cenário de isolamento social, lockdown em algumas cidades, bares e restaurantes fechados e as pessoas se alimentando mais em casa, muitos supermercados optaram por ter um e-commerce para conseguir atender melhor os seus clientes.

Para alguns, já existiam planos para ter uma loja online. Entretanto, muitos foram pegos de surpresa. Seja como for, uma coisa é fato: todos aqueles que decidiram vender online só viram vantagens em ter mais um canal de vendas.

– Veja também: Como vender produtos de supermercado pela internet? Veja 8 dicas

O crescimento do e-commerce

De acordo com pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, o faturamento das lojas online tiveram um crescimento de 41% em 2020. Se comparado ao ano anterior, isso representa a maior alta dos últimos 13 anos.

Isso significa que o público adaptou-se rapidamente a essa nova modalidade de compras virtuais. Com isso, coube aos varejistas também buscarem soluções para adaptarem-se a essa realidade de forma rápida, eficiente e prática. 

Ademais, diversos estudos indicam que os consumidores continuarão a realizar compras online, mesmo com a reabertura do comércio. 

Ou seja, os hábitos de compra dos clientes realmente foram alterados com a pandemia e, agora, é preciso compreendê-los com ainda mais maestria. 

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Quando e como oferecer cupom de desconto no e-commerce

Com o crescimento acentuado do comércio online, o varejista precisa buscar novas alternativas para atrair, conquistar e fidelizar clientes

Aliás, é essencial que o consumidor encontre o seu negócio nos meios virtuais e, mais do que isso, tenha uma boa experiência ao comprar por esses canais digitais.

Neste cenário, uma excelente estratégia que ganha destaque é a de oferecer  cupom de desconto no e-commerce. Inclusive, existem inúmeras alternativas para oferecer esses cupons. Abaixo, vamos listar apenas algumas delas:

  • Cupom de desconto exclusivo para clientes inativos, ou seja, que estão há mais de um mês sem comprar na sua loja;
  • Desconto para primeira compra;
  • Frete grátis;
  • Categorias de produtos ou produtos específicos;
  • Cupom de desconto para aniversariantes do mês – além de, é claro, aproveitar para parabenizar o cliente e aproximar o relacionamento com ele;
  • Datas especiais, como Black Friday, Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, Dia do Cliente e várias outras datas que estão presentes no Calendário Promocional de cada ano;
  • Dias específicos (Dia do Hortifrúti, por exemplo);
  • Cupom de desconto em parceria com fornecedores ou parceiros, entre outros.

É importante que, ao criar e disponibilizar cupons, a loja faça uma análise detalhada do motivo e do valor de desconto que o cupom irá oferecer para que não ocorram prejuízos.

Por exemplo: é possível oferecer um cupom de desconto para produtos com maior rentabilidade ou determinar um valor mínimo de compras para o cupom de frete grátis. 

Fazer este tipo de análise permite que a estratégia dos cupons de desconto também aumente o ticket médio e faturamento da loja virtual. Além, é claro, de promover uma melhor experiência para os clientes, ajudando a conquistá-los e a fidelizá-los.

4 motivos para oferecer cupom de desconto em seu e-commerce

1. Aumentar do ticket médio das compras

Quando você oferece um desconto ou frete grátis para compras acima de determinado valor, você instiga seu cliente a comprar mais. Mesmo que ele não precise comprar mais, a chance de ele incluir em seu carrinho mais alguns produtos até atingir o valor determinado para ganhar o benefício do cupom é grande. 

Com isso, você aumenta o seu ticket médio e o número de itens levados pelo consumidor. Ao mesmo tempo, o cliente sente-se feliz e satisfeito em ganhar algo.

– Complemente a leitura com: 3 dicas para estimular o cliente a comprar mais produtos na sua loja

2. Elevar as vendas em períodos de baixa

Todo comércio tem dias com mais e menos vendas. Nos supermercados não é diferente. 

Existem dias em que você irá vender mais produtos de hortifrúti e dias que vende mais bebidas. Ainda, períodos do mês em que se vende mais produtos da cesta básica e períodos com venda de produtos de higiene e limpeza, por exemplo.

Contando com uma plataforma figital completa (como a da Mercafacil, que traz o CBM, a evolução do CRM para o seu varejo), você consegue acompanhar exatamente quando são esses dias e períodos. 

Mais do que isso, sabe quais são os clientes que costumam comprar os produtos desses setores, quando foi a última vez que eles fizeram uma compra – e quando eles provavelmente farão a próxima compra, já que a plataforma traz, dentre as suas funcionalidades, a mar.ia, uma inteligência artificial que analisa os dados do passado e do presente e, com base nessas informações, prevê o futuro do seu varejo.  

Analisando essas informações, você pode selecionar os dias com menor número de vendas e oferecer cupons específicos para as datas. Dessa forma, você cria no cliente um senso de urgência, o que o fará realizar compras para não perder a oportunidade de economizar.

3. Criar uma relação mais próxima e personalizada com seu cliente

Que tal mostrar ao cliente o quanto você se preocupa e acompanha ele? 

Quando falamos em criar uma relação com o cliente, estamos falando de personalizar o atendimento para cada um. Aliás, vamos falar especialmente daquele clientes que já comprou na sua loja – e não daquele que ainda está no processo de conhecer e ainda não adquiriu nada. 

No caso desse consumidor, que já conhece a sua marca, o cupom de desconto pode ser uma forma de personalizar o atendimento e melhorar a experiência de compra dessa pessoa. 

Ademais, como o cliente já realizou outra (ou outras) compra(s) na sua loja, você tem dados para oferecer uma segunda promoção baseada no histórico de compras dessa pessoa .

Para o cliente que em todos os seus pedidos incluiu chocolates, ofereça um cupom para bomboniere. Por outro lado, para o cliente que costuma comprar fraldas, ofereça cupom de desconto de produtos infantis, por exemplo.

– Confira: Como fidelizar o cliente no e-commerce? Veja 7 dicas para seu negócio

4. Incentivar a conclusão da compra

Um dos grandes vilões do e-commerce é o carrinho abandonado. Ou seja, quando o cliente seleciona os produtos e coloca no carrinho. Mas, por algum motivo, desistiu da compra.

Quer reduzir esse índice? Ofereça cupons para que os clientes finalizem as suas compras. Entretanto, informe um prazo de validade determinado.

Mais uma vez o senso de urgência, um dos importantes gatilhos do Neuromarketing, será despertado no cliente.

Essa urgência aumenta as chances de o cliente finalizar a compra, já que ele sabe que pode perder o desconto caso não adquira os produtos.

Pois bem, agora que você já sabe de quatro bons motivos para oferecer cupons de desconto em seu e-commerce, que tal começar a usar esta estratégia? 

Entre em contato com a Mercafacil e conheça a nossa solução figital 360° completa. Com ela, você passa a conhecer de forma precisa o comportamento de compra do seu cliente e, ainda, pode desenvolver o seu próprio e-commerce para vender seus produtos online, de forma prática, segura e eficiente. 

Acesse nosso site e agende uma demonstração diretamente com nossa equipe comercial. 

Esse artigo foi produzido por Chrystiane Lucena da Silveira, Consultora de Pós-vendas na Mercafacil. 

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Daniela Hendler

Jornalista graduada pela PUC-PR. Analista de Marketing com foco em produção de conteúdo estratégico na Mercafacil. Tem alguma sugestão de conteúdo que gostaria de ver por aqui? Envie para [email protected]